segunda-feira, 1 de maio de 2023

Fechamento ABR/2023: R$ 508.966,52 (2,68%)

Esse mês foi lindo demais. Nem esperava isso tudo! No final do mês a bolsa deu um gás legal. Esse mês dei uma boa aportada no exterior, cheguei até a pegar dólar abaixo de 5. Espero que essa seja nossa nova realidade, dólar abaixo de 5.

Fiz um reinvestimento de uns dividendos na bolsa do Brasil. Impressionante como minha mente já trabalha diferente quando o ativo é brasileiro. Minha mente teve um receio em reinvestir aqui. Nos ETFs, estou investindo sem medo nenhum.

Embora a bolsa lá fora tenha dado uma subida, o câmbio dólar deu uma desvalorizada, por outro lado, nossa moeda ficou um pouco mais forte. Então é comemorar também.


Finalmente atingir umas da metas. A de meio milhão. Meu segundo marco de muitos, assim espero. Meus marcos são: cem mil (batido), meio milhão (batido), um milhão, e depois de milhão em milhão. E como meta par IF, os 2M.  Como presente, estou me dando uma viagem que já tinha até comprado com milhas. Não tem coisa melhor do que viajar sem fazer dívida, já tudo quitado. Vou viajar para Foz do Iguaçu, visitar as famosas cataratas e dar aquele velho pulo no mercado do Paraguai. Quero ver se tem coisas baratas mesmo. Pena que a cota com isenção por via terrestre é de apenas U$ 500,00. Mas dá para comprar algumas coisa uteis com essa cota sim. Para quem curte IPhone, não é meu caso, ficaria de mãos atadas, pois a maioria dos modelos ultrapassam esse valor.

Mas me pergunto, por que será que no Paraguai as coisas em dólar são mais baratas? Talvez lá não tenha indústria nacional e por isso não fazem protecionismo com os impostos. Já aqui no Brasil, tem muito protecionismo através de impostos, porém necessita de investimentos para desenvolvimento da indústria nacional, pois não adianta apenas desestimular a importação.

Imóveis para alugar vale a pena?

Cheguei uma época acompanhar uns canais de pessoas que constroem e vivem da renda de kitnet. Mas pensando bem, é um trabalho danado, viu? Por isso seu retorno é um pouco maior que apenas investir no mercado financeiro, ou não, né? Mas o que eu fico mais com o pé atrás nesse tipo de investimento são duas coisas: liquidez e custo de manutenção do imóvel.

Quanto a liquidez, caso você queira se desfazer, por qualquer motivo, é demorado e gera um monte de taxas para se pagar no momento da venda. Exemplo disso, um amigo meu já possuía uma casa, mas resolveu comprar outra, com o intuito de mais para frente se mudar. Enquanto isso deixou alugada! Agora o inquilino devolveu a casa. E meu amigo mudou de ideia de se mudar! Agora a casa foi entregue com algumas marcas de uso. Até que entregou pintada. Mas tinha muitos furos na parede. Esse inquilino foi até tranquilo. Já vi situações graves. Esse meu amigo resolveu por a venda o imóvel, porém, enquanto não vende,  está pagando a prestação do financiamento da casa, contas de água, luz e condomínio.

A manutenção, ainda que seja a cargo do inquilino, com o tempo tem coisas que se torna responsabilidade do locatário. Não tem para onde correr. Quanto mais antiga a casa, mais manutenção vai requerer. Encanação, parte elétrica principalmente.

Recentemente assisti um vídeo onde um casal de famosos entregou a casa toda modificada e deteriorada para a dona. Sendo que essa casa era resultado de uma partilha de divórcio e era o único bem dela. É uma mansão. A dona, para ganhar dinheiro com o aluguel, foi morar em uma casa com menor padrão. Pareceu que era sua única fonte de renda. Temos dois problemas aí. Ela vai ter que gastar muito mais para consertar e colocar a disposição de aluguel, e o por ser um imóvel de alto padrão, deve demorar um pouco para encontrar outro inquilino. Parece que ela entrou com processo na justiça para retirar o inquilino. Então esse aluguel para ela foram muitos B.O.s.


Até mais!






8 comentários:

  1. Parabéns pelo marco, CP! 0,5M com certeza é muito simbólico.
    Esse mês o saldo geral dos mercados parece que não foi tão ruim mesmo, apesar de que tenho poucas esperanças pros próximos anos.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Engenheiro!
      Isso! O mercado foi bondoso esse mês. Caso os próximos anos não seja tão bom quanto esperado, vamos pensar que é uma oportunidade para acumular mais capital.

      Abraço!

      Excluir
  2. Parabéns CP! O legal é que normalmente cada novo marco é alcançado mais rápido que o anterior...viva os juros compostos! Foz é muito legal! Vale muito a pena visitar. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VVI
      Assim espero! Aliás, deixa acontecer naturalmente, sem pressa né?

      Assisti uns vídeos e parece ser boa mesmo.

      Vlw!

      Excluir
  3. Olá CP, que top meio milhão na conta! Parabéns!

    Investir em imóveis é justamente isso aí, baixa liquidez, treta com inquilino etc, mas tem muita gente que gosta. Eu prefiro pagar umas taxas de administração e aportar nos FIIs nesse caso.

    É bom comemorar as conquistas intermediárias, acho que quando eu chegar nos 100k, ou 0,1M vou ter que fazer alguma coisa. Estes dias fiz uma viagem curta com a família, fui em um hotel com águas termais com tudo livre, 2 dias comendo e bebendo, não presta não kkk preciso emagrecer agora.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bilionário
      Vai do perfil para empreender da pessoa. Se vc tiver um emprego fixo, e for uma ou duas casa, acho que ainda daria para conciliar. Mas terá seus estresses!

      Sim! Eu comemorei minhas marcas anteriores. Esse negócio de comida livre é uma tentação. kkkk

      Abraço!

      Excluir
  4. Parabéns pelo meio milhão!
    Abraço!

    ResponderExcluir