Demorei um pouco para publicar, mas saiu!
Esse mês só fiquei no azul por causa dos investimentos no exterior e minha RF. O dólar deu uma valorizada no final do mês, e no momento que escrevo, valorizou mais ainda.
Energia Solar
Venho observando alguns movimentos no sentido de residências instalarem placas solares para geração de energia. Ligou meu alerta, pois tenho na carteira algumas ações do setor elétrico. Daí me pergunto: será que impactará nas empresas geradoras de energia? Pessoas de classe media baixa para cima estão instalando em sua residência. Fica a dúvida.
Compra da Moto
Esse mês de outubro comprei a moto. Já tinha pesquisado bastante, pois queria uma moto pouco visada, de baixa cilindrada, segura, econômica, que possuísse lugar para colocar capacete e com uma estética boa ao meus olhos. Peguei uma NMAX da Yamaha. Sei que acabaram de lançar o novo modelo, mas preferi pegar logo, pois a nova, certeza, será um pouco mais cara. Como o que mudou foi apenas a parte estética, fiquei tranquilo. Não estarei com uma máquina desatualizada.
Fui na concessionária para negociar, mas chagando lá não tinha a cor que eu queria. Mas mesmo que tivesse, acho que não compraria a que estivesse lá no estoque. Vou explicar: por incrível que parece, os preços das motos nas concessionárias são mais caras que se você comprar pelo site. Sim, pode comprar pelo site. A diferença era de 600,00. Já é a documentação! Então lá mesmo o vendedor me ajudou a comprar pelo site. Acho que ele deve ganhar mesmo assim a comissão dele. Pelo site, embora seja barata, tem que esperar chegar, o que dura aproximadamente 30 dias. Para economizar 600,00, esperei mesmo!
Paguei um boleto de 18.399,00 e passei R$ 5.000,00 em uma vez no cartão de crédito sem juros para dar uma pontuada. Depois fiquei pensando: até quanto eu poderia passar no cartão sem juros? Mas o vendedor não tinha essa informação precisa. Então não arrisquei. Moto tá cara! E quando paramos de falamos que veículos estão baratos? Acho que nunca! Sempre os preços sofrem preção para cima.
Não sei o estado de vocês, mas por aqui, fiz o primeiro emplacamento online (tem que te nível ouro no gov.br). Paguei os boletos e me dirigi a uma emplacadora conveniada ao DETRAN. Aí foi mais uma economia em não ter que pagar despachante. Foi rápido e tranquilo.
Já peguei estrada com ela. Mas estou pegando leve, pois está em período de amaciamento do motor. Que sensação gostosa é andar de moto. Um ar de liberdade. Fiz uns testes, está fazendo 44km/L, mas essa média obtive porque, propositalmente, não passei dos 70k/h.
Agora vou observar com que frequência vou usar o carro. Porque posso até vender, para não ficar com um passivo parado.
Até mais!