terça-feira, 13 de junho de 2023

Fechamento MAI/2023: R$ 513.378,26 (-0,11%)

 Minha rentabilidade foi abaixo do que esperava, embora soubesse que o mês de maio costumeiramente sempre foi um mês difícil. Meus soltados (ações) tiveram uma árdua luta, mas acredito neles, e sei que o resultado vai vir no próximo mês. Na verdade já esta vindo, pois no momento que escrevo já houveram grandes valorizações. O dólar deu uma caída, e meus investimentos estão começando a ganhar peso lá no exterior. 


Quanto a medida provisória, percebi que o jogo pode mudar a qualquer momento, e se o governo disser que nossas economias devem ser entregue a eles, vamos fazer o que? Sei que é um extremismo. Muito se fala das criptomoedas, mas se for para para analisar, se for seguir a lei, temos que declará-las também. Caso contrario, estaríamos ocultando patrimônio do mesmo jeito. Como foi justificar a compra de um patrimônio, se no meu IR não constava nenhum valor que suporte? 

Como ouvi em muitos canais no Youtube, para os ricos, o caminho seria a saída fiscal definitiva. Essa galera tem um planejamento tributário na mão. Vão ficar onde tem mais segurança jurídica e economia estável. 

Esse atitude do governo, além arrecadatória, acredito que também é para desestimular a compra de dólar, evitando sua valorização. Seria mais interessante fortalecer nossa economia a ponto de preferirmos deixar nosso dinheiro aqui.

MP muito confusa.  Tomara que tenha ao menos emendas no Congresso para alterar esses pontos confusos e polêmicos. Imagina aí cobrar IR sobre variação cambial de pessoa física? E quando for variação para baixo, vai ter compensação de imposto para os próximos anos caso seja positiva?

Até mais!

9 comentários:

  1. Interessante, seus investimentos parecem descorrelacionados do restante da finansfera. Como dizem que seguir a manada é ruim, você deve estar fazendo algo certo :))
    O governos está com uma sanha arrecadatória inacreditável. Quanto mais o governo der sinais de dificultar investimentos no exterior, mais eu vou mandar dinheiro para fora. Deixar para mandar quando tudo der errado pode ser tarde de mais. Imagine perder uma vida de trabalho e poupança para um governo ladrão?
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MI,
      Meus investimentos estão relacionado com o dólar, pois tenho Weg e estou aumentando minha posição no exterior.

      Pois é. Não precisa nos prender nas escolhas dos investimentos. Tem que nos deixar livre nas escolhas.

      Abraço!

      Excluir
  2. Olá CP! Tudo bem?

    Realmente sua carteira tem resultados bem descorrelacionados com o restante da finansfera, eu por exemplo, estava negativo nos primeiros meses de ano e agora fiquei positivo. Poderia compartilhar as classes de ativos/setores que investe? Fiquei curioso.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá Bilionário!
      Uma boa parte dos meus ativos estão relacionados com o dólar. Como teve uma queda por agora, aí justifica essa variação.
      Meus ativos são:
      No Brasil
      Weg, Engie, Taesa, Equatorial, Itaú, Porto, Petz, CDB IPCA + 6,4.
      No exterior
      IWDA, CSPX, VT, CCJ, XLP. Porém desses ETFs do exterior, minha maior concentração é no IWDA e CSPX. Os valores dos outros são baixos.

      Abraço!

      Excluir
  3. CP, você investe apenas em ETFs lá fora?

    De fato comparei seus meses aqui com o da minha carteira e há uma boa descorrelação mesmo. Seu desempenho ano passado foi excelente perto do meu.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Engenheiro! blz?

      Lá fora só tenho uma ação, o resto são ETFs mesmo. Pretendo simplificar ao máximo. Gostaria de ter uns 3 ETFs apenas. Acredito que não preciso mais que isso para me proteger e ter uma rentabilidade boa no longo prazo.

      Abraço

      Excluir
  4. Colega, esse MP não vai passar da forma como está. É apenas uma brecha para repatriar recursos em 2023. Fique tranquilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon,
      Também pensei nisso! Pode ser também uma estratégia do governo em dizer à população que a parte dele foi feita para reduzir impostos sobre os mais pobres, mas a oposição barrou.

      Abraços

      Excluir