domingo, 2 de outubro de 2022

Fechamento SET/2022: R$ 424.201,06 (-0,03%)

Embora minha rentabilidade tenha sido negativa, considero um bom resultado, pois os meus ETFs lá do exterior estão em queda brutal. Não posso esquecer que são nesses momentos que potencializamos nossos ganhos. Afinal, estou aportando em um índice, onde, historicamente, ele tende a subir com o passar dos anos. O índice já tá batendo récord de queda nas últimas 52 semanas. 


Corretora no Exterior

Por falar em investimentos no exterior, abri uma conta na Interactive Brokers. Eu já queria abrir uma conta nela, mas os custos me impediam. Hoje ela só cobra a corretagem. Claro que tem outros custos para outras fases ou estratégias de investimentos, mas para mim que só quer aportar, os custos são os de corretagem, USD 5,00. O grande diferencial, ao meu ponto de vista, é que ela tem acesso ao mercado mundial, várias bolsas espalhadas no mundo. Atualmente estou aportando em um ETF da Irlanda que replica o S&P500, mas que não distribuem os dividendos, assim não sou tributado por agora na minha fase de acumulação. Os investimentos são em dólares. 

Outro motivo é que queria ter mais uma corretora, pois se der algum problema em uma, tenho a outra. No Brasil, os ativos ficam custodiados na B3, mas lá fora ficam custodiados em nome da corretora. Assim posto, quis pulverizar esse risco.

Corretora no Brasil

Tinha uma conta na XP Investimentos, mas na época encerrei, pois os custos eram altos, mas agora tentei reativar pois os custos baixaram, teria mais uma opção de renda fixa, e eles ofertam um cartão de crédito bacana, aí fiz a solicitação, mas não obtive êxito. O estranho é que uma equipe de lá de dentro entrou em contato comigo me oferecendo assessoria de investimentos "gratuita". 

Conversa vai conversa vem, falei quanto de patrimônio tinha mais ou menos, e percebi que eles queriam era que eu trouxesse todo meu patrimônio para a plataforma deles. Sem contar que muito provavelmente a assessoria deles seria tendenciosa aos produtos da XP.  Falei que estava com a conta inativa, mas falaram que iam providenciar reativar o quanto antes, mas depois que disse que não tinha interesse em transferir meus ativos para a XP, que queria apenas fazer novos aportes de acordo com as oportunidades da renda fixa, nunca mais entraram em contato comigo, tampouco ativaram minha conta.

Cartões de Crédito

Já comentei em outras postagens sobre as vantagens de se usar o cartão de crédito de maneira inteligente, pois eles nos trazem ótimas vantagens, principalmente os ditos cartões blacks. Na viagem do mês passado acessei 3 salas VIPs. Isso nos traz um conforme enorme, pois têm conexões que demoram demais, e além do conforto essas salas têm alimentação gratuita e banheiro para banhos. 

Esse mês vi uma promoção do Santander com anuidade vitalícia para aqueles que solicitassem e fossem aprovados em determinado período. Solicitei um cartão de uma bandira que não tinha e fui contemplado. Esse cartão vai me dar mais chances de encontrar uma sala VIP nos aeroportos conveniado a ele, pois na última viagem tive uma dificuldade em alguns lugares para achar sala VIP com parceria com meu cartão.

Atualmente concentro todas as minhas compras apenas em um. As vezes compro em outro, pois me dá o benefício de garantia estendida. Mas todos os meus gastos estão lançados em uma planilha e controlados!



Esse fechamento foi rápido mesmo. Até mais!





6 comentários:

  1. Boa noite CP! Ótima época para entrar no mercado internacional...os ativos estão bem baratos! Boa sorte! Sobre a assessoria da XP realmente é bem tendenciosa, mas não dependendo do seu assessor pode ser uma boa segunda opinião...tudo depende da pessoa...Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VVI,
      Eu já venho investindo no exterior. Só abri mais uma conta em outra corretora.
      A gente tem que saber filtrar as informações com esses profissionais. Principalmente em se tratando de títulos de renda fixa ofertados por eles.

      Excluir
  2. CP, ótimo aporte hein.

    Eu tentei me cadastrar nessa promoção do Santander e simplesmente não consegui (o site estava absolutamente imprestável). Achei que fosse mais uma daquelas promoções pra ''ingles ver''.

    Quanto às salas VIP eu também pretendo aproveitar na voagem que irei fazer (que será longa e com conexões). Com certeza será uma mão na roda.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engenheiro,
      Realmente deu trabalho para eu conseguir preencher o cadastro no site do banco. Mas insistir até que foi! Sala VIP é vida! A XP dá para quem investe nela a partir de 5k. 2 acessos.

      Abraço!

      Excluir
  3. CP,

    Gosto de ser minimalista nos investimentos e na gestão financeira. Eu tenho conta em um grande bancão brasileiro, uso a corretora do bancão e a Avenue para investir no exterior.

    Penso que não faz diferença pagar alguns reais de corretagem para ter um serviço estável e confiável. Consigo investir com paz e sem ninguém me infernizando.

    Em troca o bancão oferece a conta corrente gratuita e um ótimo cartão de crédito com direito a 1001x benefícios que nem sei listar.

    Acho estranho quando me pego conversando com alguns amigos e eles me contam que usam contas em 4 ou 5 bancos diferentes.

    Depois de um tempo descobri que o Bastter prega mais ou menos isso e concordo com ele quando ele diz que é questão de paz na vida.

    Abraços,
    Pi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo seu ponto de vista! Menos as vezes é mais! Porém, acho que quanto mais pesquisamos, entendemos como as coisas funcionam e seus riscos, a gente fica em busca de mitigá-los.

      Abraços!

      Excluir