terça-feira, 12 de novembro de 2024

Fechamento OUT/2024: R$ 810.826,94 (1,13%)

 

Demorei um pouco para publicar, mas saiu!

Esse mês só fiquei no azul por causa dos investimentos no exterior e minha RF. O dólar deu uma valorizada no final do mês, e no momento que escrevo, valorizou mais ainda. 


Energia Solar

Venho observando alguns movimentos no sentido de residências instalarem placas solares para geração de energia. Ligou meu alerta, pois tenho na carteira algumas ações do setor elétrico. Daí me pergunto: será que impactará nas empresas geradoras de energia? Pessoas de classe media baixa para cima estão instalando em sua residência. Fica a dúvida.

Compra da Moto

Esse mês de outubro comprei a moto. Já tinha pesquisado bastante, pois queria uma moto pouco visada, de baixa cilindrada, segura, econômica, que possuísse lugar para colocar capacete  e com uma estética boa ao meus olhos. Peguei uma NMAX da Yamaha. Sei que acabaram de lançar o novo modelo, mas preferi pegar logo, pois a nova, certeza, será um pouco mais cara. Como o que mudou foi apenas a parte estética, fiquei tranquilo. Não estarei com uma máquina desatualizada.

Fui na concessionária para negociar, mas chagando lá não tinha a cor que eu queria. Mas mesmo que tivesse, acho que não compraria a que estivesse lá no estoque. Vou explicar: por incrível que parece, os preços das motos nas concessionárias são mais caras que se você comprar pelo site. Sim, pode comprar pelo site. A diferença era de 600,00. Já é a documentação! Então lá mesmo o vendedor me ajudou a comprar pelo site. Acho que ele deve ganhar mesmo assim a comissão dele. Pelo site, embora seja barata, tem que esperar chegar, o que dura aproximadamente 30 dias. Para economizar 600,00, esperei mesmo!

Paguei um boleto de 18.399,00 e passei R$ 5.000,00 em uma vez no cartão de crédito sem juros para dar uma pontuada. Depois fiquei pensando: até quanto eu poderia passar no cartão sem juros? Mas o vendedor não tinha essa informação precisa. Então não arrisquei. Moto tá cara! E quando paramos de falamos que veículos estão baratos? Acho que nunca! Sempre os preços sofrem preção para cima.

Não sei o estado de vocês, mas por aqui, fiz o primeiro emplacamento online (tem que te nível ouro no gov.br). Paguei os boletos e me dirigi a uma emplacadora conveniada ao DETRAN. Aí foi mais uma economia em não ter que pagar despachante. Foi rápido e tranquilo.

Já peguei estrada com ela. Mas estou pegando leve, pois está em período de amaciamento do motor. Que sensação gostosa é andar de moto. Um ar de liberdade. Fiz uns testes, está fazendo 44km/L, mas essa média obtive porque, propositalmente, não passei dos 70k/h. 

Agora vou observar com que frequência vou usar o carro. Porque posso até vender, para não ficar com um passivo parado.

Até mais!


10 comentários:

  1. Tenho um Hb20 e um mobi, vendi o mobi esse mês e comprei uma N Max 2019/2020 e deixei o hb20 como carro da família, estou super satisfeito com a moto está fazendo 37km litro pq eu ando apertando mais, ela tem hoje 25 mil km rodados. Vou adicionar teu blog no meu tb. http://investindoepoupando.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa moto é sensacional. Economia pura. É uma confirugação boa ter um carro e uma moto. A moto dá para fazer as coisas com mais ligeireza e de maneira econômica.
      Abraço!

      Excluir
  2. Energia solar tem décadas que o povo instala, mas realmente nos últimos anos aumentou bastante, aqui na minha cidade abriram várias empresas que fazem este serviço nos últimos 5 anos.

    Ouvi falar que teria uma lei nova pra cobrar das pessoas que geram energia em casa, da mesma forma que as empresas geradoras pagam, achei essa notícia https://www.gazetadopovo.com.br/conteudo-publicitario/premium-solar/o-que-vai-mudar-na-energia-solar-em-2023/

    No geral, me parece que é positivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bilionário,
      Interessante o artigo. Deu para depreender que quem gerou tem que consumir, pois caso contrário, será taxado.
      Outro ponto, tendo em vista o crescimento populacional, é que energia solar gerada e consumida pelas residências que quer queira quer não, tira uma parcela da responsabilidade do governo em aumentar a capacidade de geração de energia no país.

      Abraço!

      Excluir
  3. Em relação a concessionárias, tem ficar esperto, quando comprei meu carro zero, acabei pagando bem mais caro do que se tivesse comprado pelo site, é fato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Na vontade de ter o carro logo, acabamos pagando um pouco mais.

      Excluir
  4. Impressionante a economia da moto.

    Também pretendo usar o cartão de crédito na compra do carro, mas certamente as concessionárias vão reclamar. Vamos ver até onde consigo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FT,
      É muito econômica a motinha.
      Quanto a compra do carro com cartão, quando peguei o meu, passei 20.000,00. Então vc já vá com uma conversa de valores altos para ver o que eles dizem.

      Abraço!

      Excluir
  5. Em relação a energia solar as já vi casos em outros países que empresas de energia elétrica conseguem comprar a produção excedente de casas e vender para outras casas. Eu acredito que não haverá muito impacto assim. Em relação a moto parabéns. Eu gostaria muito de ter mas tenho medo de cair na cidade grande e de ser assaltado. Cidades grandes são perigosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AF,
      Acho que eles chamam isso de mercado spot de energia. E o governo que não é bobo, entra no meio desse excedente.

      Essa moto que peguei não é muito visada. Mas tem isso mesmo. Onde moro o trânsito não é muito intenso.

      Abraço!

      Excluir