domingo, 1 de janeiro de 2023

Fechamento DEZ/2022: R$ 450.407,18(0,08%)

 Aquele velho e bom fechamento mensal, mas analisando os benchmark. No geral, minha carteira acabou ganhando do Ibov. Quanto aos investimentos no exterior, também tive um desempenho melhor que um dos principais índices, o SP500. 

Estava pensativo o quanto os ativos estão na baixa e com uma melhora na economia os preços subirão. Por exemplo: tenho ativos de hidroelétricas, onde atualmente estão com 7% de yeld. Sei que é com base em histórico de pagamentos anteriores sobre o preço atual. Mas imaginando o cenário de baixa da selic e aquecimento da economia e sem crise hídrica, o preço desse ativo se corrigirá para cima, pois não teria lógica um ativo de RV pagar 7%, e a selic está a 6% ou até 7%. Isso me dá mais segurança em aportar neles.

Vejamos o embate minha carteira versus outros índices:

Carteira= 6,69

Ibov=  5,59

IPCA acumulado 2022= 5,90

SP500= -19,45

Poupança = 7,90

Selic acumulada 12 meses =  aproximadamente 12,39%

Definitivamente foi um ano para a RF. Mas mesmo assim, fico contente e grato pelas minhas escolhas. 

Esse mês, não aportei nada, pois estava na iminência de comprar uma moto. Estou pensativo na moto, pois trabalho em outra cidade, normalmente vou no carro do colega, mas como ganhei horário especial devido ao problema de saúde da minha mãe, então meu expediente encerra mais cedo, e não pretendo ir com meu carro pois gasta muito, sem contar que não é um carro para trabalho. Pensei na moto pela praticidade e economia.

Social

Viajei com a índia. Levei ela para conhecer uma região de muitas trilhas. Apesar de ter chovido 2 dias dos 4, deu para aproveitar o início.  Como sempre, aluguei um apartamento no airbnb. Parecia que tinham acabado de construir. Tudo novinho. Chega dava gosto. O utensílios domésticos de primeira qualidade. As vezes fico me perguntando se vale a pena alugar por diária no airbnb, ou alugar mensal da maneira tradicional mesmo. Tenho a sensação que é um corre corre, pois quando o hóspede sai do AP, você tem que fazer a limpeza e verificar se está tudo certo com o apartamento. Preparar para o próximo. Deve ter dias no meio da semana que não aluga. 

Nesse lugar mesmo, o dono estava me mostrando as outras kitnets que está construindo. Se ele está investindo, significa que está tendo lucro.

A vida é isso! Se puder viajar e gostar, viaje! Proporcione para você mesmos bons momentos, pois a vida no dia a dia são resoluções de problemas.

Pediram-me dinheiro emprestado

Tive um colega de trabalho que conheci há muito tempo a trás. Conheci em 2011. A gente saia muito para tomar uma cervejas e resenhar! Em 2011 paramos de nos falar, pois ele arrumou outro emprego. Desse tempo até 2020, nós não conversávamos sequer pelas redes sociais. No final de 2020 ele veio na minha rede social me pedir dinheiro emprestado. Antes de eu dizer que não podia ajudar ele, lembrei de uma vez em um bar que quando eu fui no banheiro e voltei não o encontrei. Tive que pagar a conta só. Depois desse dia fiquei cismado. Achei estranho depois de muitos anos sem contato, vir pedir dinheiro emprestado. 

Quando foi agora, em 2022, olha ele novamente me pedindo dinheiro emprestado. A última mensagem dele foi me pedindo dinheiro em 2020, aí agora me manda outra me pedindo novamente. Ou seja, nenhuma conversa entre esses dois pedidos. Não sei o que passa na cabeça dele. 

Ficou claro para mim que ele queria aplicar um golpe em mim. Ele sempre vê meus stories, mas não comenta nada, e deve pensar: esse tá com dinheiro. Mas o que me deixa curioso, como você tem a coragem de pedir dinheiro a uma pessoa que você não tem um mínimo de intimidade, e não conversa com a pessoa? E sempre que inicia uma conversa não é para saber com ela está, e sim para pedir dinheiro emprestado?

Até mais turma!






11 comentários:

  1. Fala, C&P, belezinha!

    Essa parada de dinheiro emprestado é complicado mesmo. Ja emprestei algumas vezes uns 10 mil e uns 100 mil pro meu irmão, todos me pagaram de volta.

    Nunca passei pelo q vc passou. Provavelmente tbm não emprestaria.

    Grande abraço e feliz 2023.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É complicado mesmo. Só devemos emprestar a alguém que vc veja que está precisando realmente, e que esse dinheiro não vá lhe fazer falta, caso o tomador não pague.

      No meu caso, esse colega é uma pessoa distante, e já tinha o jeito de não pagar.

      Abraços

      Excluir
  2. CeP,

    Se bem feita a alocação de ativos em Elétricas o grande risco fica apenas com uma canetada do governo. A única coisa que tenho fugido no setor é o setor de distribuição ao consumidor final, só tem pepino. Andei vendo dados da Light e é medonha a quantidade de receita desperdiçada.

    Airbnb deve ser um inferno se você mesmo tiver que controlar o imóvel, no geral o brasileiro médio é bem folgado e além de danificar o imóvel (apesar do reembolso), também é um ser porco e cheio de "jeitinhos". Confesso que se fosse para ter imóveis eu ia socar tudo em Imobiliária.

    Que cara de pau enorme desse cidadão em pedir grana pra alguém que ele basicamente não conhece. Tem alguma ideia ou palpite da finalidade?

    Ele é aquele perfil ostentação nas redes sociais ou fica pagando de riquinho?

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora as hidroeléticas estão diversificando. São poucas que são apenas distribuidoras. Exemplo tem uma empresa colocando o pé na geração e transmissão também. Acho que elas sabem o pepino que é somente distribuição. Por outro lado, a probabilidade de ganhos é maior devido ao risco.

      Abraços!

      Excluir
    2. Pois é! A rotatividade de inquilinos é absurda. E deve aparecer tudo quanto é tipo de gente.

      Quanto ao empréstimo, não me parece que seja para ostentar, pois no insta dele não tem ostentação. Acho que ele está colhendo o fruto de não ter se dedicado mais quando adolescente. Junto a isso um descontrole financeiro e psicológico também.

      Excluir
  3. Excelente resultado CP! Você foi um dos únicos que vi que conseguiu um resultado acima da inflação na rentabilidade. Emprestar dinheiro pra mim só se for uma pessoa muito próxima mesmo...Qualquer outra situação ao meu ver o ideal é enrolar e sair pela tangente...rsrs.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VVI,
      Acho que fiquei um pouco acima da inflação, pois tenho RF ipca + e meus ativos de RV já tinham tomado uma queda em 2021. Por isso não caíram tanto em 2022.

      Acho que devemos ser objetivo e não inventar muita coisa. Dizer que não pode e ponto. Não entrar em detalhes do motivo, pois dá margem a contra-argumentos.

      Abraços!

      Excluir
  4. Ótimos resultados, CP. Estou conhecendo os blogs da finansfera agora. Obrigado por compartilhar teus resultados.

    Eu também não emprestaria o dinheiro. Mas esse tipo de gente continua pedindo provavelmente pq tem gente que acaba cedendo. Aí vivem assim, pedindo até alguém dar... é a famosa lei das médias.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AMC,
      Bem vindo! Sei que vc terá muitas contribuições para a comunidade.

      Pois é! Talvez ele nem precise de dinheiro realmente. Pois não me disse a necessidade. Ou então é algo supérfluo.

      Abraço!

      Excluir
  5. O segredo é sempre reclamar da vida quando o assunto é dinheiro, ou então as cigarras não param de importunar as formigas que se prepararam para o inverno.
    Abraços e feliz ano novo.
    http://mendigoinvestidor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mendingo,
      Interessante a analogia. Só não acho justo a gente replicar algo que não está acontecendo. Afinal palavra tem poder! Então prefiro dizer apenas que não posso ajudar.

      Abraço!

      Excluir