segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Fechamento OUT/2019: R$ 300.215,24 (+1,78%)

No início do mês de setembro teve uma baixa na bolsa que eu pensei que o mês seria no vermelho, mas felizmente a bolsa se recuperou e eu logrei 1,78% de rentabilidade. Ufhaaaa!
Não sei se já disse isso, mas sempre que a bolsa está subindo, faço questão de olhar meu home broker, entretanto quando está em queda, passo longe! Acho que olho nas altas para reafirmar que as minhas escolhas foram acertadas e que este é o caminho.


Composição dos meu Ativos:
66% Renda Fixa
34% Renda Variável

Alcancei 300 mil! Uma marca boa! Acho que devemos comemorar ou ao menos vibrar internamente algumas marcas na nossa caminhada rumo a IF. Lembro quando eu estabeleci a marca de 60 mil e alcancei. Isso me gerou uma grande satisfação, porque nunca tinha juntado esse valor! Depois veio os 100 mil, coisa que nem imaginava, e quem diria então os 300 mil.

Estou analisando com quanto eu poderia me considerar Independente Financeiro. Tem uma regra aí de saque de no máximo 4% ao ano do seu patrimônio. Têm estudos que dizem que esse valor não corroeria o valor principal. Com isso já dá para ter um norte. Por exemplo, se você quer uma renda de R$ 10.000,00 ao mês,  o cálculo seria 10.000 x12= 120.000 =>120.000/0,04=3.000.000. Então eu precisaria de 3 milhões. A questão é estipular um valor sensato, pois não adianta superestimar, pois terá que aportar mais anos para alcançar uma meta que talvez seja além do necessário. Lembrem-se, não iremos viver para sempre, temos um "prazo", vamos aproveitá-lo da melhor forma possível.

Acho interessante fazer esses cálculos, porque chegando o momento a gente pode dar uma relaxada nos aportes, ou nem aportar mais. Para alguns, deixar até de trabalhar.

Fiz uma pequena viagem de fim de semana para aproveitar o feriado do dia do servidor. Sim, sou servidor. Nessa viagem eu levei minha mãe, a madrinha e meu sobrinho. Uma viagem para me presentear e presentear a minha família. Arquei com todas as despesas! Em algumas situações eu ficava imaginando um pai de família o quanto ele teria que se desdobrar para proporcionar um momento daquele. Não luxamos, mas mesmo assim os gastos foram consideráveis, pois na praia tudo é muito caro, a começar pela estadia. Optei por ficar em um Flat que tinha utensílios de cozinha, para o café da manhã e da noite ser preparado por nós mesmos. Se ficássemos em pousada, o café da manhã seria garantido, entretanto a noite teríamos que procurar algo para comer na rua, o que poderia sair mais custoso. Outro ponto positivo para o Flat é que minha mãe e minha madrinha são diabéticas, e prepararíamos uma alimentação apropriada. Assim gastei:

420,00 Flat (duas pernoites para 4 pessoas)
210,00 Combustível
215,00 Almoços
200,00 Passeio
100,00 Outros

Total 1.145,00

Esse gasto foi para um final de semana para 4 pessoas! Eu achei alto!

Dá próxima vez eu vou levar o sombreiro, uma caixa térmica e cadeiras de praia que tenho, pois já economizo com a barraca. Só o almoço que prefiro ir para um restaurante, ou então fazer no flat.

Até mais!






2 comentários:

  1. 300k!!!1 Parabens!!!! Alcancei os 100k e fiquei bastante feliz. Logo logo voce chegará nos 500k!! Abraço

    ResponderExcluir