quinta-feira, 28 de março de 2024

Fechamento MAR/2024: R$ 649.428,75 (2,77%)

Um belo de um fechamento. Ativos de vento em popa! Amém! Só agradecer! Meus investimento no exterior com os ETFs renderam mais que minha RV aqui no Brasil. Ou seja, rendeu mais com menos riscos. Daí já reforça minha tese de se manter em ETFs.


Um fato que venho observando é que a bola de neve está crescendo cada vez mais. Para se ter ideia, meus aportes representa 22% da rentabilidade de um mês. Agora mesmo no mês de março o crescimento patrimonial em valores absolutos foi de R$ 22.511,99, sendo que R$ 5.006,00 vieram dos aportes.Claro que não é sempre assim. Mas na grande maioria dos meses positivos a rentabilidade é superior ao aporte.

Tem alguns vídeos interessantes falando da importância de se alcançar os primeiros 100k. Sim, é importante, mas acho que é uma quebra de barreira, onde mostra aqueles que se mantiveram na "corrida" com disciplina e  também com todos os outros hábitos essenciais para se tornar um bom investidor. Mas essa barreira só vale para aqueles que ganham uma determinada faixa salarial, pois imaginem aí uma pessoa que aporta 20k por mês? Certamente, para esse indivíduo, 100k não seria um grande marco para ele. Porém para o carinha que aporta valores menores, sim! Eu mesmo vibrei muito ao chegar nesse valor! Vibrei nos 500k também. 

Percebo que quanto maior o patrimônio, na minha opinião, mais seguro devem ser os investimentos, pois o trabalho de dobrar os investimentos será do tempo e das rentabilidades medianas. Em algumas simulações que fiz, a uma rentabilidade entre 6% a 7% acima da inflação, que é possível e historicamente vem acontecendo, e mantendo os aportes, um patrimônio dobraria em aproximadamente 6 anos. 

Assim, dobrar 10k em 6 anos é pouco para esperar, mas dobrar 500k em 6 anos já faz todo sentido ter essa paciência.

Mudança de corretora

Mudei de corretora onde mantinha meus ativos de RV aqui no Brasil. Agora estou no Inter. Assim obtive mais vantagens ao fazer essa migração. Meu cartão que já era Black, passou a ter acessos ilimitados as salas vips nos aeroportos. Outras vantagens são:

 - ter um gerente exclusivo, ainda não precisei contatá-lo, e espero que não precise, pois seria para resolver problemas;

- direito a uma assinatura gratuita a um programa de restaurantes, onde na compra de um prato principal, tem direito ao do acompanhante gratuitamente;

- saques ilimitados nos caixas eletrônicos

Tem outras vantagens, mas as que julguei principais foram essas.

Assim vou passar a ter dois cartões principais para usar, o C6 Carbon que não pago anuidade por causa do valor da fatura e esse do Inter. É uma combinação excelente dos dois cartões: um que me dá acesso ilimitado as salas vips e o outro que pontua 2,5 por dólar gasto. Tudo isso sem gasto nenhum de anuidade.

Tentei o Visa Infinite do Bradesco que estava em uma promoção de anuidade grátis vitalícia, mas não obtive sucesso. E por falar em banco Bradesco, não estou tendo uma experiência muito boa com minha conta não. Tive que solicitar a proposta desse cartão Infinite na agência. Chegando lá, o gerente da minha conta não estava, daí fui atendido por outra pessoa. No final de tudo, esqueci meus documentos na mesa da pessoa que me atendeu. Em casa mandei uma mensagem para o gerente da minha conta para saber se realmente tinha esquecido no banco. Até hoje não me respondeu. Tive que ir na agência para ter a certeza que estava lá.

Até mais galera!






15 comentários:

  1. Ótima rentabilidade, bem parecida com a minha.
    Os 100k são um marco bem importante, a imensa maioria falha antes de atingir esse valor. Muita gente ainda cai depois dos 100k pois fica com uma coceira irresistível para gastar o dinheiro acumulado, seja em um carro, seja em viagens. Os 500k mostram que você passou dessa provação e dificilmente quem atinge os 500k não chega ao 1 milhão, é só continuar seguindo o plano: aporte e tempo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Mendingo!
      São testes cada vez maiores! Mas como a maioria da população brasileira ganha pouco, então o marco de 100k são para muitos.

      As rentabilidades da finasfera está bem parecida mesmo. Acredito que seja devido a parcela grande investida em RV na bolsa brasileira, mas curiosamente o índice ibov não performou bem, pois a vale, que representa um bom pedaço do índice, não está indo muito bem.

      Abraços!

      Excluir
  2. Pro brasileiro mediano que ganha até 3k, 4k em alguns casos, chegar a 100 é um feito realmente considerável. Chegar a 500k então é realmente um ponto fora da curva.
    Pra quem ganha desde jovem salários superiores a 5k líquidos quase 6k brutos, ou pra quem tem cargos altos na iniciativa pública ou privada garantindo salários acima de 10k ou empreende com sucesso ganhando até muito mais que isso, 100k realmente não é muito e 500k é razoavelmente alcançável no médio ou longo prazo.
    Porém, mesmo entre os mais abastados muitos se enrolam com endividamentos e investimentos furados, sou servidor público e conheço servidor que ganha cerca de 10k e está enrolado com um empreendimento que fez e está tendo problemas.
    Portanto o melhor é agradecer pelo patamar alcançado e focar em novas metas pra curto ou médio prazo pra chegar no milhão, caso essa seja uma meta.
    Mas nessa fase vejo que é importante também se enxergar e enxergar a vida de forma mais completa e além do dinheiro e pensar se está tudo ok nas outras áreas, afinal a parte financeira vai deixando de ser um problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente comentário Anon!
      Tem muita gente também que ganha bem, mas ostenta muito, e acaba trabalhando para pagar as dívidas. Embora eu tenha batido esses marcos, fico me perguntando se não vou aumentar muito meu custo de vida ao usufruir de alguns confortos da vida. Na minha opinião, é importante ter alguns confortos, pois não faria sentido ter um bom patrimônio e não se dar alguns luxos. Não precisa ser algo extravagante, mas aquilo que vc pense: graças a Deus e a minha disciplina estou podendo viver isso aqui.

      Abraço!

      Excluir
    2. O meu maior gasto será quando eu comprar um imóvel, que estou na expectativa que não demore muito.
      Por ora, vivo uma vida simples, mas não me sinto infeliz ou incomodado com isso. Não sou muito vaidoso, nem fico me comparando com os outros, mas concordo com você, que gastos menores que te agradem tem sim seu valor e importância.
      Se Deus quiser no curto prazo, no máximo no médio, eu chego ao patamar que considero mais confortável.

      Excluir
  3. Parabéns pelos seus rsultados, CP! Sua rentabilidade acumulada está ótima. Eu inclusive tive que fazer um ajuste na minha rentabilidade de todos os meses, pois percebi que eu não estava tratando os rendimentos da forma correta na hora de preencher a planilha do AdP. No fim das contas meu rendimento real está maior do que o que eu estava visualizando, o que foi uma graa surpresa.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Ainda bem que corrigiu e o resultado foi para melhor.

      Abraço!

      Excluir
  4. Parabéns pelo resultado mensal e patrimônio alcançado CP! O efeito bola de neve aparece mesmo quando o patrimônio começa a aumentar. É muito bom ver o patrimônio andando com suas próprias pernas. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VVI
      Obrigado!
      Sim! Quando o mercado está positivo, aí dá gosto ver esse efeito bola de neve.

      Abraço!

      Excluir
  5. Tentei durante alguns meses o Visa Infinite do Bradesco quando soube que estavam com uma política promocional para isentar a anuidade. Mas não deu certo, quando eu inseria os meus dados no site deles só aparecia cartões inferiores disponíveis para mim (não sou correntista). Paciência. Interessante o cartão do Inter, salas vip ilimitadas me interessam bastante.

    Ótimo resultado, abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FT,
      Também tentei e parece que não vai dar certo. Mas tem nada não. Vamos partir para outros né?

      Abraço!

      Excluir
  6. A bola de neve está bonita, olha quase 50k de crescimento só este ano. Parabéns! Eu demorei bastante pra chegar 100k, mas parece que as coisas começaram a melhorar agora. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está sim! Amém! Também custei para chegar aos 100k. Não registrava desde o começo o blog. Mas demorou um pouco também. Mas todos nós aos poucos vamos conseguir atingir metas maiores.

      Abraço!

      Excluir
  7. CeP,

    Sua reflexão sobre a bola de neve é algo que já fiz, quando passei dos 100K me senti muito rico hahaha', hoje em dia com 4x o valor me sinto muito grato. Estou ansioso pela marca dos 500k, claro, apesar de meio milhão ser legal de falar eu entendo que a inflação já fiz isso não valer muita coisa como dez anos atrás onde ainda era muita grana. Me lembro sempre do saudoso Pobretão que se não me engano chegou nesse patamar e na época eu achei foda demais.

    Sobre a mudança para o Inter é bem interessante o seu relato, eu sou cliente apenas de um bancão e estou 100% concentrado com ele em todos os meus investimentos e movimentação financeira, me sinto bem atendido, apesar de não demandar quase nada da gerente de conta, ela é a mesma faz muitos anos e tenho confiança quando preciso tirar alguma dúvida.

    Sobre a sua experiência no Bradesco, eu acho impressionante a vibe "Americanas" das agências, a maioria não passa por uma reforma desde os anos 90. É um lugar medonho e parece que os produtos sempre estão atrasados em relação aos concorrentes (BB e Itaú), sou acionista de Bradesco principalmente por conta da força da seguradora, o que considero que faz valer a pena a exposição ao negócio de "banco", mas se houvesse um IPO da Bradesco Seguros provavelmente não continuaria a aportar em BBDC.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala PI,
      É impressionante como as moedas fiduciárias se desvalorizam com o passar do tempo. Governos imprimem dinheiro a torto e a direita. Isso ferra com nosso poder de compra. Isso é apenas um dos fatores das inflação. Mas certeza é uma das coisas que mais pesa. Para se ter uma ideia, o salário mínimo em 1994 era de R$64,79. Imagine de lá para cá, quanto de moeda não imprimiram?

      Gostaria muito de concentrar tudo em um grande bancão, mas ainda não me convenceram.

      E esse negócio de banco vai muito do gerente da sua conta. E infelizmente peguei um que não me deu atenção. E como é um jogo de ganha ganha, nesse caso tanto eu quanto o banco estamos perdendo.

      Abraço!

      Excluir