sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Fechamento DEZ/2019: R$ 329.848,20 (+3,36%)

Economia de vento em popa! Dados mostram que a economia no terceiro trimestre superou as expectativas, e como resultado, bolsa subiu!


61% Renda Fixa
39% Renda Variável

Venho seguindo meu plano de ir aportando mensalmente na renda variável. Vou incrementar investimentos no exterior.

Resolvi abrir uma conta em uma corretora dos EUA para investir em alguns ETFs. A gama de opções lá é enorme. Tem ETF para tudo! Estou esperando a aprovação da minha conta.

A princípio, penso em investir em um ETF que replique o S&P 500. Interessante dizer que no Brasil o ETF IVVB11 replica o S&P 500. Mas as taxas cobradas aqui são bem maiores, pois o ETF do Brasil compra as cotas do ETF de lá. Para se ter uma ideia, o IVVB11, salvo engano, cobra taxa de 0,29% a.a, enquanto um dos ETFs lá cobra 0,04% a.a. Então por que não ir direto a fonte?

Outro motivo que me faz investir no exterior é que os ativos de lá já estão precificados levando em consideração a tributação dos dividendos. No Brasil, até então, os dividendos não são tributados, porém há uma grande probabilidade de passar a ser, e caso isso ocorra, poderá haver uma correção dos ativos para baixo na bolsa Brasileira. Então vou estar aportando em algo que já está precificado quanto a essa variável.

Existem vários blogs que explicam como abrir contas em corretoras do exterior, como enviar dinheiro e como declarar. Isso facilitou bastante minhas pesquisas!

Social/Relacionamentos

Falar um pouco do meu social.
Eu sou um cara que não gosta muito de sair, e estar entre muitas pessoas. Parece que essa é um característica de muitos aportadores da finansfera.

Pois bem, um amigo meu me chamou para ir em uma festa em uma cidade a 30 km. Resolvi ir, pois nunca mais tinha saído, e como estou solteiro, poderia conhecer uma mulher lá. Ledo engano! Mais eu já sabia como funcionava as coisas, e já fui preparado para a realidade.


O estilo musical não era dos meus preferidos, mas dava para dançar a dois. E eu gosto muito de dança a dois. Vejo muita mulher bonita, mas nenhuma cruza os olhares com os meus. Vários caras tomando toco no simples ato de chamar para dançar, inclusive eu e meu amigo. Tinha um grupo de quatro garotas, bonitas, onde resolvo chamar uma para dançar, pois tinha avistado dançando sozinha. Advinha a responta: Não! Daí eu solto uma piada: "Relaxe! Eu não vou deixar você dar em cima de mim". A amiga dela fala: Vaaaai amiga! Vaaai!. Parece que a amiga tinha aprovado, mas ela não! Acabei dançando com a amiga. Neste caso, percebi que tem mulher que só dança com alguém que ela esteja realmente interessada, ou dança sozinha a festa inteira.

Nesta mesma festa, uma mulher não agraciada pela natureza, vamos que assim dizer, encosta na gente e começa a puxar conversa. Tratamos ela da mesma maneira que gostaríamos de sermos tratados. E caso ela desse em cima de mim, simplesmente diria que ela é simpática, porém não faz meu estilo! Temos que saber tratar as pessoas.

O resumo da festa foi que eu não peguei ninguém, gastei ao todo uns R$120,00, perdi uma noite, e  fiquei com ressaca no outro dia o dia inteiro! Mas eu já sabia da alta probabilidade disso ocorrer. Então, beleza!

No próximo post vou contar de uma experiência uma semana após essa festa em um app de relacionamento que deu certo, e que gastei bem menos que isso!

Até mais pessoal! Bons investimentos!



2 comentários:

  1. "e como estou solteiro, poderia conhecer uma mulher lá. Ledo engano!"

    Haha, a história da minha vida, mas veja pelo lado bom, vc cometeu este erro uma vez, eu cometia td fim de semana, quando era mais novo, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste dia eu já estava ciente da realidade. Mas na minha juventude também já fiz muito disso.

      Excluir