quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Fechamento NOV/2020: R$ 370.507,05 (2,10%)


Nunca mais adicionei novos ativos na minha carteira. Estou propenso a comprar mais ETF's. Já tenho um nos EUA. Não quero adicionar novas empresas por adicionar só para diversificar. Isso já faço nos ETF's. Agora é bem verdade que o desempenho da minha carteira, que julgo ser razoável, se deve a um ativo que triplicou o seu valor nesses últimos anos (Weg). Aí fico no dilema de fazer os Stock Picking ou jogar no piloto automático.

Li algum artigo que no logo prazo é difícil manter resultados acima da média. Na verdade, para ficar acima da média você tem que se expor a um risco maior. Existem empresas onde o seu preço não acompanha o lucro, e sim a expectativa de crescimento da mesma. Isso é um risco. As vezes olho o Ibov de novembro/2020 registrando alta de 15,9%, e minha carteira de RV 3,38%, e penso: ahh se eu tivesse BOVA11.

Esse mês voltei a fazer um aporte. Já estava demais! Não aportei antes, pois tinha como prioridade  a compra do celular e a viagem. Não parcelei nada. Estou passando minhas despesas no cartão de crédito para pontuar, mas já com o dinheiro em conta para não ter problemas. Nesse black friday meu cartão "sofreu". Além de comprar coisas no meu nome, comprei para outras pessoas me pagarem quando a fatura chegar. São pessoas confiáveis. 

Aproveitei para comprar um notebook para mim. O meu antigo tinha 9 anos, e estava obsoleto. Como agora estou gravando meus pedais com a Gopro, precisava de um notebook que suportasse edição de vídeos.

Família

Estamos passando por uma situação difícil, questão de saúde da minha mãe. Volta e meia eu e meu irmão temos ideias ou argumentos diferentes. Só que as vezes, alguns argumentos um não da o braço a torcer, e isso fez crescer pontos de atritos. Daí tivemos uma discussão em um lugar errado e no momento errado. Mas uma hora depois chamei ele para conversar e foi algo produtivo, pois com mais calma um disse para o outro o que incomodava. Apesar dele ter dito coisas sobre mim que não concordo, mas é a percepção dele.  Essa foi mais uma prova que tive que por mais que queiramos, não vamos agradar a todos. Essa conversa uma hora após foi um alívio para mim, pois o que eu escutei antes estava me fazendo mal, mas se eu revidasse no momento da discussão, iria dizer coisas puramente para machucar, e se não conversasse depois, iria também ficar com algo "engasgado na garganta". É difícil relacionamento entre irmãos.

Tudo pode ser dito, mas da forma correta e no momento certo. Creio que mesmo assim, dificilmente voltaremos a ter um relacionamento como antes. Como se diz: cristal quebrado não cola jamais.

Relacionamentos

A crente novamente volta a me cobrar o que eu quero com ela. Já ta ficando chato isso! Esse mês realmente nos encontramos poucas vezes. Mas isso foi por causa da viagem e na volta acabei adoecendo (acho que foi o patógeno). Ela alega que não ligo, e não a procuro como antigamente. 

Viagem

A viagem para o Jalapão foi muito massa. Não sei nem por onde começar. Fomos através de uma agência, e a turma com quem nos juntamos foi muito divertida. Uma curiosidade é que a grande maioria dos visitantes do Jalapão são mulheres. Estima-se que 70% do público seja feminino. Talvez  porque não há trilhas muito pesadas, pois o carro, na maioria das vezes, para próximo dos atrativos.  

No nosso grupo tinham 10 pessoas, 6 mulheres e 4 homens. Tinha uma mulher que era casada mas viajou sozinha. Ela disse que estava só, pois era tipo um voto de confiança do marido. Deu umas justificativas lá que não entrou na minha cabeça. Mas lá na frente percebi que estavam passando por uma crise. Se eu fosse casado, não deixaria de viajar com minha esposa para um lugar daquele paradisíaco. Vi que ela tinha uma alternância de humor, mas no geral era gente boa e gata(loira, pele branca, corpo malhado).Ela é uma 8/10. Não vou mentir, se ela me desse mole, não resistiria. Mas durante a viagem toda ela foi segura. Sempre falava do marido. Bem ou mal. Ela levou a irmã também, que era mais nova, tinha uns 20 anos, noiva, mas o noivo também não foi para a viagem. Essa que acabou sendo o centro das atenções entre os homens do carro, pois ela dava uma leve abertura para a gente. Meu primo mesmo, dava em cima abertamente, mas ela cortava porém de maneira a entender que estava gostando. 

Teve um dia em uma pousada que ela chamou no grupo para irmos  a noite no fervedouro que estava disponível para os hóspedes. Foi eu ela e mais duas pessoas. As outras duas pessoas voltaram para o quarto e ficou só eu e ela sozinhos. Nesse momento tive a oportunidade de chegar junto, cheguei até a criar atração sexual, mas confesso que não tive atitude de tascar um beijo. Mas acredito que ela deu mole para mim, pois depois que ficamos só, ela ficou tirando várias fotos das estrelas e me mostrando, conversamos bastante sobre outras coisas. Aí voltava a tirar fotos das estrelas. E isso já era mais de 1h da manhã. Cheguei até a comentar para irmos embora porque poderia não me segurar e roubar um beijo dela. Ela até comentou: até você. Sei lá.. Só sei que depois disso eu não dei mais em cima. Deixei para os outros. 

As pousadas contratadas pela empresa eram as melhores da cidade. Tinha uma mesmo com piscina e uma estrutura artificial onde o rio passava e formava uma outra piscina de água corrente. 

Os deslocamentos entre um atrativo e outro demandava tempo pois eram distantes. Muito se falava que só dava para andar de carro 4x4, mas pelo que percebemos no período de chuvas da para ir em um carro 4x2, porém tem que ser um carro alto. 

Os fervedouros são muito bonitos. Uma espécie de nascente com fortes jatos de águas transparentes que formam um pequeno lago. Percebi que eles preparam o local para ficar mais bonito ainda. Por exemplo: plantaram bananeiras ao redor e em alguns colocaram pedras. 



Um dos atrativos que mais me chamou atenção foi a Lagoa do Japonês, pois ela é grande, com rochas de calcário, e tem até umas grutas.



Voltando a falar de azaração, fiquei com uma ex presidiária em uma festa que fomos no primeiro dia da expedição. Que onda! O guia tinha chamado apenas eu e meu primos para essa festa. Era tipo um Pub. Chegando lá, uma figura ficou me encarando. Então cheguei junto. Pela conversa dela, percebi que era de jogo. Dei uns beijos no meio da festa, e a chamei para o carro emprestado do guia, e lá rolou! Quando voltamos que ela contou que já foi presa. Bem que tinha percebido que o pessoal da festa ficava olhando para a gente. Vou dizer uma coisa: quando não sabemos dos riscos somos felizes, viu?kkkkkkk. No outro dia recebo uma mensagem do guia pedindo para eu enviar um áudio explicando à mulher dele o motivo da embalagem da camisinha estar no carro aberta. Pois é! Quase acabei com o casamento dos outros!

No último dia, porém já em Palmas, na ânsia de achar um barzinho com música boa e mulherada. Rodamos, rodamos, e acabamo em um bar/boate. Nesse local tinha de tudo


Custos básicos da viagem:

Pacote 6 noites/7 dias - 2.700,00 (incluso as três principais refeições, pousadas, entrada nos atrativos)

Passagem Aérea         -    700,00

Traslado Aeroporto    -    150,00

Total                          - R$3.550,00

Ah, outro detalhe! Alguns locais lá não passam cartão de crédito nem débito, por isso é bom levar dinheiro em espécie.

Essas são as despesas básicas, mas gastei mais, pois no primeiro e no último dia de viagem não estão inclusos no pacote, pois ficamos na capital. 

Normalmente a partida ao Jalapão ocorre no dia seguinte ao da chegada na capital, e o retorno para casa também é no dia seguinte a chegada na capital. Também gastei um bom dinheiro com bebidas. Acho que além disso ai, devo ter gastado uns R$ 1.000,00. Então ao todo uns R$ 4.550,00.

Eitha! Esse post escrevi demais.

Até mais!










8 comentários:

  1. Olá, CeP.

    Se você se sente seguro investindo em Etf, siga en frente.

    Essa viagem parece que foi boa. Tomara que a mulher do guia não fique com a pulga atrás da orelha.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os ETFs fazem parte da minha estratégia de diversificação.

      Foi muito boa mesmo. Tinha mais história para contar, mas o post ia ficar muito grande.
      Espero mesmo. Pow...me senti mal quando recebi o áudio dele me pedindo para explicar a situação para a esposa dele.

      vlw!

      Excluir
  2. O Jalapão é um dos lugares que quero conhecer no Brasil, sempre que vejo relatos de viagens pra lá, eu fico fascinado com a beleza desse lugar.

    Infelizmente a maioria dos brasileiros não apreciam esse tipo de destino turístico, a galera curte mesmo é um resort artificial no Nordeste ou alguma cidade bizarra como Balneário Camboriú.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A região do Jalapão tem muitos atrativos. São muitos mesmo! Acho que não conheci nem a metade. É bom vc ir enquanto o fluxo de pessoas está aceitável. Mas os guias tem um bom trabalho de conscientização ecológica, para evitar que os turistas degradem o meio ambiente.

      Excluir
  3. Bom dia
    Melhoras para sua mãe, a Família é benção de Deus, desejo que você e seu irmão fiquem bem. Viajar alarga as fronteiras, belas fotos. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lucinalva! Sim! Boa parte da minha família é unida. Inclusive gosto quando alugamos casa para veranear em família. É uma resenha boa!

      Abraço

      Excluir
  4. Que viagem cara, eu vou assumir e te dizer que nunca tinha ouvido falar de Jalapão, vou me inteirar sobre !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente! Também achei cara. Mas acredito que da para reduzir um pouco se for por conta própria. Se você curte natureza, vai viajar nesse lugar.

      Excluir