sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Fechamento DEZ/2020: R$ 385.347,95 (2,62%)

Estou muito feliz e satisfeito com os meus soldados (ativos financeiros). Saíram-se muito bem no ano de 2020. O mês fechou com uma rentabilidade positiva de 2,62%, e no ano 13,49%.


Apesar do meu stock picking está dando certo, estou estudando uns ETFs do Brasil para compor minha carteira. Atualmente só tenho um ETF, e é do exterior. Nessa minha caminhada já tive dois ativos onde tive perdas consideráveis. Um cheguei a perder 50% do valor e outro perdi mais de 90%. Ainda bem que foi logo no início dos meus aportes na renda variável. Teve outro ativo que conseguir sair antes da grande queda. Acredito que com ETFs essa preocupação diminua, pois estarei mais diversificado. Estou de olho no BRAX11, PIBB11 e BBOV11. As taxas dos ETFs no Brasil ainda são um poucos elevadas se comparadas com as dos EUA. Mas tem melhorado, o PIBB11, por exemplo, é bem barata a taxa. E acho que a tendência é cair com a entrada de novos ETFs.

BRAX11 replica o IBrX 100, que é  o indicador do desempenho médio das cotações dos 100 ativos de maior negociabilidade e representatividade do mercado de ações brasileiro. Taxa de Administração de 0,20% ao ano.

PIBB11 replica o  IBrX 50, que é o indicador do desempenho médio das cotações dos 50 ativos de maior  negociabilidade e representatividade do mercado de ações brasileiro. Taxa de Administração de 0,059% ao ano.

BBOV11 replica o IBOV. Taxa de Administração de 0,18% ao ano.

No longo prazo, a média de rentabilidade da maioria dos ETFs são bem próximas. Vejamos o gráfico:



No primeiro gráfico temos a cotação desses ETFs a partir de 2009, já no segundo temos a rentabilidade no mesmo período. O PIBB11 é um que se destaca. Talvez pela quantidade menor de empresas que compõe o ETF.

Podemos depreender que quem aportou, mensalmente, nesses ETFs acima, no período de 2009 a 2017 teve seus aportes dobrados. Agora o cara tem que ter paciência, pois nesse período a bolsa andou praticamente de lado. Mas os frutos sempre virão.

FIRE de outros Blogs

Volta e meia leio alguns blogs que atingiram a meta de FIRE. Leio com prazer, degustando cada parágrafo, pois lá na frente imagino postando algo do tipo. Tento sentir o que eles estão passando. Não sei se isso é bom para mim, pois não devemos criar muitas expectativas, pois cada um tem suas sensações. Mas é pelo menos um incentivo para permanecer nesse caminho.

Relacionamentos

A crente caiu fora de mim. Mandou uma mensagem meio que desaforada. Dizendo que não acha correto estar conhecendo uma pessoa e saindo com outras. Ela fez essa suposição, pois viu que eu estava curtindo e seguindo outras mulheres no Insta, e que eu estava meio que distante dela.  De fato eu já não estava tão animado. 

Para complementar ela deu a entender que existem vários homens atrás dela (para mim isso não era novidade, e era capaz dela estar saindo com outros além de mim, pois nunca nos beijávamos na frente da casa dela). Quanto a seguir e curtir outras mulheres, fiz isso mesmo. Como estávamos nos conhecendo, não devia nada. Fui pesquisar como ela descobriu as curtidas, tem um APP que faz isso. Essa mulher é psicótica. Imagina! Engraçado que ela pousava no insta de bikini focando a bunda ( não falei nada, pois não era nada dela) já eu não podia seguir e curtir outras garotas. Mas nem discuti essas coisas. Recebi a mensagem, falei que tudo bem, e não mais conversamos. Talvez ela tenha gostado de mim, realmente, e fez um controle de danos, ou encontrou outro cara que está se doando mais para ela, pois comigo, não tinha nada de mais.  

Feliz ano novo para todos!


4 comentários:

  1. Continue cuidando muito bem de seus soldados, brother haha bela analogia! Feliz 2021, vamos forte na meta seguindo o plano.

    ResponderExcluir
  2. Feliz ano novo, PI!

    Sua evolucão patromonial está indo muito bem. Seu 0,5M deve chegar logo!

    Eu não tenho nenhum ETF no Brasil, por ora não estou aportando mais aqui, mas pode ser mesmo interessante focar em um PIBB11, por exemplo. É uma ideia que eu devo analisar caso volte a investir aqui. Lá fora eu tenho investido mais nos ETFs (tanto de stocks quanto dos REITS), mas faço alguns stock pickings também.

    Quanto à crente, você fez certíssimo. Sabemos como funciona o mercado de relacionamentos: é sempre um mar de caras bajulando qualquer nota 4 pra cima. Ainda mais se vocês não são oficialmente nada um do outro, você não deve perder nenhuma outra oportunidade que surgir.

    Abraço!
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também ouvi o podcast do SrIf e voltei a aportar lá fora uma parte. Tenho ETF lá fora. Mas não consigo aportar nos ETFs daqui.
      A crente já voltou a falar comigo. Mas foi por iniciativa dela.kkkk
      abç

      Excluir