sexta-feira, 2 de janeiro de 2026

Fechamento DEZ/2025: R$ 1.080.684,52 (2,81%)

2025 fechando com chave de ouro no campo dos investimentos. Em outras áreas da minha vida também está tudo bem graças a Deus. Só tenho a agradecer! Minha rentabilidade foi alta e a bola de neve está grande, pegou mais neve ainda com essa rentabilidade.


 Bati o CDI, só não deu para bater o Ibovespa! Mas está ótimo! Tem períodos que o Ibovespa anda de lado. Então não devemos olhar só o período bom. Foi um excelente presente de natal esse que a bolsa nos deu.

Uma coisa que observei foi que meus investimentos de renda fixa vem rendendo nos últimos anos entorno de 11%, isso se deve a boa parte de IPCA +. E só não foi negativo, nesse cenário de juros crescentes, pois meu investimento não sofre marcação a mercado, pois é um CDB. 

ETFs

Estou de olho em alguns ETFs aqui no Brasil que simplifiquem minha carteira. Estamos passando por um aumento na oferta desses ativos cada vez mais, e isso me faz repensar algumas estratégias. As vezes me dá vontade de fazer o que já fizeram aqui na finasfera: colocar em 2 a 3 classe de ativos e pronto! Já tenho 2 ETFs lá fora. O ajuste seria meus investimentos aqui. Se eu for alterar, poderia ver um ETF de renda fixa e outro de renda variável daqui para frente, sem vender as ações que já tenho. Vou dar uma estudada, pois não sei quais são os riscos dos ETFs. Agora é fato que: tem um custo e seus ganhos são reduzidos, assim como as perdas também. Mas elimina o risco de ruína. E acho que é risco que todo investidor teme.


Que 2026 tenhamos bons investimentos com boas rentabilidades!

Abraço! E até mais! 

  

 

17 comentários:

  1. Parabéns (atrasado) pelo 1º milhão, CP! Para completar, fechou o ano de 2025 com chave de ouro.

    Sobre a simplificação da carteira com ETFs, estou entre o investidores que optaram por seguir essa abordagem em 2025. Acredito que seja válido considerar a mudança e, quem sabe, aceitar uma rentabilidade na média do mercado em troca de tranquilidade.

    Feliz 2026 para você também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SP,
      Obrigado!
      Vou reler seu post sobre essa simplificação. Chega um momento na nossa vida que percebemos que é a constância e tempo que nos trazem mais resultados.

      Abraço!

      Excluir
  2. Sua carteira rende bem e de forma consistente, mas eu entendo o desejo de simplificar. A ultima coisa que eu queria era ficar perdendo tempo com investimentos depois de atingir a IF. Então só vejo isso duas vezes por mês, uma para fazer o aporte e outra para fazer a postagem do blog.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MI,
      Vem dando certo as ações que tenho na carteira. Algumas estão andando de lado há alguns anos. Elas ficam alternando, quando uma anda de lado, outras sobem. Mas a simplificação talvez me de o mesmo rendimento.
      Também quero ser assim. Ver apenas 2 x
      Abraço!

      Excluir
  3. Boa noite CP! Parabéns pelo resultado! Feliz 2026!

    ResponderExcluir
  4. Ótimo resultado. Excelente patrimônio. Sou um dos que também vem pensando em simplificação via ETF. Chega um momento na vida em que o patrimônio aumenta de tal forma que investimento se torna apenas um detalhe, e você prioriza passar mais tempo com a família, seu trabalho, seus hobbies etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente AO.
      E um rendimento padrão, ou seja, na média, em um bom patrimônio, já gera bons retornos. Ficar girando patrimônio grande dá trabalho.

      Abraço!

      Excluir
  5. CeP,

    Parabéns pelo resultado, foi um ano muito bom para sua carteira e passou da marca do milhão, sei que muitos dizem que essa marca não tem nada demais por conta da inflação, mas mesmo levando isso em consideração fica a questão: quantos brasileiros tem R$ 1 milhão em 2026?

    Siga firme que tem muita coisa boa pela frente.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PI,
      Podemos pensar assim:
      Um milhão de hoje, pode não estar valendo um milhão de 10 anos atrás, mas certeza esse milhão conquistado e investido, vai facilitar a rodar a bola de neve e ultrapassar valores equivalente a um milhão futuramente.

      Abraço! E obrigado!

      Excluir
  6. Fiquei alguns meses sem acompanhar e de repente o patrimônio já passou da casa do milhão, parabéns pela marca! Resultado bem expressivo em 2025. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu FT!
      Graças a Deus passou sim. É uma meta simbólica. Mas acho que o que fica mesmo consolidado é nosso estilo de vida poupador e sensato.

      Abraço!

      Excluir
  7. Eu tenho uma briga interna com ETFs, tenho no exterior, e gostaria de ter aqui também, mas vou adiando...

    Feliz 2026!! Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Bilionário!
      No Brasil também não tenho.Fico nesse dilema!

      Abraço!

      Excluir