sexta-feira, 8 de abril de 2022

Fechamento MAR/2022: R$ 476.017,97 (5,26%)

    Que delícia de fechamento! Quem diria! Na verdade a gente sempre espera uma recuperação dos ativos quanto antes, mas foi algo tão repentino. A conjuntura está sendo favorável ao Brasil. Como um dos grandes exportadores de comodities, está colhendo os frutos da valorização delas. Também tem a questão dos juros Brasil que está alto, atraindo investidores. Parece que somos o segundo pais com maior juros reais. Apesar dos problemas do nosso pais, vale a pensa correr esse risco face ao prêmio pago.


Sem aportes no mês! Gastei uma grana boa para regularizar o meu carro velho para passar na inspeção do GNV. Precisei trocar o catalisador depois de descobrir que "furtaram" um componente dele quando fui fazer o motor há alguns meses atrás. E também já tinha descoberto, em manutenções anteriores que algum mecânico tinha trocado meus bicos injetores. Ou seja, se for fazer pequenos serviços no carro, tente ficar até terminar. Agora se for um serviço grande, só resta confiar mesmo. Alias, por mais que a oficina seja de alguém de confiança, o problema são os funcionários. Agora, pelo menos, o carro está em condições de ser vendido!

Por falar em carro, fiz uma trilha no início do mês de abril e chamei algumas pessoas, dentre elas, um colega de trabalho. Esse colega chegou com um(a) Toro Volcano diesel 4x4, linda! Logo minha mente me questionou, se ele pode por que você não pode? O cargo dele é o mesmo que o meu. Ele deve estar ganhando um pouco mais por questão de cargo comissionado ou algo do tipo. Mas mesmo assim, a minha mente me questionou. Fui pesquisar não só o preço do carro, como também a manutenção! São aproximadamente R$9.000,00 por ano com seguro, ipva e manutenção preventiva.  Logo convenci minha mente que não é para mim, por enquanto.

Qual carro podemos ter de acordo com os ganhos mensais? Ou melhor, qual carro podemos ter de acordo com as "sobras" mensais? Melhor assim, pois o indivíduo pode ganhar R$ 10.000,00 e no fim do mês sobrar R$ 1.000,00 depois de quitado todos os compromissos. Mas entendo que já tirei dos ganhos mensais tudo de contas recorrentes até a valores  de gastos com lazer. Para mim, isso traduziria uma sobra. 


Fui conservador quanto as manutenções e coloquei um valor acima. Vejam o custo mensal de acordo com o valor do carro. Considerando que já tenha o valor para comprar o carro a vista, e não vai financiar, até quanto por cento da sobra mensal é prudente comprometer o orçamento com o veículo? 


Pelo visto, quem tem sobra de R$ 1.000,00 teria que comprar um carro de menos que 50k, mas o problema que carros mais baratos são mais velhos e requerem mais manutenção. Para o meu perfil, um gasto de até 20% das sobrar seria mais prudente. Temos que lembrar que ainda vem as despesas com combustível, que está nas alturas.

Como pode-se observar, é uma resposta bastante individual, mas o que importa é que tem que se trabalhar com a sobra dos ganhos, para que os gastos com o carro não comprometa as outras despesas, inclusive com lazer.

Social

Relacionamento com a Índia tá massa! Ela colocou o DIU (dispositivo intrauterino) que libera um hormônio, então ele não vai servir apenas com contraceptivo. Mas mesmo assim continuamos usando preservativo. Vai que o DIU esteja fora do lugar. Sei lá! Inclusive, minha irmã engravidou mesmo usando o DIU, pois ele saiu do lugar. 

Tenho gravado as trilhas e postado no YouTube. Oh negócio que dá trabalho! Cheguei a assistir uns vídeos das formas que se monetiza. Interessante! Nem imaginava! Por exemplo: uma empresa pode me fornecer um produto para eu fazer um review; posso mandar vários e-mails para pousadas e fazer anúncio delas durante as viagens; sugerir cupons de indicação. Não precisa ganhar apenas com os view dos vídeos. Mas, claro, você precisa ter mais visibilidade, até para fazer as propostas para os fornecedores, e eles perceberem que existe uma boa relação de ganho nelas.

Como estou editando os vídeos, acabei comprando um monitor de 29' ultra widescreen para facilitar a edição. Vou montar um setup bacaninha que me dê conforto. Vai melhorar tanto na produtividade quanto no entretenimento. Depois vou comprar um mouse sem fio, teclado com fio, suporte para notebook ficar fechado, e um suporte articulado para o monitor. Quero deixar algo assim:

 

Só que com os fios escondidos.

Bom
É isso,
Até mais!










11 comentários:

  1. CeP, parabéns pelo crescimento no patrimônio.

    Interessante a análise sobre custo do carro. Sigo a regra de bolso de que o carro deve ter valor máximo de 10% do patrimônio investido. E isso chega próximo dos valores que você mencionou.

    Sucesso,

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JD,
      Obrigado!

      Quanto ao carro, são duas vertentes, porém se convergem. O valor do veículo e os custos para manter. É prudente o veículo representar um valor pequeno face seu patrimônio. E se essa regra seguir, consequentemente os custos de manutenção dele vão representar pouco no seu orçamento mensal.

      Abraço!

      Excluir
    2. É JD... com carro popular zero a 70K, tá difícil obedecer as regras dos 10%... é focar no usado mesmo, rs.

      Excluir
    3. Tudo aumentou de preço. Não é possível uma IF ou semi IF com os mesmos valores de 3 anos atrás.
      A verdade é que empobrecemos, e quem está na escada rumo a IF desceu alguns degraus.

      Excluir
    4. Bem verdade isso! Esse é o grande medo de quem já está na IF. O negócio é não parar de trabalhar, nem que seja com algo que goste.

      Excluir
  2. Caminhando e Poupando,

    Gostei do estudo que fez sobre a compra do carro, eu falo por experiência de ter um carro próprio e que consome uma parcela maior do que eu gostaria da minha renda. Mas é o tipo de luxo que preciso me dar, além é claro de que no interior é sempre uma necessidade diante da distância e a ausência de transporte intermunicipal.

    Nesse negócio de ter ou não ter carro (pode substituir pela questão de imóveis) eu já desisti de encontrar a resposta certa.

    O que acho válido é questionar o quanto se gasta nisso: conversando com um colega meu esses dias, comentei que achava loucura ver a galera aqui do interior gastando 300k em caminhonete. É loucura! Com uma grana dessas dá para comprar um carro confortável que vai atender bem a necessidade e investir no restante em negócios, gado, agricultura ou até na bolsa e ter um bom retorno. Fora que o roubo de caminhonete é quase certo aqui no interior.

    Muito interessante também esse relato sobre monetização no Youtube, sempre gostei de vídeos e gostaria de produzir alguns só para falar sobre alguns hobbies que tenho, mas não entendo porra nenhuma de edição de vídeos e etc. Boa sorte no projeto.

    Abraços,
    Pi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PI

      Sendo homem solteiro e a depender de onde o cara mora, é muito difícil não ter carro. O que temos que nos controlar é qual carro ter.

      Esses pessoal que citou de possuir camionetes de 300k, é questão de perfil e controle financeiro. Se eu fosse muito rico, acho que não teria carro muito chamativo. Acho que o carro em determinada faixa de preço vai te trazer conforto, e que acima dessa faixa, vai ter conforto da mesma forma.

      Edição de vídeos, com o básico já da para fazer muita coisa. É só cortar os trechos e ir juntando. O que pega na edição é que o computador tem que ser um pouco potente. Mas por enquanto estou fazendo por lazer. Na maioria das vezes que faço trilha de bike, gravo a resenha da turma.

      Vlw
      Abraços!

      Excluir
  3. Fala, C&P, blz?

    Esse lance de monetizar conteúdo, acho que ja vi o Blog d'uó falando sobre. Tenta primeiro, antes de cobrar, fazer permuta: produto de graça pra fazer análise, ou desconto na pousada pra fazer postagem marcando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NFVB,
      Sim! Tem muitos canais que falam sobre. Mas tenho poucos inscritos, comecei agora, e nem sei se vou dar continuidade. Só achei curiosa a forma de troca.
      É até tendencioso algumas avaliações. E olhando por essa ótica dá até para entender. Teve um canal avaliando um mouse, que no final o cara falou que valia a pena comprar pq o mousse era baratinho. Fui ver o preço R$300,00. Cê tá doido!

      Abraço!

      Excluir
  4. CP, parabéns pelo resultado incrível em Março.

    Eu curto muito motos, alguns colegas meus têm comprado motos e feitos vários rolês animais, confesso que tem me coçado muito a mão pra ir e comprar uma também. Mas aí eu lembro o quanto isso vai impactar no meu plano (e ia impactar muito), além dos riscos inerentes por morar na Banânia. Sigo sem carro/moto.

    Se eu conseguir arrumar um emprego que eu ganhe pelo menos 60% a mais do que ganho hoje, aí talvez uma motoca não cause tanto estrago no plano, além de proporcionar um enorme prazer.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engenheiro,
      Moto te dar uma liberdade muito grande. Sem contar em novas "amizades" que pode fazer. Curto moto, mas preciso trocar de carro primeiro.
      Abraço

      Excluir