No finalzinho do mês minha carteira deu um salto, porém na prorrogação do segundo tempo, teve uma normalização. O bom é que fiquei no azul ainda. Graças e boa e velha renda fixa!
Li um livro chamado "A psicologia financeira" de Morgan Housel. Que livro senhores! Que livro! Não vou fazer uma resenha sobre ele, mas vou trazer algumas coisas que reforçaram aquilo que já pensava, só que eu não tinha fatos históricos e dados para embasar meu pensamento.
Viver com pouco, mesmo tendo mais, pois a riqueza está naquilo que não mostramos através de bens materiais.
Traz o conceito de independência financeira e felicidade. Onde ser feliz, também é fazer o que quiser, com quem quiser, onde quiser, ate quando quiser. E na maioria das vezes isso envolve dinheiro.
Efeitos de cauda longa
Alguns fatos na vida nos leva aos extremos, tanto para o lado positivo, quanto para o outro lado. Nos investimentos, esteja exposto ao ponto de fazer parte desse extremo positivo. Mas como? No livro explica que a maioria das empresas apresentam resultados médios, e muitas resultados ruins, porém existem poucas que apresentam resultados excelentes, ao ponto de jogar um índice, do qual ela participa, para cima. É o chamamos também de princípio de Pareto, onde, explicando a grosso modo, (depois olhem o conceito) uma porcentagem pequena representa um resultado maior do todo. Porém os efeitos de cauda longa surgem em determinados momentos, digamos que impossível de prever. Logo, é difícil de dizer qual empresa vai fazer parte desse efeito. O razoável é está exposto a um índice onde há grande probabilidade de uma das diversas empresas, apresentar um excelente resultado, ao ponto de rentabilizar muito o índice.
Quanto mais tempo você estiver exposto a um índice, maior vai ser sua rentabilidade. Eles chamam de composição. Não se deve sair da composição, por isso esteja preparado para imprevistos criando reserva de emergência, pois eles podem acontecer a qualquer momento, e assim não precisará sair da composição.
Um exemplo de efeito cauda longa, um vídeo viralizar e uma pessoa se tornar famoso. Por outro lado, efeito cauda longa de ruína, é você está concentrado em uma ação onde se descobre uma grande fraude contábil.
Pelo que entendi, imagine uma cauda se mexendo, um cauda longa tem efeitos fortes nos extremos, porém, boa parte dela se move também, em menores magnitudes, e mesmo assim daria para se beneficiar dos efeitos, o difícil é está no extremo dela.
O mercado financeiro são comportamentos humanos na maioria da vezes irracionais, onde imagina-se o fim de tudo. O mercado e o ser humano é adaptativo. Por isso sempre saímos das crises. E no momento de crises é que mais se ganha, seja com conhecimento seja em rentabilidade.
Tudo isso que eu trouxe aqui, parece óbvio para quem ler, o interessante do livro é que ele traz dados, fatos e comportamentos que corroboram com essas prerrogativas, deixando a leitura mais atrativa e respondendo muitos anseios de investidores que ainda amarguram alguns prejuízos, digamos que momentâneo.
Até mais!