quinta-feira, 10 de abril de 2025

Fechamento MAR/2025: R$ 841.422,77 (0,54%)

Este mês cheguei um pouco atrasado na publicação. Mas o importante é marcar presença. Estava digerindo a loucura que está esse mercado. Só consolidei mais ainda o que penso: boa parte dos investimentos, não teremos controle. Pois uma fala de um líder, uma ação de um presidente do BC pode mudar a perspectiva do mercado.

Minha carteira ficou no positivo no mês de março, graças a bolsa Brasileira e a RF. Lá fora a coisa tá feia mesmo. E no próximo fechamento espero que melhore com uma fala de algum grande líder global kkkk

Segue planilha


Uma coisa é fato: quem está no início do processo de acumulação, talvez seja uma boa oportunidade. Como sempre, não sabemos até quando vai estar essa loucura. Na pandemia a recuperação dos mercados foi muito rápida, que nem deu para aproveitar tanto.

Fechamento curto, até mais!


domingo, 2 de março de 2025

Fechamento FEV/2025: 831.925,84 (-2,56%)

 O mercado continua tomando o que entregou há alguns meses atrás. Sigo investindo, porém em renda fixa. É justamente isso que os juros altos provocam nas pessoas, sentimento de aproveitando taxas altas. TD com taxas IPCA + de 7,5, são poucos momentos que encontraremos. Se a economia não se deteriora, acredito que é sim uma boa oportunidade, ainda que seja renda fixa, podendo performar ao longo dos anos melhor que muitos ativos da renda variável.

Vejamos a planilha


 Viagem

Esse mês fiz uma viagem de 700  km com a moto. Levei minha namorada também. Foi muito divertido, tanto para mim quanto para ela. Primeira vez que fazemos uma viagem longa.  Talvez tenha sido boa, pois não tivemos nenhum perrengue. Só tivemos que para por diversas vezes, pois a perna e a bunda doía de ficar sentado. Estávamos fazendo isso de 1 em 1 hora. O tipo da moto não proporciona tanto conforto para ficar muito tempo sentado. Pegamos muito sol e algumas partes com chuva. O problema da chuva, é que ela vem de uma vez só, e que não dá nem tempo de vestir a capa. E no meio da estrada não acha abrigo fácil para parar para vestir. Outra coisa é que a visibilidade diminuiu um pouco. Nos molhamos um pouco, mas logo secou com o calor. 

Andamos numa velocidade de 80, 90 a 100 km/h. Não senti medo em momento nenhum. A estrada estava boa. Fiz ultrapassagens por carretas mais lentas, e dei  passagens para aqueles veículos mais veloz. Sem problemas!

Apreciei mais ainda a natureza. A visão é outra. Literalmente um 180 graus. Aquela paisagem passando pelo seus olhos, muito verde, morros, rios, lagoas. Gosto disso!

Uma curiosidade é que o pessoal de moto interagem nas paradas dos postos. Perguntam de onde vem para onde vai. Pergunta sobre a moto. E assim vai! Quando viajo de carro não vejo isso.

Viajar de moto é um desconforto, confortável! Pretendo fazer mais viagens assim. 


É isso! Até mais


sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

Fechamento JAN/2025: 848.769,89 (2,91%)

Começando o ano bem! Ativos subindo! O dólar deu uma recuada. Mas isso é bom, pois o nosso real valorizou!

O novo presidente dos EUA botando para quebrar em tudo! Acho que a galera não imaginaria que fosse do jeito que está sendo. Deportações, taxações, e muito mais. Tenho a impressão que o mundo mudou e que certas medidas pode ser um tiro no pé. Os países estão se juntando em pequenos blocos e ficando mais eficientes, ou até procurando desenvolver sua indústria, principalmente depois do evento do vírus em 2020.

Uma coisa que tenho observado: a gente reclama muito do Brasil, mas viaje para qualquer pais aqui na América latina para ver como as coisas são caras. Melhor dizendo, alimentação. Até pouco tempo era vantagem viajar par Argentina, agora, nem pensar! Fui pesquisar para saber onde o nosso real ganharia maior poder de compra, e vi que só lá na Asia. 

Então, por mais que tenhamos problemas, acho que o custo de vida aqui no Brasil é mais barato que muitos países. Esse pessoal que vem turistar por aqui se dão muito bem. Fico imaginando um Norte Americano que junte qualquer 4 mil dólares para vim passar uma semana. Terá vida de Rei. 

Mas assisto e vejo muitos relatos que os imigrantes lá nos EUA trabalham pesado para ganharem uma grana. Entretanto, outros criticam o custo de vida elevado. 

Vamos à tabela do AdP


Depois dessa taxa selic alta ue está em 13,25%, só tá me dando vontade em aportar na RF, pois o dólar alto, bolsa americana nas máximas.

Como se diz, o Brasil é o país dos juros. A bolsa vem há 5 anos lateralizando. É dose!

Feedback dos Intercomunicadores

Uma das melhores aquisições que fiz para moto! O ser humano é sociável e a grande maioria gosta de se comunicar. Agora imagina viajar em grupo de motos e somente poder socializar nas paradas? Era assim antes dos intercomunicadores. 

Quem for comprar tem que observar algumas características: alguns deles pareia com 5 aparelhos, porém não é ao mesmo tempo. Aperta-se os botões para chamar um determinado intercomunicador e conversar. Caso queira conversar com o outro, perde-se a comunicação com o atual para chamar o outro.

Mas existem aparelhos que fazem uma conferência mesmo. Todo mundo em uma ligação só. Tem marcas que se comunicam também. Necessariamente não precisa ser da mesma marca para se comunicar. Alguns modelos são compatíveis. 

Tenho ido para o trabalho escutando podcast! Assim aproveito meu tempo para aprender um pouco. Mas não deixo muito alto, pois tenho que ficar atento ao trânsito.

Até a próxima galera. Fui!



quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Fechamento DEZ/2024: 819.746,36 (-1,68%)


Fechamento do mês o mercado tomando parte de volta o que me deu. Ainda bem que foi parte. Faz parte do jogo.

Que dólar é esse? Pena que meus investimentos no exterior não são tão expressivos. Mas acho que ninguém comemoraria a alta do dólar, exceto exportadores. Tudo vai aumentar como consequência.


Lazer

Fiz uma viagem com minha namorada . Fomos de moto. Em um dia rodei 300km, pois além de chegar no destino, ainda fomos para outro ponto distante. Mas fomos parando. É um pouco cansativa, mas se quiser conforto, é melhor nem sair de casa kkkk. Apesar do cansaço, gostei. 

Foi uma viagem de uma pernoite na casa de um parente. Nada demais! 

Uma dificuldade que tivemos foi a comunicação. É um negócio estranho ficar duas pessoas na moto sem poder se comunicar. Ou só se comunicar quando para em um posto. 

Essa viagem foi crucial para minha decisão em comprar um intercomunicador.



Através dele, o piloto conversa com o garupa, ou com outro piloto, bastando parear antes de iniciar a viagem. A conexão é via bluetooth, e a depender do aparelho, conecta ao mesmo tempo com vários aparelhos, fazendo uma conferência. O alcance, segundo as especificações é de aproximadamente 1km. Mais que o suficiente para viagem em grupos.
O intercomunicador pareia também com o celular, podendo assim ouvir músicas, podcast e fazer/atender ligações. 

Fechamento curto! Não sou de fazer retrospectiva. Para mim, é mais um fechamento de mês.

Até mais!