terça-feira, 6 de abril de 2021

Fechamento MAR/2021: R$ 404.919,06 (2,39%)

 Ufhaaa que esse mês minha carteira deu uma recuperada! Não estou nem acompanhando direito as notícias sobre a economia. Sei que não estão lá essas coisa. Mas também se ficar consumindo tudo quanto é informação, posso tomar decisões precipitadas. Talvez aproveite esses momentos para mandar mais dinheiro para o exterior, apesar do dólar estar alto no curto prazo. 



 Meus próximos aportes vão ser um pouco minguado, pois coloquei meu carro para fazer uma manutenção pesada. Mandei fazer o motor. Já estava com 320k rodados, falhando e baixando óleo. Ele tem GNV, e não queria me desfazer dele por agora, pois a gasolina tá um pouco alta. Aproveitei essas despesas para jogar no cartão de crédito para ganhar pontos e tentar aumentar meu limite de crédito. Não que eu tenha limite baixo, mas gostaria de aumentar, pois mais para frente posso trocar de carro e ao invés de pegar empréstimo, poderia dar uma entrada e o restante passar no cartão e ainda pontuar.

As vezes bate a vontade de comprar um carro bacana, mas fico imaginando que meus aportes irão diminuir. O chato de pegar o hábito de poupar é isso! Vou poupar separadamente para ter essas conquistas/prêmios materiais. Volta e meia precisamos nos premiar, para a caminhada a IF não ficar chata. E é bem gostoso obter algo que lhe traz conforto, sabendo que não está comprometendo sua vida financeira, e que coisas melhores virão (assim esperamos).  Se bem que já faço isso, pois volta e meio eu viajo. Mas antes do carro bacana, tenho vontade de ter uma moto 4 cilindros. O problema é que o custo de vida vai aumentando, quando vai ver, fica difícil até de retornar ao padrão anterior. Meu plano seria ficar com meu carro atual e a moto, mas a moto só ficaria 1 ano, só para dar uma curtida. 

Negócios
Os produtos que comprei ainda não vendi. Realmente tem que ter estratégia para vender. Não basta criar um anúncio e esperar. O pessoal cria contas comerciais no Insta e no Face. Com os poucos produtos que tenho, já dá para ter uma noção do trabalho que é vender algo. Os clientes fazem muitas perguntas, onde a resposta já está no próprio anúncio. Isso desgasta o vendedor, pois ele tem que responder para mostrar o interesse em vender. Assim posto, no atual momento, não tenho essa pretensão de vender produtos. A não ser que ache algo essencial, onde a procura seja grande e com pouca concorrência.

Um papo que tive com a namorada de um parente meu, fez abrir a minha mente para outro negócio. Ela é dona de uma clínica médica. Detalhe, ela não é médica, mas enfermeira. 


A sacada dela foi boa, pois a clínica fica em uma cidade onde é passagem de médicos que saem da capital e vão prestar serviços em uma  outra cidade maior do interior. Como é caminho, passa lá e presta serviço também. Acho que qualquer negócio, você tem que ter um conhecimento mínimo, e ela sendo enfermeira, além de ter esse conhecimento mínimo, tem contatos com médicos para fazer essa prestação de serviço na clínica dela.  Fico imaginando o custo de implantação que ela deve ter tido. Uma clínica de consultas deve ter no mínimo umas salas/consultórios para atendimento e uma sala de espera. Ai vem a parte do pessoal: contratar atendentes e o pessoal da limpeza. Quanto aos médicos não há relação trabalhista, pois o que há é um contrato de prestação de serviço, inclusive a maioria deles possuem um CNPJ como forma de prestar serviços nos diversos estabelecimentos. Acho que o básico seria isso. Mas se quiser ir mais um pouco, pode colocar alguns aparelhos para diagnósticos. Porém isso encarece. Um diferencial da clinica dela é que é a única na cidade que atende por um plano de saúde. 

Esse tipo de negócio é interessante para ambos, pois um médico pode tirar um bom dinheiro atendendo em várias clinicas no interior sem precisar correr risco do investimento, e o dono da clínica tem mais proximidade com a realidade da cidade, podendo identificar as necessidades da população de forma mais eficiente.  Se bem que boa parte da receita deve ir para pagamento dos médicos, mas, ainda sim, deve valer a pena gerir esse negócio. Ah.. Pelo menos o empreendimento dela está dando tão certo que ela troca de carro todo ano.

Valeu galera! Até mais!



14 comentários:

  1. Olá, CeP.

    Parabéns pela marca dos 400k.
    Carro dá muito custo. Ainda bem que eu não tenho e não preciso.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CI,
      Valeu!
      Vai fazer uns 20 dias que meu carro está na oficina. Eu me vejo doido aqui sem transporte. Para pegar mulher então, onde moro não dá. Talvez se eu morasse em uma grande cidade, poderia me adaptar. Mas realmente um carro é uma despesa enorme. Por isso fico postergando a compra de outro. O meu é de 2009.
      abç

      Excluir
  2. Caminhando
    Antes de atuar no MF, trabalhei no setor comercial. O interessante é que ocorre exatamente isso que você comentou, muitas vezes o pessoal questiona informações que estão contidas no anúncio. Vai entender.

    Adicionei seu blog à minha lisa de blogs, dá uma conferida.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Parece mania. Teve um que me fez uma pergunta que não lembro, mas como eu já estava sem paciência acabei não dando atenção. Posso até ter perdido essa venda!

      Vou dar uma olhada no seu.

      Valeu!

      Excluir
  3. Grande CeP!

    Cara que insight legal sobre sua amiga na clinica, valeu compartilhar, sou fânzasso de empreendedores nesse Brasil tão burocrático, quem realmente faz a coisa acontecer merece - e muito - nosso respeito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. One
      Verdade! Tem como ganhar grana em muitas coisas. O empreendedor consegue detectar essas oportunidades. Mas tem que ter visão, coragem e talvez a competência. Competência, você pode se juntar com alguém que saiba da parte técnica. Mas a visão e a coragem, acho que todo empreendedor deve ter.
      abç

      Excluir
  4. Caminhando, parabéns pelo aumento de patrimônio.
    Sobre o ramo de clínicas, imagino que a parte de certificações e impostos, para trabalhar dentro da lei, deve ser complicado e caro de manter. Mas se tiver um pública com uma renda maior (empresários e funcionários públicos), pode ser interessante atender aos planos de saúde. Pois a tendência no longo prazo é a as pessoas procurarem cada vez mais os serviços de saúde.


    Sucesso,

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João,
      Você tocou em uma parte que até esqueci de comentar. A dona da clínica, realmente sofreu para conseguir a documentação. Mas foi mais por questão de ego dos envolvidos, pois estamos falando de município pequeno.

      Abç

      Excluir
  5. CeP, seus 0,5M estão a espreita já hein!

    Quanto à carro, cara, eu tenho muita vontade de pegar um carro, mas no meu caso que já não tenho um poder de aporte muito bom ia ser um atraso enorme. Aí já me conformei com isso, pelo menos por ora.

    Abraço!
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ET,
      Verdade! Vindo com consistência, tá bom demais.
      Pois é! Que queira quer não, o carro dá uma maior liberdade para quem é solteiro e tá na pegação. No início dos aportes, não é bom dar prioridade a carro. Aproveite o dinheiro que sobra para aportar. Esse dinheiro de hj vai render muito lá na frente.
      abç

      Excluir
  6. Fala caro CP, tudo bom?

    Cara, se vc quer muito ter esse carro eu faria uma forma de "medir" essa querencia, se é algo que não é por impulso, que vai ter deixar feliz e satisfeito eu compraria ou pelo menos ia montando uma reservinha pra dar de entrada daqui 6 meses ou 1 ano, poupar é bom, mas viver o agora tb é rsrs

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade TR!
      Por isso vou fazer uma conta a parte para não ver meu fechamento mensal cair por saque ao invés de aporte.
      abç

      Excluir