quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Fechamento AGO/2020: R$ 344.865,62 (-1,56%)

Nesse mês fiz o aporte todo em um CDB de liquidez diária, com a estratégia de reforçar minha reserva de emergência. 

Tenho ações em um bancão, e por isso não estou performando melhor, mas ainda sim estou satisfeito. Espero que os bancos, daqui a alguns semestres, revertam essa situação. As provisões para devedores duvidosos foram bem conservadoras nos setor bancário. Essas provisões reduzem os lucros. Caso não se concretize os calotes, e os empréstimos sejam honrados com os bancos, os valores voltarão aumentando os lucros.

Porém outra coisa que não podemos deixar de observar que pode impactar na rentabilidade dos bancões,  é que estão entrando outros "players" no setor. O que tem de banco digital agora, não é brincadeira! Mas serviços bancários é como se fosse uma commoditie, ainda mais com o novo sistema de pagamento, o pix, que vai baratear, e em aluns casos reduzir a zero, as transferência entre bancos. Hoje os bancões já estão digitais. Ai pegunto, o que levará o cliente escolher um banco? Crédito, baixas taxas de juros, e os que tem agencia física passam a ser um diferencial, porque existe uma parcela da população que não tem internet, seja por questão cultural ou financeira.

Por falar em bancos, solicitei um cartão de crédito que pontua em um programa de relacionamento.

O cartão que solicitei tem anuidade, mas vou buscar a isenção através de consumo mensal ou lingado para central pedindo dispensa do pagamento. Já tenho outro cartão sem anuidade, porém não pontua. Geralmente os cartões sem anuidade, não pontuam, ou tem um programa de cash back que não é tão vantajoso.

A ideia é com o dinheiro já  na conta corrente, ir passando tudo no crédito para depois pagar a fatura com o cartão. Para se ter ideia, tem alguns aplicativos que dá para pagar até conta de água e luz (tem um limite mensal de pagamento de boletos), para depois lançar no cartão. Vou anotar tudo que passar no crédito, para ter o controle de quanto já gastei  e de quanto tenho disponível na conta corrente. Não gosto de parcelar minhas compras. Parei completamente de fazer isso! Procuro sempre juntar para depois comprar.



Os cartões em média pontuam 1,4 por dólar gasto. Quanto maior o nível do cartão, maior essa pontuação. Quando acumular uma determinada quantia, é só converter em mercadorias ou passagens aéreas. Tem muita gente viajando por aí com as milhas acumuladas.

Agora nem sempre será vantagem passar no crédito, pois existem estabelecimentos que concedem  bons descontos caso pague no débito.

É aquela coisa, juros são bons? Depende! É bom para o credor, já para o devedor não. Cartão de crédito é bom? Depende! Para quem já está com as finanças controladas, sim.

Tem gente ganhando dinheiro com milhas aéreas ou viajando a um custo bem mais barato. Dei uma pesquisada para saber como funciona. 

As milhas são convertidas em passagens aéreas e os pontos em mercadorias ou transferidos para os programas de milhagem. Você ganha milhas ou pontos:

👉Participando do programa de fidelidade

As companhias aéreas tem um programa de fidelidade que ao viajar ganha milhas ou você pode comprar no próprio programa de fidelidade. 

👉Pontos dos Cartões de créditos

Os bancos têm parceria com os programas de pontos, que a cada dólar gasto no cartão de crédito pontua de acordo com o nível do seu cartão.

👉Programas de pontuação

Nas compras em sites parceiro do programa, os valores são convertidos em pontos. As vezes, a cada 1 real gasto valem 2x 3x 4x mais pontos no programa.

Surgem promoções para compra de pontos mais baratos, como eles geralmente tem validade de 2 anos, é só ir acumulando, e esperar esses momentos de oportunidades.

Nas transferências de pontos para os programas de milhagens, existem promoções que chegam a dobrar os pontos transferidos. Por exemplo: Transferência com Bônus de 100%, onde você transfere 12.000 pontos e recebe mais 12.000 na transferência.

Mas como ganhar dinheiro com milhas?

Com as milhas, você pode ou transferir para alguém (o que não é recomendável, pois paga-se uma taxa) ou emite o bilhete para outra pessoa através da sua conta mesmo. Geralmente os preços praticados em reais pelas companhias aéreas são superiores aos das milhas. Como você sabe quanto lhe custou as milhas adquiridas é só precificar a passagem que você pretende vender, de maneira que seja vantajoso tanto para você quanto para quem vai lhe pagar pelas passagens. Tem gente que avisa as pessoas próximas, ou cria canais de vendas para anunciar que está vendendo passagens. Tem opção também de fechar com empresas que intermedia essas operações. Com estas, as suas milhas são um pouco desvalorizadas.

Muitos chamam isso de trade de milhas!

Então, resumindo é procurar pontuar aproveitando principalmente as oportunidades de compra de pontos/milhas e as transferências com bônus.

A novinha do Tinder

Volta e meia comenta nos meus stories que posto, e uma vez ou outra me chama para caminhar. As vezes eu vou para ver se rola alguma coisa, mas quando vou dar a investida , ela se sai. Ela só quer atenção! A mente do homem funciona completamente diferente. Aonde que um homem vai chamar uma figura só para sair por sair? Não sei porque ainda perco meu tempo. Na verdade sei, a zorra da beleza dela. Se fosse mulher feia, o cara já tinha desistido. Mas não estou mais investindo. Ela que incia as interações. 

Por hora é isso galera!

Bons investimentos


9 comentários:

  1. Caramba mano, como assim? Tem muito cartão sem anuidade que pontua bem, cartão do banco inter ou nubank, eu fiz um post do nubank mostrando como "lucrei" com o programa reward deles e outras coisas. Eu não gosto desses que converte pra mercadorias ou passagem aereas pq vc fica preso a "comprar" mercadorias muito infladas ou a merce de promoções das passagens.

    Sobre Trader de milhas, já fui um, lucrei muito, vendi mais de 2 milhões de milhas pela maxmilha, época muito boa. Sai pq vi que o mercado estava fechando o cerco pras vendas alheia e foi isso que aconteceu, um dia devo postar sobre isso.

    Eu tenho milhas sobrando até hoje na smile de tanto que tinha, além de lucrar com o trade em si ainda acumulei muito ponto no cartão, eu gastava mais de 10k por mes comprando milhas e ai viravam 10k pontos no nubank e por assim vai, vc pretende entrar no mercado? Qlqr coisa só fala que tenho algumas dicas e planilhas da época que eu investia nisso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TR,
      O cartão do inter tem o programa de cashback que varia de acordo com a categoria. As categorias gold, platinum e black, pagam 0,25%, 0,5% e 1% respectivamente. Para quem não paga anuidade já vale apena.

      O cartão do Nubank, para participar do programa de reward você tem que pagar anuidade.

      Um cartão de crédito que cobra anuidade ele pontua mais, e você ainda pode conseguir a isenção por um bom relacionamento com o banco.

      Se a pessoa, por exemplo, já tem uma despesa mensal alta, pode passar tudo para o cartão, que assim ganha isenção da anuidade e ainda pontua. Sem contar, claro, as outras vantagens que os cartões com anuidades tem. A ideia é ter um cartão desses e não pagar anuidade.

      Quanto aos programas que convertem em mercadorias, na verdade eles convertem tanto em mercadorias quanto em pontos em programas de milhagens. As vezes tem promoções para transferir os pontos em dobro para a Smilles, por exemplo.

      Dei uma leve olhada. Se não quiser fazer trade de milhas, pelo menos da para utilizar estratégias para acumular pontos e na hora da viagem as passagens saírem de graça.

      Você já é fera nessa de milhas. Só sua fatura de 10k por mês aí já conseguiria um cartão de alta renda com isenção.

      Seria bom você fazer esse relato da sua experiências com as milhas.

      abç

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Fala CP, uma dúvida, quanto precisa gastar no cartão inter pra ter o máximo de cash back (1%)?

      Sempre faço as contas, no caso minhas compras básicas no cartão cobrem os custos da anuidade do nubank e saio no lucro, masssss caso o inter seja mais interessante não tem porque não mudar né xD

      Sobre as milhas, já pensei em escrever sobre, mas acabei desanimando, acho que me reanimei e vou fazer um rascunho hoje pra não esquecer. Sobre os 10k que eu gastava, o verbo é esse mesmo, gastava, quando sair da compra de milhas parei de gastar isso tudo e voltei aos gastos corriqueiros da minha vida.

      Sobre viajar de graça, eu não consigo ver assim, sempre tem um custo (nem que seja mental), eu prefiro olhar como investimento e manter a minha viagem como um custo normal (até porque gosto de ter a mentalidade que estou gastando com isso), porque as vezes colocar que está saindo de graça pode acabar te aplicando um "mind trick" e se enganando de leve hehehe, sei que é besteira mas penso assim.

      Abçs

      Excluir
    4. TR
      Cashback de 1% precisa ter o cartão black do inter. E para conseguir o cartão black precisa ter investidos no mínimo R$ 250.000,00 em CDBs ou outros ativos do banco inter.

      Existem muitos cartões que isentam anuidades por consumo mensal alto.

      Quanto a viagem, entendi! E nesse caso tem até o custo de oportunidade. Se comprar uma passagem, vai deixa de vender as milhas. Mas eu curto muito viajar! Quando viajo, sinto que aquilo só foi possível, boa parte, por causa dos meus esforços. É uma recompensa!
      flw

      Excluir
    5. Putz, em CDBs fode, não tenho nem essa quantia e se eu tivesse estaria tudo em ação rsrs.

      Ahh, entendi, sim, eu curto muito tb, tanto que é o meu "objetivo" principal de vida, mas por exemplo, eu tenho uns 200k de milhas na Smile que sobrou, frequentemente eu viajo de SP pra BH. Direto e reto tem passagens que vale a pena na milha e outra que vale a pena no dinheiro. Quando está abaixo de 4k de milha compro por ela, quando tá abaixo de 100 reais compro pela grana, mas em ambas as compras eu não encaro como "de graça", eu lanço na minha planilha de gastos o gasto daquela compra.

      Na época que eu vendia o milhar da smile era por volta de 20 reais, 22 as vezes, então essa passagem de milha de 4k vale 80 reais + taxas portuárias, aí lanço como se eu tivesse pago em reais, pq gosto de deixar minha planilha de gasto um retrato real da vida entende?

      MAs é isso, o melhor método é aquele que melhor se aplica a você. Espero que esteja indo bem o mercado de milha, imagino que deu uma esfriada muito forte com o covid, vi até a maxmilha mandando email falando das vendas fechadas ou algo assim.

      Excluir
  2. Grande, CEP! Reserva de emergência nunca é demais hein, e sobre a novinha, por mais que a beleza chame bastante a atenção, eu sempre fui do ponto de vista de falar na lata o que queres e pretensões, mas isso vai de caso para caso, vai com tudo ai e nos conte o desfecho dessa história... o bom que caminhando o treino do dia já está garantido e de quebra ganha uma boa companhia não é haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opha One
      A reserva de emergência nos deixa mais seguros nas quedas. Sem contar que pode aparecer alguma oportunidade.
      Sobre a novinha, nem ligo mais. Já tem umas 2 semanas que não conversamos mais. O cara perde tempo e dinheiro. Inclusive conheci outra figura que em duas semanas já saímos do 0x0.
      Abçs

      Excluir
    2. TEMPO É PRECIOSO DEMAIS, e se essa já saiu do 0x0, bora pra jogo! Abraços

      Excluir