domingo, 11 de setembro de 2022

Fechamento AGO/2022: R$ 414.345,97 (3,13%)

Demorei, mas publiquei! Estava viajando e por isso não tive tempo para redigir o fechamento do mês. Desde que lancei o blog não faltei um mês com o fechamento. Não ia falhar agora, principalmente por ter voltado a aportar e o mês ter fechado no azul. Esse fechamento foi feito com os dados do dia 05.


Não venho acompanhando de perto a bolsa, e isso está sendo bom para mim, pois não perco tempo com isso. Ouço o básico da economia a nível macro. Estava ouvindo um podcast onde um dos entrevistados são donos de um fundo de investimento. O que os caras falavam tinha todo sentido. Achei superinteressantes as estratégias deles. Fui ver a rentabilidade do fundo, não é que minha carteira batia na deles?

Bem verdade que algumas estratégias requerem maturação, mas quando falamos de fundos com valores altos, fica difícil tomar determinadas ações devido ao grande volume de capital que deve deslocar de um ativo para outro. Por exemplo: eles não conseguem fazer grandes aportes em small caps, pois o valor de mercado é menor do que o valor pretendido a ser investido.

Por outro lado, tem aquela história de que dentro das maiores rentabilidades na bolsa, tinha carteira de investidores que já morreram ou que esquecerem que investiram. Então entendo que as vezes o básico, aporte constante, e tempo vai te trazer resultados muito bons perante a muitos fundos com muitos profissionais qualificados. Sem contar que deve ser uma cobrança muito grande deles em ter que performa acima da média para entregar resultados e trazer mais cliente. Talvez isso acabe por pensar em estratégias mirabolantes em busca de resultados.

Inclusive, teve um fundo, nesse caso já é outro, que perdeu cerca de 90% de valor, por terem adotado estratégias erradas. 

Não quero medir minhas estratégias com a deles. Na verdade, minha estratégia é não perder dinheiro e e se possível ter rentabilidades superiores a inflação. Meus investimentos são conservadores e atualmente busco diversificar.  Mas isso me chamou a atenção! 


Viagem

Rio de Janeiro

Como tinha dito na postagem anterior que ia para Colômbia, a viagem se concretizou, mas antes passei 3 dias no Rio de Janeiro, capital. A cidade é muito bonita, pelo menos a parte turística. O Rio tem a fama de ser violenta, mas o que pude perceber e que os moradores de lá falam é que a parte turística de fato tem uma relativa segurança. Vi muitas viaturas nas avenidas fazendo patrulhamento. 

Fomos em 5 pessoas. Ao invés de alugar um carro, transitamos de Uber, pois um dos nossos medos era entrar em uma rua errada e cair em local violento. Um dos motoristas falou que no Rio de Janeiro tem o lado seguro e o outro mais violento. Mas em toda cidade tem essas duas faces. O problema é que é passado nas mídias a imagem do Rio de Janeiro violenta como toda. Pelo menos não tive essa impressão.

Como éramos 5, alugamos um AP pelo AirBnb, e a diária ficou fina para cada um. Quando se viaja em gurpo, acho a melhor solução, pois geralmente dá para pegar um local bacana, com localização boa e quando dividido por todos, preço em conta. O único contra é que não tem café da manhã incluso, mas isso é o mínimo, é só preparar, coisa que não toma muito tempo e nem é caro.

Embora 3 dias parecessem poucos, fizemos os principais passeios, e o que mais curtir foi o de helicóptero. Maluco! Que sensação deliciosa. Foram 9 minutos, e paguei R$ 450,00. Achei caro, mas tinha vontade de fazer, e a experiência foi muito boa. Um sobe e desce da zorra. Frio na barriga! Despois que andei de helicóptero, turbulência no avião é fichinha.  Já posso riscar da minha lista de desejo andar de helicóptero kkkk

Uma coisa que venho reparando são as práticas de preços para turistas internacionais. Alguns passeios tinham preços maiores para turistas internacionais, porém tinham preços bem mais em conta para moradores do Rio.

Colômbia

Demos mole logo no aeroporto daqui no Brasil. Fizemos um péssimo câmbio. Recomendo fortemente fazer uma parte do câmbio no aeroporto de destino, só para pagar o transporte, e depois no centro da cidade de destino fazer o restante do câmbio. Tem um aplicativo da western union que faz esse meio de campo. Você envia para a western union e depois procura uma loja credenciada para sacar o dinheiro enviado. 

Outra coisa que observei é que o câmbio do cartão de crédito, ou seja, o câmbio oficial, na maioria das vezes vai desfavorecer o turista. Em alguns países tem um câmbio paralelo, onde a cotação é mais vantajosa para os viajantes. Mas temos que tomar cuidado com notas falsas. Por exemplo: o câmbio oficial da Argentina na data que escrevo este texto está 1 real para 27,45 pesos, ao passo que pela western union está 1 real para 54,72. Olha que discrepância!

Passamos 2 noites em Cartagena e 2 noites em San Andres. O que pude perceber é que embora a moeda deles é cheia de zeros, o real não tinha tanto poder de compra fazendo a conversão, talvez por está hospedado em uma região turística.

Nessa cidade tinha muitos vendedores ambulantes, que insistiam muito para que comprássemos quaisquer coisa deles. Tinha visto uns vídeos onde os turistas avisavam disso, mas não imaginava que insistiam tanto. Teve uma hora que ao sentarmos na mesa na praia, vieram uns 4 de uma vez só. A gente dizia não, mas eles insistiam, a gente querendo dar continuidade na nossa conversa, mas não conseguia. 

Percebo que eles são necessitados! Por falar em necessitados, algumas lojas vendendo camisa de Pablo Escobar. Parece que a galera gosta dele por lá. Camisas com a foto dele e a frase: el patron. Curioso!

Em termos de beleza, é uma cidade histórica, as praias mais bonitas são mais distantes. A praia que fica na cidade mesmo não é muito atraente. O bacana de lá são as ruas coloridas e as construções naqueles modelos antigos lá que não sei o nome, arquitetos que devem manjar.


Já na Ilha de San Andres, a pegada é outra. Cidade arrumada. Tudo muito novo! Praia mesmo, com parte de areia são poucos trechos, pois normalmente são rochas depois vem o mar. Mas as águas de lá são clarinhas. Fizemos uns passeios de lancha visitando outras ilhas pequenas ao redor. Sensacional!

Tinha assistido no YouTube alguns canais que falavam que os preços lá eram mais em conta, por se tratar uma zona livre de impostos, mas não senti isso também não.

A língua local é espanhol, porém eles falam muito rápido, e eu não estudei espanhol, assim tive um pouco de dificuldade. Mas nada que paciência e falar devagar resolvesse. Tentei falar inglês com algumas pessoas, mas era difil encontra alguém que falasse inglês. Não que eu fosse fera no inglês, mas tenho uma base melhor porque estudei um pouco. Inclusive preciso voltar aos estudos de línguas.

Bom, tenho até mais coisas para falar sobre vida pessoal, mas vou deixar para o próximo fechamento. Já falei demais aqui. 

Até o próximo fechamento!




9 comentários:

  1. Bela viagem CP! Dá uma olhada neste texto pra se preparar para sua próxima viagem e não cair nas armadilhas do câmbio: https://www.viajenaviagem.com/cartoes-de-debito-contas-internacionais/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. InvestIF
      Já conhecia esses cartões, mas como tinha dito, tem um câmbio paralelo que a cotação é mais favorável ao viajante.

      Se eu fosse usar o cartão, mesmo sendo de débito, na Argentina, por exemplo, iram usar a cotação oficial. E a cotação oficial por lá não é nada boa. Talvez na Colômbia funcionasse melhor. Acabei deixando para cima da hora, e não fiz o cartão de débito. Tenho até direito no C6 conta global.

      Parece que quando o país está em crise, o câmbio oficial se descola da realidade, devido as medidas para evitar fuga de dinheiro.

      E tem outro detalhe, lá na Colômbia, não era todo lugar que aceitava cartão não.

      Mas de qualquer forma o cartão de débito é uma segunda alternativa, depois do dinheiro em espécie.

      Abraço!

      Excluir
    2. Quanto tem câmbio negro a coisa é diferente mesmo. Veja neste outro artigo que pra Argentina tem uma solução específica além de usar cash: https://www.viajenaviagem.com/destino/buenos-aires/que-moeda-levar/

      Excluir
    3. Bacana! Eu conheci a WU depois que cheguei da viagem.

      Excluir
  2. Rapaz, viajar é uma das melhores coisas da vida mesmo. Não conheço nada aqui na América do Sul ainda, mas tenho vontade de conhecer o Chile, Uruguai e a Patagônia Argentina, hehe!

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engenheiro,
      Viajar é uma delícia. Vc sai completamente da rotina. E sente que o seu trabalho e seus esforços diários estão valendo a pena.
      Argentina por agora é uma boa pedida. Nossa moeda está valorizada perante a deles.
      E o bacana dessas viagens, é que se vc viajar sozinho, vc acaba conhecendo mais pessoas. Força a comunicação, mesmo com barreiras da língua.
      Abraço!

      Excluir
  3. obrigado pelo relato
    pais comunista é isso aí

    "dentro das maiores rentabilidades na bolsa, tinha carteira de investidores que já morreram ou que esquecerem que investiram. " - triste verdade, hehe

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me atentei a perguntar que partido político e por quanto tempo estão no poder. Mas para mim os sistemas têm que ser misto. Os extremos não são bons.

      Abraços!

      Excluir
  4. CP, parabéns pela evolução.
    Deixa eu te perguntar, eu tenho uma viagem marcada para março do ano quem para Colômbia, na sua opinião é melhor fazer o câmbio no aeroporto de lá?

    ResponderExcluir