sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Fechamento AGO/2024: R$ 801.720,84 (4,30%)

 Mês de agosto nos trazendo alegria com as bolsas subindo geral. Mas antes teve um ETF que invisto, que chegou a ter uma queda de quase 8%, e ele se recuperou rapidamente. Ou seja, você tem que ter certeza o que está fazendo e o que está acontecendo. O mercado ultimamente está sensível a muitas notícias. Ora está otimista, ora está pessimista. Acho isso impressionante. E fiquei mais impressionado um ETF de índice ter uma variação e recuperação dessa em 30 dias, pois é uma média de um grupo na economia.

Bem, por falar em impressionado, assim fiquei ao ver o desempenho da minha carteira. Não foi o recorde de rentabilidade em porcentagem dela, mas foi um recorde de rentabilidade absoluta, pois renderam R$33.051,84.   Minha maior rentabilidade foi 6,61% em julho/2020, que renderam 21.336,64 na época. Ou seja, com uma rentabilidade menor agora, tive resultados absolutos maiores. Logo, o que importa é o tempo e o montante acumulado. Não adianta ter, sei lá, uns 20% ao ano em um montante pequeno. Sem contar que nesses ganhos de 20% tem um alto risco envolvido.


Três ações foram responsáveis, em grande parte, por essa alta rentabilidade. Elas já estavam há um bom tempo andando de lado. E uma delas sobe, depois desce. Espero que está se mantenha ascendente daqui para frente.

Moto

Esse mês não fiz aporte, pois estou fazendo caixa para comprar uma moto. Já comprei até os capacetes. 


Viagem

Fiz uma viagem com minha família e minha namorada. Fui para Gramado/Canela. A minha e passagem e da minha namorada paguei com milhas. Saiu muito em conta. Dizem que não vale a pena vender milhas. Então vamos usar para viajar. Nessa viagem para se ter ideia gastei 24k milhas ida e volta, mais taxas. Isso deu aproximadamente uns 670,00, se eu for considera o preço das milhas comprando elas. Meus outros parentes pagaram aproximadamente em dinheiro, R$1.100,00 ida e volta. Isso poque estávamos monitorando e buscando os melhores preços. A viagem só foi um pouco cansativa, pois além das conexões, tivemos que nos deslocar do aeroporto de Caxias do Sul e ir até Gramado por um caminho mais longo.

Por falar em conexões. Dessa vez fiz questão de pegar uma conexão com mais horas para aproveitar as salas vips. Consegui colocar todo mundo nas salas, tanto na ida quanto na volta. Utilizei algumas estratégias para colocar o pessoal como convidados e utilizar dos meus acessos grátis em alguns cartões que tenho ainda e que permitem fazer isso. 

Recomento a sala Plaza Premium Lounge em Guarulhos, na parte de embarque doméstico. Lá é muito confortável com bebidas e comidas a vontade, e com espaço muito amplo. Eles aceitam Dragon Pass. Normalmente os cartões da Visa Infinite que tem parceria com a Dragon. 

Atualmente tenho 3 cartões que não pago anuidades, e que uns me dão algumas visitas cortesias em salas vips, e outro me dar acesso ilimitado. Mas por que 3? Um utilizo para pontuar, e os outros dois para acesso a salas vips de diferentes programas de acesso. Tem lugares que só aceitam um tipo de programa de acesso. 

Voltando a falar da viagem, a cidade é muito bonita, tudo muito bem limpo e o pessoal educado. No trânsito, bastava botar o pé na faixa, que os carros paravam. Ficamos em uma pousada onde o preço por pessoa para 5 diárias saiu por 40,00. Isso mesmo que leram. Foram dois quartos. Pagamos mil e pouco para 5 diárias para 5 pessoas. E a pousada era boa. Não era chique, mas era limpa e confortável. A localização dela que era 2km do centro de Gramado, mas como alugamos um carro, isso não foi problema. 

Quanto a alimentação lá, achei os preço bom, pois a gente só almoçava naquele esquema de coma a vontade com sobremesa também a vontade. E a média dos preços era de R$50,00 por pessoa. Parece ser caro, mas como é coma a vontade e a comida era de qualidade, achei justo o preço. Onde eu moro, se eu for em um Shopping, meu prato dá esse preço, mas com quase nada dentro dele kkk. Então, para quem come muito, vai aproveitar muito esses lugares.

 

Valeu galera. Até o próximo fechamento.

13 comentários:

  1. Não conheço nem Gramado, nem Canela, penso em conhecer, só não tenho tanto interesse porque me parecem cidades artificiais, feitas pra turista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon,
      Exatamente! São cidades feitas para turistas. Achei tudo muito bem organizado. Muito cheio de parques temáticos. Quase uma Disney. Mas isso é bom. Para quem viaja, claro.

      Abraços!

      Excluir
  2. Bela rentabilidade. Até penso em visitar Gramado, mas me parece programa de casal e eu sou solteirão :))
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MI,
      Dá para ir em família também! Acho que ir só que eu não iria.

      Abraço!

      Excluir
  3. Tenho 2 cartões que dão acesso a sala vip, agora só me falta ir viajar kkkk

    Parabéns pelo excelente resultado!!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Bilionário.
      A vida está passando. Faz um planejamento a médio prazo para viajar. Mas tem que fazer com consciência. Esses cartões são uma mão na roda.

      Abraços!

      Excluir
  4. Que resultado hein, CP, inclusive seu resultado esse ano está realmente bom, basicamente o dobro da minha rentabilidade no ano.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado ET,
      Acredito que foi por causa dos ativos reprimidos que tenho na carteira. E o ETF que tenho deu uma boa subida junto com o dólar. Esse mês foi um mês bom para todos também.

      Abraços!

      Excluir
  5. Fez um belo negócio nessa viagem, tanto nas passagens como na hospedagem kkkkkk 50 reais a diária foi um achado.

    Ainda não conheço Gramado, quando for pretendo ir numa baixa estação. Como a cidade é pequena deve ser o caos no Natal, por exemplo.

    Em agosto fui numa sala VIP em Guarulhos bem pequena, uma das W Lounge. Numa próxima vez vou tentar essa.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FT,
      Gosto de viajar. Mas procuro fazer uma viagem econômica. Mas nada exagerado.

      Evite datas especiais, pois ficará muito cheio. Já achei cheio lá quando fui que não era nenhuma data específica, era apenas inverno.

      Em GRU vc pode encontra várias salas boas. Essa mesmo que fui ela aceita Dragon pass.


      Abraço!

      Excluir
  6. Parabéns pelo resultado CP! Que resultado impressionante anual! Sobre a viagem é tudo de bom poder viajar com a família e experimentar realidades diferentes da nossa. É um dos grandes motivos deu querer chegar no FIRE! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado VVI
      Viajar é sair da rotina. E com pessoas que vc gosta, melhor ainda.

      Abraço!

      Excluir