segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Fechamento JUL/2020: R$ 344.335,75 (+6,61%)

Esse mês não fiz nenhum aporte em RV, pois estou recompondo minha reserva de emergência que estava zerada em virtude da utilização para quitar o financiamento imobiliário.

Mercado subindo e indicadores econômicos não muito bons.Só sei que minha carteira voltou a valores de jan/20, mesmo com o saque que fiz em jun/20. 



Penso em trocar novamente minha corretora. O Banco Inter não cobra taxa alguma, e além disso, posso obter um cartão de crédito black sem anuidade caso tenha mais de R$250.000,00 em investimentos na plataforma. Esses investimentos podem ser em ações(qualquer ação) ou produtos deles. O cartão dá acesso a salas VIPs em muitos aeroportos sem custo adicional, e possui programa de cashback de 1%. Não estarei fazendo nada a mais para obter esses benefícios.


Nessas salas você pode tomar banho, comer (gratuito também), e descansar em poltronas mais confortáveis. Salvo engano, em algumas, disponibilizam quarto para dormir, porém  paga-se um valor. 

É permitido solicitar até 4 cartões adicionais gratuitamente, que também terão acesso as salas VIPs. E caso você esteja com um acompanhante (que não possui cartão adicional), este poderá acessar pagando uma taxa.

É bem verdade que o banco deve ganhar de alguma forma. Acredito que devem oferecer títulos privados da renda fixa com taxas de rentabilidades menores e também devem ganhar nos spreads (banco ganham com o dinheiro parado na conta corrente).  Como pretendo deixar a maior parte do dinheiro em RV e em TD, não vejo problemas.

Achei interessante essa possibilidade! As conexões nos aeroportos seriam mais confortáveis.


Ideia

A todo momento fico pensando como ganhar um extra. No mês de julho dei uma olhada em construções de kitnets para aluguel. Assisti muitos vídeos. A ideia é interessante, pois o princípio do negócio é comprar um terreno, construir o máximo de kitnets de maneira que os aluguéis das kitnets corresponda entre 1% a 2% do valor total investido.

Tem uns vídeos que explica por exemplo, fora o preço do terreno, dá para construir, em média, uma unidade geradora de renda (kitnet) com 20.000,00, sendo metade desse valor correspondente a mão de obra. Normalmente uma kitnet possui 20m2, e seus materiais de acabamento são simples. E se analisarmos é justamente no acabamento que podemos estourar o orçamento. Existem torneiras de 10,00 e 200,00. Vasos sanitários de 200,00 e de 600,00. E por aí vai!

O público alvo para alugar a kitnet geralmente são estudantes ou trabalhadores que acabaram de chegar na cidade e estão ainda se estabelecendo.

Em tempos de taxa selic baixa, rendimentos acima de 1% é coisa de outro mundo.

É isso! Até o próximo mês!






12 comentários:

  1. Eu pensei nesse cartão aí, mas ainda não tenho os 250 min pra começar a querer. Além disso o banco inter não negocia opções.

    Sobre a kitnet, é uma idea boa, mas tem que colocar nessa conta o estresse de contratação, compra de materiais, acompanhamento de obras e imprevistos que apareçam, sem falar da parte de aluguel qnd não tiver alugado, coloque todas as variáveis na mesa.

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá TR!
      O bom é que já da para ter uma meta. E atingindo essa meta, vem esse bônus! Meu dinheiro está espalhado em outros ativos com vencimento a médio prazo. Nem dá para fazer isso por agora.
      Realmente construir kitnet vai trazer muito trabalho. E esses rendimento que citei só vale para quem vai fazer contratando diretamente o pedreiro. A pessoa precisa ter tempo e saber lidar com pessoas.
      vlw

      Excluir
    2. Pois é, não tenho experiencia mas falam que lidar com pedreiro é precisa de bastante tempo, ou contratar um supervisor.

      Excluir
  2. Belo fechamento hein, CeP! Voltou rápido demais nos valores... Sucesso!

    BIDI4 é lida demais, boa escolha de troca, se caso a fizer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado One!
      ESsa volta rápida dá um receio também. E também porque nem deu para fazer muitos aportes na baixa.
      Vlw

      Excluir
  3. Boa noite CP,

    Parabéns pelo aporte. Sobre investimentos em construção de kitnets está surgindo um explosão de canais no YouTube como o Viver de Kitnet por exemplo. Invisto em imóvel físico e o que posso colaborar é que a maioria dos conteúdos são superficiais e balela. Sobre o custo do metro construído ou cub, independente da região, é quase impossível construir com mil reais o metro a menos que você seja o pedreiro. Tem diversos assuntos que não abordam, como o preço do terreno que costuma ser pelo menos metade do custo do projeto. Em grandes cidades como SP, só uma casa velha de 10x25, custará uns 400k. Já indo para os interiores, comprando de loteadora não sairá menos que 150k em região afastada dos centros comerciais. Sem contar que tem diversos pontos que impactam muito a viabilidade do projeto como os coeficientes de aproveitamento do terreno que varia de município para município. Dependendo se os coeficientes de ocupação forem baixo, obrigatoriamente terá que construir mais de 2 lages que aumentará consideravelmente os custos de fundação e estrutura. Sem contar que alugar na PF irá gerar uma alíquota de ir muito maior que uma pj, e para ter uma pj tem se todos os custos associados de uma empresa aberta.

    Abraço
    Monster Investidor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Monster!
      Obrigado.
      Nos vídeos que assisti eu percebi isso! Dos 100%, 50% é terreno e os outros 50% é a construção. Quanto aos preços altos em determinadas regiões, acredito que se o imóvel é caro, a tendência é que o aluguel também seja um pouco acima da média. Vi um vídeo que o aluguel de uma kitnet em determinado lugar em São Paulo era 1.200,00 (achei caro). O mercado meio que regula. O grande diferencial para ter um retorno entre 1% e 2% é você por a mão na massa, negociando material, contratando pedreiro. Sei que existem diversos riscos, mas como se diz, quanto maior o retorno, maior o risco.
      No que tange ao IR, vi que muitos recebem o valor em espécie. Sei que não é o correto, mas estão fazendo isso.
      Ahh...outra coisa. Tem que ter visão de futuro. Comprar um lote em um local afastado para daqui a 10 anos o local se valorizar e ter uma demanda, é outra forma de otimizar o investimento.
      Vlw pela contribuição MI
      abç

      Excluir
    2. Estamos juntos para contribuir. A ideia de comprar o lote e esperar acho válida, mas muita gente critica por não ver a valorização da terra no monitor e ter que arcar com os custos do terreno por todo período. Conheci pessoas em SP que compraram terrenos e seguram por 2-3 décadas que depois revenderam ou permutaram por unidades com construtoras por milhares de vezes o investido.

      Abraço
      Monster

      Excluir
  4. Excelente fechamento, CeP.

    Sobre as kitnetes, será que o quintoandar não é uma boa alternativa pra ser o agente gerenciador dos alguéis e etc? Pelo menos do lado do inquilino é uma alternativa muito simples e prática, talvez também o seja para os proprietários.

    Queria ter esse "tino" pra empreender também, mas sinto que eu iria tomar no cu se entrasse numa dessas.

    Abraço!

    https://engenheirotardio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Engenheiro!
    Existem soluções no mercado para tudo. Acredito que quando o cara já tem muitas kitnets realmente tem que procurar essas soluções.
    Quanto a empreender, o caminho é aprender com os outros e começar com poupo. Tipo, se você tem, sei lá, 500 mil, por que não arriscar um negócios com 50 mil?
    vlw! Abraço

    ResponderExcluir
  6. otimo fechamento
    já cogitei kitinets, desisti pq prefiro paz a dinheiro

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes tem uns contratempos! Mas, geralmente, os investimentos de maiores rentabilidades vão trazer alguns riscos e necessidade de gestão (inclusive psicológica).

      Vlw Scant

      Excluir