terça-feira, 6 de agosto de 2024

Fechamento JUL/2024: R$ 768.669,00 (3,33%)

 

Estou fazendo esse fechamento um pouco depois, e já vi que a bolsa deu uma caída boa, com sinais de crises. Mas o saldo da minha carteira fechou positivo, pois fechei no dia 31 e nessa data ainda não tinham quedas. Embora minha carteira tenha subido aproximadamente 3%, sei que uma queda em níveis da mesma porcentagem de subida, seria uma queda muito grande. Mas temos que estar preparados para tudo.

A crise pode abrir oportunidades para os preparados enriquecerem mais. O problema são aqueles que já saíram da fase de acumulação, e estão usufruindo dos investimentos. Esses tem que ter, acredito eu, uma boa parte em renda fixa, pois não podem esperar uma, duas ou três décadas a mais para obter boas rentabilidades. Por isso pensem bem na alocação dos ativos a medida que o tempo passa.


Compra de uma moto

Estou decididamente comprar uma moto, melhor dizendo, uma scooter. Já tem um bom tempo que estou com esse pensamento, porém quando penso em desembolsar 23k e assumir esse passivo, isso faz me segurar. Cheguei a pensar em vender o carro e ficar somente com a moto. É bem verdade que com uma moto, provavelmente o uso do carro vai reduzir bastante. Porém, existem situações em que sair com carro é mais indicado, como em noite de chuva.

A princípio, penso em ir para o trabalho de moto. O trajeto é de uns 100 km diários ida e volta aproximadamente. Isso já me daria uma liberdade grande, pois atualmente eu vou no carro dos meus colegas. Não estou indo no meu, pois não compensa. A manutenção é mais cara, por ser um carro médio (não é um carro popular). Já com a moto, a manutenção pode ser mais de boa. Sei que scooter não é a mais indicada para pegar estrada. Mas não quero pegar moto de alta cilindrada, e as de baixa cilindrada só encontro beleza nas scooters.

Penso em fazer alguns roles finais de semana. Ela é muito econômica, ao ponto de fazer 40km/l. Quando se sabe que a economia de combustível é grande, a pessoa se sente mais livre em sair/viajar. Com o carro, eu me planejo muito, pois sei que boa parte do orçamento vai para o deslocamento. Talvez nessa brincadeira de sair nos finais de semana com frequência acabe gastando mais. Entretanto, a quantidade de lugares visitados serão maiores.

Uma questão que estou pensando é como pagar a moto, porque não vinha juntando para isso, embora sempre pensava na possibilidade de comprar uma. Tenho dinheiro com liquidez diária, mas também não queria mexer na minha carteira de investimentos. 

Estou pensando em emprestar dinheiro para mim mesmo. Assim, pago o valor principal, e mais um pouco. A concessionária até passa no cartão em 24 vezes, mas o valor final corresponderá a um aumento de 27%. Qual investimento daria esse valor em 2 anos?  Se bem que renda fixa tá nas alturas. Pode até achar. Outra alternativa seria eu esperar mesmo. Esperaria uns 4 meses, pois a valor do bem é de 22.500,00. Nesse período teria que ficar sem aportar.

Vamos ver como o mercado vai se comportar nesse mês. Até a próxima!






10 comentários:

  1. Boa rentabilidade. Sobre a questão da compra da moto eu inflaria um pouco a reserva de emergência por alguns meses, compraria a moto a vista com parte da reserva de emergência e recomporia a reserva o mais rápido possível.
    Eu tive apenas moto durante anos, é bem o que você falou, em algumas ocasiões não dá pra usar. Fiquei com a moto até cair, e graças a Deus sair sem um arranhão, então decidi que o risco retorno não valia a pena. Só teria uma moto novamente se morasse em uma cidade pequena com o transito bem pacato.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo conselho. Vou aproveitar que o mercado está em alta,e ir juntando mais dinheiro para comprar a vista a moto(não vou contabilizar esse dinheiro na carteira de investimentos). Vou ter que ficar sem aportar por uns 3 meses.

      Abraço!

      Excluir
  2. Boa noite CP! Moto é muito prático mas tem risco muito elevado, ainda mais você considerando pegar estrada...Só precisa de uma batidinha pra sair com sequelas permanentes ou pior...Pessoalmente não acho que o risco/retorno compense, mas cada um deve fazer sua própria avaliação. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VVI,
      Sim! Tem todas esses riscos. Penso bastante nisso. As vezes acho que fico inventando desculpas para ter uma moto, e que no fundo seria mais para lazer.

      Vlw!

      Excluir
  3. Moto é um negócio mais barato somente até você levar a primeira queda/sofrer o primeiro acidente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ZT,

      Isso! Moto tem seus contras, realmente. Apareceu uns vídeos de quedas de motos que é de se espantar.

      Abraço!

      Excluir
  4. Bela rentabilidade, já daria pra comprar a moto só com o ganho de capital kkkk

    Gosto muito de moto também, apesar de não cogitar comprar uma. Como você tem liquidez, acho que vale a pena evitar gastar com juros.

    Algumas opções seriam tirar da reserva de emergência e repor nos meses seguintes ou poupar primeiro e comprar em seguida, como vc disse acima. Como o valor é relativamente pequeno perto do seu patrimônio acho que as duas vão dar mais ou menos na mesma, depende da pressa em comprar e de qual te deixa mais confortável. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FT,
      Obrigado! Fico com receio desse mercado batendo recorde de alta, pois sei que mais cedo ou mais tarde ele corrigirá.

      Resolvi juntar para pagar a vista. Aguardar mesmo. Para não se tornar uma compra compulsória. E nesse período vou pensando e repensando. Mas já estou pesquisando capacetes. A probabilidade de pegar uma moto, é de 99%. Eu gosto da liberdade que a moto te da.

      Abraço!

      Excluir
  5. Baita rentabilidade a sua desse mês, CP.

    Sobre a moto acho que atpe já comentaram aí em cima, mas eu particularmente não teria uma aqui na Banânia pelos motivos intrínsecos da Banânia: o perigo.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir