sábado, 2 de maio de 2020

Fechamento ABR/2020: R$ 334.461,91 (1,97%)

E aí turma!
Esse mês a bolsa nos fez respirar um pouquinho, não é verdade? Mas ainda assim, estou com os pés no chão. Acho que a economia mundial vai passar por mais dificuldades, pois os níveis desemprego e  de endividamento dos países estão altos, e isso é um sinal para ser prudente. Sem contar que os resultados do 1T 2020 vão começar a sair a partir de agora. Então vamos ver os reais impactos nas empresas em termos financeiros.


Já estou sofrendo com essa crise. Tenho um imóvel financiado que está alugado, e o inquilino já dá sinais de dificuldade pagar o aluguel. Costumo pagar as contas de  água e energia dele para depois receber junto com o aluguel. Vou ter que deixar de fazer isso, pois o risco é grande! Posso segura o aluguel, para lá na frente cobrar.

Economia

Os países já estavam gastando mais do que arrecadavam, e com essa crise as despesas aumentaram mais ainda. Para financiar esse déficit, alguns Bancos Centrais estão comprando títulos públicos do próprio país, já que  tem o poder de "emitir" moeda infinitamente. Geralmente, Banco Central faz parte do Estado, então é como se tirasse dinheiro de um bolso passasse para o outro.

A emissão de moeda é um imposto indireto, pois reduz o poder de compra, principalmente de poupadores. Imagine uma base monetária de 10 dinheiros, onde um cidadão detém 6. Logo ele tem 60% do dinheiro circulante na economia. Agora se o estado resolve expandir a base monetária para 12 dinheiros, o cidadão vai passa a deter 50% do dinheiro circulante. Antes ele tinha 60%, agora, 50%. E os investidores internacionais não vão se sentir seguros em manter suas reservas em um pais emergente que emite moeda para pagar suas dívidas, o que  pode provocar mais ainda a desvalorização cambial. Esse é um exemplo simples. Claro que existem outras variáveis que influenciariam, mas como não sou economista, não tenho conhecimento. Aqui é a leitura de um cidadão comum.

O ministro da economia do Brasil cogitou a possibilidade de expandir a base monetária. Isso me fez ligar um alerta. Espero que a quantidade expandida seja pequena  para não causar grandes impactos. Por isso pretendo voltar a comprar dólar, mesmo os EUA, também, expandindo sua base monetária. A situação do dólar é um pouco diferente frente ao real. O dólar é altamente demandado, o real não. A maioria dos contratos são em dólares. Sem contar que o dólar pertence a primeira economia do mundo.

Por isso esse mês de maio pretendo apenas ficar líquido, deixando o dinheiro na poupança. Acredito que estamos no início de uma crise, e que posso aproveitar mais lá na frente. E caso esteja enganado, não vou deixar de ganhar tanto assim, pois as quedas ainda não foram absurdas!

Social

Uma garota que já fiquei, mas que não tinha rolado nada mais que beijo, voltou a fazer contato comigo. Volta e meia ela manda mensagem perguntando como estou, e me chamando para andar de bike. Só que eu que me afastei dela na época, porque não dava para ficar só beijinho, ela fez charminho na hora H. Daí nem tentei novamente. Seu rosto é bonito, mas seu corpo não tem uma harmonia, talvez por causa da idade. Isso abaixa a nota da mulher no mercado sexual. Impressionante como é difícil de ver uma mulher com uma boa forma física acima dos 30 anos. E não digo ter um corpo fitness, digo está com o peso ideal.

Hobbies

Não deixei de pedalar! A maioria das vezes pedalo sozinho. E quando alguém vai comigo, não tem problemas, pois é uma atividade que mantém distância, e é ao ar livre.

É isso aí! Bons investimentos!






8 comentários:

  1. Olá CP!

    Achei interessante essa questão da emissão da moeda diminuir a quantidade de dinheiro de um indivíduo em relação ao percentual total, fazendo uma analogia com o % de uma empresa que a gente tem diminui quando ela emite mais ações para captar recursos.

    Geralmente o que falam da emissão de moeda é que gera inflação e empobrece a todos, reduzindo o pode de compra. Isso porque as reservas do país são as mesmas pra uma quantidade maior de papel emitido.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bilionário,
      Nem tinha pensado nas novas emissões de ações. Realmente! Depois vou dar uma pesquisada para saber as regras.
      Quanto a inflação, ela é gerada pois a equação demanda X oferta fica desequilibrada. Muito dinheiro para pouco produto/serviço. O alto consumo!

      abraço

      Excluir
  2. Opa, não conhecia seu blog, vou começar a seguir. Te adicionei no blogroll

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vindo! Também não conheço o seu! Acompanharei de agora!
      Abraço

      Excluir
  3. Seu blog continua excelente.

    Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. E aí, CeP!

    Belo patromônio, logo mais bate os 1/2 M!
    Acho que estamos num momento de total incerteza. Tanto já pdemos ter atingido o fundo do poço em marco, como pode ser que seja na linha que você citou e os mercados ainda estejam para cair muito mais..eu, como acredito que o fundo era aquele mesmo, comprei tudo o que pude nesses tempos que passaram.

    Quanto às mulheres acima dos 30, eu concordo com você, só que ainda assim sabemos que qualquer gordinha acima dos 30 pode escolher entre muitos.

    Abraço!

    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opha ET,
      Tomara que bata esses meio milhão. É uma das metas! Se o fundo do poço foi aquele, até que não foi tão fundo assim se comparado as crises anteriores. Mas quem pode aprovietar, ainda sim foi bom.
      É rapaz...como dizem que a "wall" das mulheres chegam aos 30-35, parece que está se postergando um pouco mais.

      Abraço

      Excluir