sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Fechamento NOV/2019: R$ 312.123,47 (+2,22%)


Mais um mês no positivo! Segue o plano!

O dólar batendo nas alturas! Ainda bem que tenho empresas na minha carteira que tem  parte das receitas em dólar. Essa é uma forma de investir em moeda forte de maneira indireta e barata. Nas oscilações, as receitas externas acompanharão a cotação. Desse ponto de vista, posso até chamar de empresas antifrágeis, pois ganhará dos dois lados. Um investimento antifrágil , de maneira simplista,  se aproveitará das mais adversas situações para se fortalecer. Tem até um livro de Nassim Taleb que trata dessa narrativa chamado "Antifrágil: Coisas que se beneficiam com o caos".


Composição dos meu Ativos:

64% Renda Fixa
36%  Renda Variável

Pensei bastante e vi o quão arriscado é fazer parceria com parentes e amigos. Quantas histórias de pessoas que emprestaram dinheiro a parentes/amigos e que nunca receberam de volta? Imagine abrir negócio! Entre amigos/parentes se tem muita intimidade, e a cobrança entre eles é um assunto delicado, pois repercute em um só círculo social. O certo mesmo é fazer amizade através de negócios, e não fazer negócios com amigos.

Então minha empresa, por enquanto, vai ser minha carteira de investimentos! Possa ser que eu mude de ideia!

Hobby

Descobri um hobby para mim! Pedalar! Andar de bicicleta!Mountain bike! Todo final de semana eu faço uma trilha. Quando não tem trilha para fazer, eu dou uma volta em uma avenida da cidade.
A bicicleta socializa muito as pessoas. Normalmente faço trilha com 4 pessoas, e no meio do caminho tem muita resenha, cervejinha, de leve, para aguentar voltar para casa. Sem contar o visual das trilhas. Em algumas dá até para tomar banho de rio. Eu particularmente curto muito a natureza. 

A parte chata da bike é o investimento. Uma bike boa para começar a fazer trilha, em média sai de 2.500,00 a 3.000,00. Sem contar os equipamentos que temos que comprar, como: luva, capacete, roupas para ciclista, óculos. E assim vai!
Optei por pegar uma bike intermediária, pois sei que quanto mais cara, mais dispendioso seria a manutenção. Como eu não vou competir, tá valendo a pena o custo benefício.


Até o próximo post galera! Bons Investimentos!




2 comentários: