terça-feira, 2 de novembro de 2021

Fechamento OUT/2021: R$ 456.712,84 (-0,45%)

Queda no consolidado de -0,45%. Na renda variável nacional tive queda de -3,04%. Já a renda variável no exterior saiu no positivo, 10,96%. Uma pena que não tenho muito dinheiro lá fora, porque aí sim seria um ganho e tanto. No geral, minha diversificação deu uma segurada no consolidado. Tomara que passe logo tudo isso, para lá na frente a gente ver o quanto valeu a pena.

Li recentemente um post sobre FIIs da galera um pouco revoltada com o desempenho deles. Tentei investir nesse tipo de ativo, mas percebia que os preços dos FIIs não se comportavam como de um imóvel propriamente dito. 

Teve um caso de um FII com apenas um imóvel e com um único locatário, a Petrobras, que teve rescisão do contrato de locação. O que houve com o preço das cotas? Simplesmente despencaram. Mas o prédio estava lá. Aposto que se porventura fosse posto a venda, os preços das cotas aumentariam.

No meu pensamento, um ativo está ligado, além da sua valorização, ao rendimento presente e também a expectativa de rendimentos futuros. Logo, distancia um pouco os preços dos imóveis dos FIIs propriamente ditos. Porém é bem verdade que existem vantagens e desvantagens nesse tipo de ativo. 

CARTÃO DE CRÉDITO

Participei do InterWeek. É uma semana de investimento promovido pelo Banco Inter, com vários palestrantes no YouYube e desafios. Quem cumprisse determinados desafios, teria a possibilidade de conseguir o cartão Black deles. Investi aproximadamente R$ 3.200,00. Com isso, caso consiga, vou ter um cartão black por um ano sem anuidade. E esse cartão dá 1% de cashback nas compras e acesso ilimitado as salas vips dos aeroportos no mundo. Lembrando que esse dinheiro vai voltar dentro de um anos, pois investi ativos com vencimentos de curto prazo. 

Bem verdade que os ativos não eram laááá essa coisas. Mas como não ia gastar muito para conseguir o cartão, e o dinheiro ia voltar logo, resolvi participar.

COMPRAR UM CARRO

Estou decidido comprar um carro. A ideia é comprar um usado de até R$ 65.000,00. O meu já tá velho e volta e meia dá problema. Não confio pegar estrada com ele, embora tenha feito o motor, mas parece que não ficou bom, ainda consome óleo e tem aquele cheiro forte de combustão, sei lá. Sem contar que não fiz vistoria do GNV porque vejo que não vai passar (eles fazem testes de emissão de gases). Sem essa vistoria não consigo pegar o licenciamento anual. Sei que tenho que tomar cuidado nas justificativas para adquirir um passivo. Mas na vida a gente busca  um pouco de conforto e segurança! 

Confesso que tenho um pouco de vergonha em ir nos encontros com esse meu carro atual, por dois motivos: o carro tá velho e corro risco de ser parado em uma blitz, pois o documento dele está atrasado. Está atrasado porque não passa na vistoria do GNV. Ai não adianta pagar o licenciamento.

Com a compra desse carro vou elevar os meus custos, principalmente de combustível, pois pretendo pegar um que não tenha GNV. Aí vem seguro e taxa de licenciamento um pouco mais cara.

RELACIONAMENTO

Sem muitas novidades! Acabei desinstalando o Tinder! Já estou saindo todo fim de semana com a Índia, arrumar mais uma seria muito gasto de energia. Se no circulo social aparecer naturalmente alguma figura, posso até desenrolar, mas por enquanto não vou ficar correndo atrás de mais. Ou será que estou gostando tanto assim dessa Índia que não estou querendo saber de outra? Preocupante!

É isso! Vamos com tudo para o próximo mês.

4 comentários:

  1. Se não me engano você se refere ao fundo que tem um único imóvel em Macaé no Rio de Janeiro que a Petrobras está saindo do prédio. O problema daquele fundo é que o edifício não está bem localizado, a região não é dinâmica e desenvolvida ao ponto de ser fácil encontrar um locatário para substituir a Petrobras e mesmo que encontrado dificilmente será um contrato tão bom.

    É por isso que gosto de fugir de FIIs de um ativo só.

    Eu apoio sua decisão de comprar um novo carro, é claro que é mais econômico ficar com o carro antigo (fora que é quase tabu ter um carro aqui na blogosfera), mas pense que é preciso sair de casa sem essas preocupações que você está enfrentando e carros mais novos oferecem mais segurança é só comparar testes de colisão entre veículos 2021 e de 15 ou 20 anos atrás que será perceptível para um leigo a diferença.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PI
      Isso! FII com único inquilino é problema. Ainda mais com essas características que você citou.

      O que me fez tomar essa decisão da compra do carro, também, foi o custo de manutenção e remanutenção. Por exemplo, fiz o motor, mas não ficou bom. Provavelmente vai ter que mexer novamente no motor. Isso vai nos desgastando!

      Quanto a segurança, bem verdade. O carro que estou olhando tem airbag de cortina e abs. Coisas que no meu não tem!

      Abraço!

      Excluir
  2. Fala, C&P, blz?

    Eu ia comentar do prédio em Macaé da Petrobras, mas Poupador ja comentou.

    Só lembrando que valor é uma coisa subjetiva, o vendedor tem um valor; o comprador, tem outro, só há negócio qd tem interseção nessas 2 faixas de valor.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai Neto!
      Aí é que tá o problema dos FII. Os outros vendedores acabam precificando a cota. Diferentemente de você ser dono por inteiro de um imóvel. Você que dita o preço do conjunto todo. Quando se tem muitos donos o preço da maioria prevalece.

      Abraços!

      Excluir