domingo, 1 de maio de 2022

Fechamento ABR/2022: R$ 445.026,04 (-6,51%)

 Como era de esperar, meu patrimônio sofreu uma queda. Na verdade esperava a queda apenas por um motivo: o resgate de um CDB que venceu em abril. O CDB tem IR, e eu contabilizo pelo valor bruto. Logo, no vencimento tem o desconto do IR. Mas esse mês tivemos também o rally na bolsa. Tive ações que até bombaram, mas no final do mês houve uma queda.



Vou pegar R$ 50.000,00 do CDB que recebi para interar a compra do carro, e o restante vou reaplicar em outro CDB. Fiquei na dúvida se colocaria em TD para tentar fazer marcação a mercado (os títulos do tesouro variam seus preços no decorrer do tempo até o vencimento, e dá para fazer um swing trade), mas o chato é pagar aquela taxa da B3 semestralmente.

Vi que os títulos privados pagam mais que o Tesouro Direto em virtude do risco. Tem a questão do risco do banco emissor não honrar com o compromisso em virtude de falência. Mas aí tem o FGC. Então essa preocupação é para quem vai investir um valor que somado com a rentabilidade no dia do vencimento supere R$ 250.000,00 por entidade, ou seja, por banco. Tem outra limitação do FGC que a garantia cobre até 1 milhão por CPF. Nesse último caso, a garantia entraria em uma situação de quebradeira justamente dos bancos que você adquiriu os CDBs, no limite citado anteriormente por CPF. Ou seja, se no conjunto de bancos que investiu, todos falirem e a soma dos investimentos e rentabilidades for de mais de 1 milhão, o investidor recebera do FGC apenas 1 milhão.

A questão da marcação a mercado é que ganharia com os títulos pré-fixados e os IPCA + caso os juros voltassem a cair. Como não sou muito fã de títulos pré, ficaria com os IPCA +. 


Escolha do carro

Já sei qual carro quero, e não vou fazer suspense nenhum, pois não tenho receio que me descubram, pois não estou fazendo nada de errado por aqui. Aliás, se tem algum conhecido meu por aqui, parabéns para ele, porque é sinal que curte essa onda de independência financeira.

O carro em questão seria o Cruze Sport LTZ de 2017 em diante! Está na faixa de R$ 90.000,00. Tenho 36k que venho juntando, motivo que não estava aportando, mais os 50k que retirarei do CDB que recebi agora em abril. Soma 86k. O que faltar vou fazer um pequeno empréstimo para pagar todo no final de maio, porque vou receber um dinheiro das vendas de milhas que fiz. Tudo isso, claro, se encontrar o carro do jeito que quero e fechar negócio. Caso não feche negócio, vou juntando até achar.

Cheguei a fazer um test drive. Que delícia de carro! Motor 1.4 turbo com 153cv, interior claro e muitas outra coisas. Eu que venho de um carro popular 1.0 no GNV, pularei e muito de categoria. Ele é assim:



No dia que fui fazer o test drive já fui preparado para fechar negócio, pois já tinha pesquisado a média de preço e realmente estava com preço bacana, mas que eu poderia pedir mais um desconto. Cheguei na concessionária de seminovos, fui apresentado a um vendedor e uma garota que parecia ser assistente, ou era uma vendedora novo. Ela que me levou no pátio para ver o carro. Olhei todos os detalhes do carro. Onde tinha arranhões e amassados. Tinha pouca coisa. Mas segundo ela, a empresa entregaria o carro sem esses detalhes, ou seja, iriam pintar. Carro bem conservado!

Pedi para dar uma volta, prontamente ela falou com o vendedor e ele me acompanhou. Durante o test drive e após vários papos, falei que tinha gostado do carro e que só fecharia se me dessem um desconto. O vendedor disse que o preço era aquele mesmo, os 90k, mas que talvez poderia ver um desconto.

Até aí tudo bem! Queria só ver o desconto que iriam propor. Chegando do test drive fiquei um tempão aguardando na mesa e ele mexendo no sistema. Parece que deu algum problema no cadastro do carro. Chamou a gerente comercial, e ela demorou um pouco de nos atender, pois realmente a sala estava cheia, muita gente comprando carro. Quando ela chegou, eu falei que meu tempo já tinha estourado, pois tinha compromisso, e realmente tinha que sair. Ela comenta que o preço do carro era aquele mesmo e que não tinha como me dar desconto. Deixei meu número com eles, mas não sei se vão ligar para me fazer outra proposta. Ou seja, ao meu ver, só não fechamos negócio ali, porque não houve uma negociação do preço. E que as coisas estavam concentrada nessa gerente. Não sei se foi eu que dei mole ao demonstrar interesse no carro, e aí não quiseram dar desconto nenhum, ou se foi por causa do dia corrido mesmo na concessionária.

Mais adiante vou entrar em contato com a concessionária, e também vou procurando outras oportunidades na olx. O problema na olx são os golpes. A concessionária ia me dar o carro revisado e com garantia de 1 ano.


Social

Inacreditavelmente a crente está dando em cima de mim. Volta e meia ela manda mensagem com conversas aleatórias, e na última falou para eu pedir um "vale" para minha namorada deixar a gente pedalar juntos. Essa e uma das traduções do instinto do ser humano querer aquilo que não pode ter mais, e da competição também. Não tenho interesse mais na crente! Mas não quero ser grosso. Acabo desconversando.

Quanto a minha namorada, a Índia, nada de novo. Só encontros prazerosos!


Saúde

Venho treinando em um ritmo bom, pegando pesado! Parece que está fazendo efeito, pois o pessoal que conheço já comenta que estou grande, quando me ver. O que não consigo é tirar a barriga. Na verdade nem tento, pois a restrição alimentar é tão grande. Ainda não cheguei nessa disciplina. Estou daquele físico grande e inchado mesmo. Por exemplo, não fico legal nas fotos sem camisa. Minha barriga não é grande, tem uma camada de gordura, tipo um tecido grosso, que não sai nem a pau. kkk


Até mais galera!


10 comentários:

  1. Fala CP. Redpilado aqui.
    A boa notícia no mundo dos investimentos é que a RF está mais atrativa, por outro lado há a instabilidade mundial e instabilidade política brasileira.
    O que podemos fazer é continuarmos no caminho da IF até porque o cenário que se apresenta para o futuro não parece muito animador.
    Com relação ao carro, dê preferência a lojas de carros ou concessionárias com boa reputação, comprar diretamente de terceiros pode dar muita dor de cabeça, mas faça como vem fazendo, preste atenção a todos os detalhes.
    Com relação a crente é como já comentei aqui, quando as mulheres querem algo, elas geralmente dão sinais.
    Por outro lado isso mostra com é difícil confiar nos outros e como é difícil ter um bom relacionamento.
    A crente dando mole mesmo sabendo que você tem namorada... Aí tem cara que vai namorar no futuro essa crente achando que se deu bem... Mundos dos relacionamentos é um campo minado e as vezes de onde menos você espera é que vem a bomba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Redipilado
      Não vou mentir que estou tendo sorte com a RF, pois as altas taxas da RF estão coincidindo com os vencimentos dos meus títulos. Já apliquei em outro CDB. E temos que surfar nessa oportunidades. Claro que o retorno em RV quando aplicado em boas ações é maior, mas a RF é o porte seguro.

      Geralmente carros de lojas o preços são um pouco maior. Mas até entendo, pois tem a questão da garantia e eles emitem nota, pagam imposto. Por outro lado, em tese, o comprador tem maior segurança na negociação e até no pós compra, caso ocorra algum problema com o carro.

      Sim! Elas dão sinais. Umas mais que as outras. E normalmente as que dão sinais muitos escancarados tem o VSM um pouco baixo. Na verdade não confio. As mulheres são procuradas a todo momento. E é fácil vir um cara melhor que vc e chamar a atenção dela. Aí ativa a hipergamia na hora.

      Sou bem pé no chão quanto a relacionamentos. Estou ciente dos riscos que estou correndo.

      Abraço!

      Excluir
  2. Estou fortemente pensando em voltar a aportar no tesouro IPCA+

    ResponderExcluir
  3. Fala, C&P

    Pedalar é um eufemismo??? rs

    Carro é muito complicado mesmo. Ano passado qd comprei minha moto, tinha motos usadas de 5 anos apenas 1 mil reais abaixo do preço da zero: eu mostrei o site da zero pro vendedor que tbm não baixou o preço... ou tem falha de comunicação bizarra, ou tem gente comprando caro mesmo e por isso não vale a pena vender pra quem tentar baixar o preço.

    Abs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neto
      O crédito barato durante a pandemia fez com que muitos financiassem os carros. Agora as coisas parecem que vão começar a mudar. Só que estamos no início.Não estou dizendo que os preços dos carros vão baixar, mas provavelmente as vendas vão ter uma queda.

      O efeito das elevações dos juros tem um atraso. Então o mercado ainda não sentiu os 12,75% da taxa selic. Quando as vendas caírem, os vendedores vão começar a fazer mais questão de fechar negócio. Não precisa baixar muito, acho que qualquer desconto pequeno, só para deixar a sensação ao cliente que eles querem vender o carro.

      Abraço!

      Excluir
    2. Sim! Nesse "pedalar" ela quer muita coisa. kkk

      Excluir
  4. Caminhado e Poupando,

    Não gosto muito de Chevrolet, mas confesso que o Cruze é bem massa. Dizem que é meio beberrão.

    Essa crente aí tá querendo pecar. É bem audaciosa falando para você pedir um "vale".

    O cara quando tá musculoso é isso aí mesmo, a mulherada começa a cair encima.

    Essa taxa da B3 no TD é um saco, esqueço toda vez.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PI
      Até então só tive carro da Ford.
      Vi vídeos sobre o cruze, e a versão que ele é beberrão é anterior a 2017. Os modelos de 2017 em diante, com motor turbo, estão mais econômicos. Tem vários relatos no YouTube que ele faz na estrada 15km/l. Lembrando que estamos falando de um carro com 1.4 e 153 cv.

      A crente agora deseja aquilo que não pode ter.

      Não chego a estar musculoso. Quem dera! Mas cresci legal. Estou inchado. Mas pode estar chamando a atenção. Com roupa parece que sou musculoso. kkkkk

      É chato essa taxa. Já separa outros impostos durante o ano, ai tendo mais essa, fico na mente que é uma despensa. Sabemos que faz parte do investimento. Se pudesse ser descontada da rentabilidade seria melhor.

      Abraço!

      Excluir
  5. CP, eu tenho sentido bastante a falta que faz não ter um carro. Mas simplesmente não tenho coragem de comprometer tanto do meu poder de aporte (que já é baixo) pra manter um filho de quatro rodas todos os meses. Seria legal depois você fazer um relato dos gastos pra manter o carro.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engenheiro,
      Pensei tanto antes de tomar essa decisão. Imagino como vc deve sentir. E Estou querendo ficar com esse carro por pouco tempo, talvez 1 a 2 anos, e depois pegar um bem mais simples. Quero só sentir o gosto de ter um carro bacana e fazer alguns experimentos sociais.

      Atualmente pelos meus cálculos, não irá comprometer tanto meus aportes, porque não vou financiar.

      Nesse post: https://caminhandoepoupando.blogspot.com/2022/04/fechamento-mar2022-r-47601797-526.html tem uma parte que estimo as despesas dos carros de acordo com a faixa de preço. Mas a realidade pode ser outra. Como alguma peça quebrar, né? Mas posso colocar um quadro de despesas desse meu futuro "filho".

      Mas acho que, no geral, se algo for comprometer muito os aportes, não compensaria.

      Abraços!

      Excluir