domingo, 8 de fevereiro de 2026

Fechamento JAN/202: R$ 1.110.648,08 (2,30%)

Se mês passado foi bom. Janeiro não decepcionou. Acho que poucos acreditavam nessa subida da bolsa. Disso já podemos dizer que não se dar para prever nada! Lembro que no livro a Psicologia Financeira de Mogan Housel dizia para estar sempre investido, o maior risco é você estar fora dos investimentos. E é bem verdade isso! Assim como não sabemos quando virá a grande crise, não sabemos quando virá as grandes altas, por mais que o mercado seja cíclico, o ciclo pode ser menor ou maior.

 


 Da para ver como o dinheiro vai aumentando consideravelmente após os 1M. Há 4 meses atrás, bati o marco de 1M, e agora já aumentou 100k. Bem verdade que fiz uns aportes bacanas, mas devido a férias e 13 aportado. Está tendo também a alta da bolsa brasileira. Ainda bem!

 

Vida Pessoal

Uma pessoa que trabalhava na minha casa, digamos que não foi honesta com suas promessas.  Diante desta situação se comprovou que as vezes as pessoas aparenta ser uma coisa, mas no fundo é outra. Ou que talvez o comportamento das pessoas mude com base nos fatos que ocorrem na vida dela e/ou o que elas observam ao seu redor.  Portanto, fale pouco, seja discreto!  Tenha certeza que poucos vão vibrar com sua vitória. 

Até mais pessoal!

 

 

sexta-feira, 2 de janeiro de 2026

Fechamento DEZ/2025: R$ 1.080.684,52 (2,81%)

2025 fechando com chave de ouro no campo dos investimentos. Em outras áreas da minha vida também está tudo bem graças a Deus. Só tenho a agradecer! Minha rentabilidade foi alta e a bola de neve está grande, pegou mais neve ainda com essa rentabilidade.


 Bati o CDI, só não deu para bater o Ibovespa! Mas está ótimo! Tem períodos que o Ibovespa anda de lado. Então não devemos olhar só o período bom. Foi um excelente presente de natal esse que a bolsa nos deu.

Uma coisa que observei foi que meus investimentos de renda fixa vem rendendo nos últimos anos entorno de 11%, isso se deve a boa parte de IPCA +. E só não foi negativo, nesse cenário de juros crescentes, pois meu investimento não sofre marcação a mercado, pois é um CDB. 

ETFs

Estou de olho em alguns ETFs aqui no Brasil que simplifiquem minha carteira. Estamos passando por um aumento na oferta desses ativos cada vez mais, e isso me faz repensar algumas estratégias. As vezes me dá vontade de fazer o que já fizeram aqui na finasfera: colocar em 2 a 3 classe de ativos e pronto! Já tenho 2 ETFs lá fora. O ajuste seria meus investimentos aqui. Se eu for alterar, poderia ver um ETF de renda fixa e outro de renda variável daqui para frente, sem vender as ações que já tenho. Vou dar uma estudada, pois não sei quais são os riscos dos ETFs. Agora é fato que: tem um custo e seus ganhos são reduzidos, assim como as perdas também. Mas elimina o risco de ruína. E acho que é risco que todo investidor teme.


Que 2026 tenhamos bons investimentos com boas rentabilidades!

Abraço! E até mais!