terça-feira, 5 de julho de 2022

Fechamento JUN/2022: R$ 378.302,19 (-3,11%)

 

Saudades da época de vacas gordas da bolsa, onde tudo subia, escolher ativos era um mero detalhe. Estou tomando uma porrada dela. O bom é que próximo mês voltarei a aportar com os preços dos ativos mais descontados, mas lembrando que não estão descontados atoa, estão diante da nova realidade. 

Para aqueles que estão iniciando a jornada dos investimentos, é uma excelente oportunidade. Basta entrar em ativos resilientes e passar pela crise para obter boas rentabilidades no médio prazo.

Tinha como pensamento que diante da inflação, apenas a correção dos preços dos produtos e serviços por parte das empresas devido ao aumento dos custos, neutralizaria os prejuízos nos resultados da mesma. Ledo engano! Embora as empresas ajustem seus preços, as vendas e prestação de serviços acabam caindo, pois o poder de compra da população diminui. Consequentemente, algumas coisas deixam de ser adquiridas, exceto as coisas essenciais. 

Milhas

Teve um fala por parte do presidente da Latam quanto as práticas de venda de milhas, reforçando que são contra essas práticas e informando as consequências caso os usuários descumpram o regulamento. 

Embora as companhias aéreas proíbam a  vendas das milhas,  a justiça geralmente dá ganho de causa aos usuários. 

Milhas são obtidas de diversas formas, e umas delas é comprando. Imagine você comprar algo e não poder vender? O mais interessante é que graças aos programas de pontos e milhas as companhias aéreas conseguem fazer caixa com aquelas pessoas que compram para obter um rendimento mais para frente, pois quem em sã consciência  vai comprar um monte de pontos por ano para apenas usar em viagens? Acredito que tenha uma parcela de clientes que realmente apenas viajam com os pontos/milhas, mas existe uma boa parte que faz como investimentos.

As companhias aéreas acabam fazendo caixa, pois as promoções demoram de acontecer, e esse grupo que apenas investe em pontos/milhas espera determinados momentos para fazer  as transferências ou outras estratégias de compra para depois vender. Então nesse prezo, seu dinheiro fica preso com eles. É como se fosse um empréstimo. Fiz alguns cálculos por cima e vi que adotando algumas estratégias dá para fazer uns 17% em 4 a 5 meses. O grande problema aí é essa porcentagem em cima de um valor não muito expressivo, pois eles limitam os valores das transações, justamente para a galera não ganhar muito com isso. Tem gente que acaba usando outros CPFs para conseguir transacionar com maiores valores.

E acho que esses programas de pontos salvaram muito as companhias nessa pandemia, pois tiveram muitas promoções para captar dinheiro. Como disse: para eles, é mais uma forma de financiamento. 

Não acho uma boa estratégia proibirem aquilo que financia indiretamente a atividade deles. Seria como dar um tiro no pé.

Relacionamento

A índia

Não sei se é fertilidade da minha mente, mas estou achando que a índia está dando indícios de desinteresse ou talvez seja apenas os shit test que as mulheres costumam fazer nos relacionamentos.

Só para contextualizar, todos os dias nos falamos pelo whats, porém são conversas curtas em que normalmente não se demora para responder. Numa determinada quinta feira a noite, aproximadamente 20h mandei uma mensagem perguntando algo, e ela só me respondeu no dia seguinte, alegando que pegou no sono. Fiquei de orelha em pé porque na cidade estava tendo festa na rua. Em outra vez já aconteceu de uma sexta feira a noite, porém cedo, ela não responder e no outro dia dizer que pegou no sono também. 

Confesso que nessas ocasiões acabo entrando na frame dela, e fazendo a mesma coisa, meio como resposta. Talvez isso seja infantilidade da minha parte. 

Sabemos que o tempo de resposta de uma mensagem demonstra interesse ou não na pessoa. Quando é algo pontual, não seria sinal de nada, mas quando algo se torna frequente, aí eu já acho estranho. Mas não foi só isso.

Pois bem, meio de semana tomei outro vácuo. E como resposta passei a demorar também nas respostas e me tornando mais frio. Dois dias depois, na madrugada do feriado de corpos christi, ela me manda foto no whats com os colegas do trabalho, tinha homem e mulher, dizendo que estava tomando umas cervejas na casa de uma das colegas, a última mensagem foi as 2:50 am. Não gostei! Outra coisa que não gostei foi de ver ela sob efeito do álcool no meio da rua fazendo os stories. Não que eu seja conservador, mas nem eu que sou homem me exponho assim nas redes. Ela tem dois insta, um oficial e outro mais da zueira. Ela postou no insta da zueira. Mas mesmo assim acho muita exposição, sem contar que também acaba meio que me atingindo pois mais cedo ou mais tarde aqueles amigos delas vão me conhecer, ou não né?

Quanto a bebida, não tenho nada contra mulher quem bebe. Mas a partir do momento que está namorando, beber a ponto de ficar alterada, é bom fazer isso só com o namorado, pois a bebida deixa a pessoa muito vulnerável e pessoas de má índole podem se aproveitar. E outra, homem só disponibiliza, na maioria das vezes, seu tempo para duas coisa: sexo e dinheiro. Os rapazes não estavam ali atoa. Não estou querendo dizer que tenha acontecido, mas se a mulher der mole, o homem vai partir para cima.

Quase 1 ano de relacionamento, não me lembro dela ter apresentado esse comportamento. Aliás, uma vez ela saiu com as amigas e me falou quando já estava no rolê, mas voltou cedo para casa pois tinha trabalho no dia seguinte.

Mas o que ela fez foi um shit test. As vezes mulheres fazem shit test para saber o grau de confiança do cara. Para quem não sabe, shit test, são testes de comportamento feminino perante o parceiro para ver até onde o homem suporta determinadas situações e quais atitudes eles tomam. E a partir disso, ela julga se aquele homem é "digno" de estar ao lado dela. Isso é uma bosta para os relacionamentos do ponto de vista racional. Mas como as mulheres não são racionais, fazem isso sem pensar.

Voltando ao fato, cheguei a mandar uma mensagem por whats terminando o relacionamento, no calor das emoções. Vacilei porque acabou demostrando imaturidade minha. Mas durante o dia, depois de muitas trocas de mensagens, principalmente por parte dela, resolvemos conversar pessoalmente.

Resumindo, ela disse, claro, o que houve não foi nada demais alí, que eram apenas amigos, chegou a pedir desculpas que a intenção não era me atingir (mas senti que não foi genuína) e pelo fato de não conversamos antes o que não deveríamos fazer no relacionamento, ela se sentiu confortável em mandar para mim as fotos, imaginando que não me chatearia. Aposto que se eu fizesse a mesma coisa ela não iria gostar, inclusive esse foi um dos meus argumentos. Mas a mulher nunca vai confessar que errou. Deixei claro que se fosse para acontecer novamente, eu não permaneceria no relacionamento. 

Na verdade, minha confiança acabou diminuindo (e que nem devemos confiar assim em outra pessoa). 

Incrivelmente, a Índia falou que sente ciúmes da professora, porque já viu umas fotos minhas com ela nos stories. Por isso acho que o que ela fez foi um shit test, pois ela em parte me espelhou, pois no início da mesma noite, que a índia saiu com a turma do trabalho, eu tirei uma foto com a professora e outra colega na academia e postei. E ela fez a mesma coisa, tirou uma foto com dois colegas e postou, só que também fez questão de me mostrar que estava bebendo. Então juntou a questão das demoras nas mensagens e a foto com a professora para ela fazer esse shit test.

Qualquer coisa parto para a professora da academia. No meu pensamento o homem tem que ter o plano B para não sofrer por só focar em uma mulher.


Até mais turma!





13 comentários:

  1. CP, eu nunca me aprofundei nesse tema de milhas mas já vi gente que realmente faz grana com isso (muito provavlemente utilizando de esquemas como você citou no post, por conta das travas que existem).

    Quanto ao rolê com a Índia, cara, a confiança é a base de TUDO. Se esse episódio abalou sua confiança nela, você tem um bom problema pra resolver. Vou te dar o meu exemplo: meu relacionamento anterior foi uma tragédia pois eu simplesmente não confiava na minha namorada (mas claramente eu tinha motivos pra isso). No relacionamento atual com a Alta eu confio muito nela. Nós nem nos falamos todos os dias por mensagem, e é bem comum ela demorar bastante pra me responder mensagens. Como há bastante confiança, essas coisas acabam não fazendo diferença pra mim, mas sem dúvida se eu não tivesse uma boa confiança nela isso seria motivo pra causar problemas no relacionamento.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engenheiro
      Acho que quem ganha mais dinheiro com milhas é quem vende cursos na internet. Dá para tirar um pequeno dinheiro, não muito, por causa das travas.

      Quanto a confiança, na verdade já passei por experiências não muito boas, e isso acaba mexendo com minha cabeça quando vejo alguns padrões de comportamento. Sem contar que, falando a verdade, no meu pensamento não dá para confiar 100%. Mas não devemos se preocupar assim com aquilo que não controlamos. Mas podemos sair do jogo quando perceber o erro.

      Essa questão de demorar de responder, não vejo problema não, desde que tenha contexto. Não é toda hora que temos disponibilidade de ficar respondendo.

      Abraço!

      Excluir
  2. Fala CP. Sou um o anon "redpilado".
    Bolsa: Bolsa brasileira tá complicada, aliás a economia em geral está muito instável, difícil tentar fazer qualquer previsão.
    O pior é que as eleições se aproximam e com elas muitas especulações e boatos dos mais variados.
    Minha intenção e não estar posicionado em ações a partir de meados de Agosto. Tomara que meu planejamento dê certo.
    De Agosto pra frente a coisa vai ficar totalmente especulativa.

    Índia: Só você tem o feeling da situação que tá vivendo, eu não gosto de dar opinião em relacionamento de nenhum tipo e de ninguém, porque a sua persepção não vai ser parecida com a de outra pessoa.
    Mas vale a pena comentar uma coisa: A índia pelo que você falou é bem mais nova que você.
    A idade não é totalmente determinante no que vou apontar, mas tem sim um certo peso.
    Um ou uma pessoa de 20 a 23, 24 anos costuma ter alguns comportamentos e parâmetros diferentes de pessoas com 30 e poucos anos pra cima.
    Existem pessoas com 20 anos com comportamento mais centrado, discreto etc, mais próximo a alguém bem mais velho, mas geralmente não é assim.
    A índia talvez esteja numa fase que pra você provavelmente já passou, se é que existiu.
    Ela deve ter contato imagino eu com outras pessoas da mesma faixa etária, onde é bem comum esse comportamento de esposição em redes, e essas bebedeiras.
    Eu não fui e não sou assim, mas entendo que não faço parte da maioria e para ter um relacionamento com alguém de perfil diferente do meu há alguns ajustes a fazer, do contrário é difícil, por essas e outras sou solteiro.
    Enfim, você já está com ela a um certo tempo, já tá passando ou passou aquela fase que a pessoa pode sustentar uma máscara.
    Veja como as coisas se desenrolam, só assim pra tomar uma decisão mais adequada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Redpilado
      Eu gosto de estar exposto o tempo todo a bolsa. Agora confesso que meus aportes em renda fixa acabam diminuindo e pesando mais para renda fixa. É uma questão de psicológico para buscar a proteção.

      Verdade! Só quem está dentro de uma relação sabe o que está passando. Mas uma coisa é certa, se algo te tira o sono constantemente, aí já não tá legal. Já nos acertamos. As vezes acho que não era para eu dar esse ultimato. Já temos um tempo considerável, e como vc bem disse, já dar para ter uma noção como a pessoa é. E por isso eu percebi que esse comportamento foi atípico. Mas para mim o que ela fez foi shit test.

      Abraço!

      Excluir
  3. Fala, C&P.


    Como dizem... crise é pior que divórcio, metade do meu patrimônio vai embora e a mulher ainda fica em casa. rs

    ResponderExcluir
  4. Fala, C&P. Não sou muito de comentar, mas sempre busco ler as postagens de outros blogs. Sobre esse caso da índia, acho que pode ser insegurança com ciúmes. Sobre traição, é muito mais fácil pra mulher trair do que o homem, por isso a desconfiança é grande por parte dos homens, mas, construir uma relação de confiança mútua leva tempo, com o tempo vocês vão se conhecendo melhor.
    Sobre a inflação, ela prejudica bastante as empresas, ao mesmo tempo que rouba o poder de compra da população, além de aumentar indiretamente a quantidade de impostos a ser pago, só é ver a tabela de IR que é bem desatualizada. Os efeitos da inflação vão muito além do preço, mas afeta até a qualidade dos produtos e/ou quantidade.E como você disse, as empresas acabam sofrendo mesmo, a demanda vai diminuir pela falta de poder de comprar e crédito barato. Sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mendingo
      Vejo relatos de casos de mulheres ditas como fiés traindo os maridos devido essa facilidade de se esconder. O grande problema é que já passei por uma traição e consumi conteúdos chamados redpill. Aí acabo pensando em várias possibilidades.

      Esses conteúdos mostram muitas coisas que acabam abrindo os olhos dos homens. Mas sabemos que temos que filtrar toda informação e ter a consciência que quando se está em um relacionamento, existe a possibilidade de traição, agora a pessoa só tem que ficar esperta.

      Isso, a inflação prejudica da cadeia produtiva até a ponta consumidora. Todos sofrem!

      Abraços

      Excluir
  5. Respostas
    1. Obrigado! Depois fui olhar a B3, e realmente a bolsa caiu bastante.

      Estou satisfeito com minha carteira.

      Excluir
  6. Você apresentou um excelente raciocínio sobre milhas. Confesso que eu pessoalmente não me importo com essas questões de milhas, hoje tenho um cartão do bancão muito bom e que me dá uma boa milhagem na teoria, mas na prática uso tão pouco que nem lembro de ficar conferindo no clube de pontos.

    Sobre o relacionamento, eu não entendo essa lógica de ter dois Instagrams.

    Não dou dar palpite na sua relação foi é você que está dentro dela. Se vocês conversaram e se acertaram e já estão vivendo uma nova fase, ok. Mas percebo que foram situações que te incomodaram e se voltar a acontecer eu talvez optasse por descontinuar a relação. Não é saúdavel ficar em uma relação cheia de coisas que te incomodam (e com razão) só por ficar.

    Abraços,
    Pi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PI,
      A contribuição em pontos do cartão é pouca diante dos outros meios que se faz para conseguir milhas. Mas é bom dar uma olhada. Porque vc pode comprar uma geladeira e no final das contas ter uma parte do dinheiro de volta, pois comprou de uma forma que te dava pontos e transformou os pontos em dinheiro lá na frente, por exemplo.

      Também não entendo. Era só utilizar o closefriends. Mas tem as publicações no feed que talvez ela queira que seja diferente um do outro.

      Nos acertamos. Mas relacionamento é assim. Vamos fazendo ajustes com o passar do tempo. Cada um vai cedendo.

      Abraço!

      Excluir