domingo, 5 de dezembro de 2021

Fechamento NOV/2021: R$ 444.371,88 (-2,70%)

É paulada em cima de paulada que essa bolsa brasileira está tomando! Minha carteira caiu menos que a bolsa tanto no mês, quanto nos últimos 12 meses. Não sabemos o que nos espera para o ano quem vem, principalmente porque vem eleições. E nesse período há muita volatilidade no mercado. A incerteza de quem entrará no governo precifica a bolsa para baixo.

Nesse mês não fiz nenhum aporte, pois estou fazendo caixa para dar de entrada em um carro. Sensação muito estranha não aportar!

Viagem

Fiz uma viagem no feriadão da Proclamação da República. Chamei a índia para ir comigo. Ela topou. A mãe dela sabe de mim, mas o pai não. No dia que fui buscar ela em casa  para essa viagem, a mãe foi até a porta, e acabamos conversando um pouquinho, mas o pai estava viajando. Percebi que a Índia ficou meio sem graça quando a mãe chegou na porta para falar comigo. A mãe dela me fez até um convite para depois aparecer para almoçar com eles. Parece que elas tinham combinado para a mãe não ir para frente da porta.  Imaginei, mas é claro que a mãe tinha que falar com a pessoa que ia levar a filha dela para uma viagem de 3 dias. Os pais ficam preocupados com saídas pequenas, imagine uma dessa e com um "estranho". Confesso que meu convite foi meio que ousado. Nem fui apresentado a família e já vou chamando para essas viagens. 

O pai dela é conservador e contaram para ele que ela tinha viajado com as amigas. Mas a mãe dela sabe da nossa história, e sempre que saímos ela tem conhecimento.

Aluguei um flat no Airbnb muito bem arrumado. O bom de flat é que você não fica refém de almoçar ou jantar na rua, principalmente quando são muitos dias de estadia. O lado negativo é que você mesmo que tem que levar e preparar tudo. Mas acabou compensando, pois as diárias com café da manha estavam muito caras. E os insumos para prepara café são baratos.

Como meu carro já está velho e sem o licenciamento, pensei em alugar um, mas os preços estavam proibitivos. Aí peguei emprestado de um amigo de infância (considero com irmão). Pé na estrada! Apesar da viagem ter durado umas 10h, foi uma delícia. Durante o percurso conversamos sobre tudo, a conexão é muito grande. Em uma viagem não curto correr, gosto de curtir a paisagem, observo bastante as cidades que se corta, aprecio até uma parada para ir no banheiro, pois tomo um cafezinho, converso com frentista, com o pessoal da conveniência, sem agonia. 


Fomos para uma região de praia. O local ainda está em crescimento. As ruas são de estrada de chão. Mas tem construção de casas e apartamentos para tudo quanto é lado. Embora não tenha calçamento, é uma região nobre. Percebe-se pela estrutura dos condomínios, dos hotéis e pousadas. Nos primeiros dias fez sol, porém nos dois últimos dias choveu. Não deu para aproveitar muito a região! Mas valeu a pena por causa da companhia. As vezes gosto de viajar só, mas tem momentos que é bom uma companhia agradável. Sem contar que tivemos mais tempo para se conhecer. Trocamos muitas ideias.

Lembrei dos contos do Roger da Cidadezinha. As vezes olhava assim para o lado, apreciando a índia, e pensando que se eu não me desenvolvesse não estaria com aquele nível de mulher. Não sou destacado social, mas tenho um pouco de alguns atributos que parece que chama atenção de algumas mulheres.

E parece que as coisas estão encaminhando para um relacionamento oficial. O que me deixa com pé atrás nesse negócio de relacionamento é o término. Mas você nem começou e já pensa no término? Pois, por agora não penso na frase até que a morte nos separe! Agora imagina você entrar em um relacionamento onde tudo está dando certo, mas você se obriga a terminar por que não quer ficar com a mesma pessoa para o resto da vida. Geralmente os términos são delicados, pois além de envolver o casal, envolve a família também. Tem gente que tem facilidade de terminar relacionamentos, e troca de companhia como se trocasse de roupa. Tenho um primo que volta e meia apresentava uma namorada nova à mãe dele.  Está bom de se criar um post de como terminar relacionamentos sem se "queimar".

Escolha do Carro

Como tinha dito, estou a procura de um carro seminovo. Como os carros estão caros meus amigos! Carro novo de entrada tá valendo quase a mesma coisa que carro premium de 3 a 4 anos de uso. Estou me apegando a isso. Estou em busca de um carro até 80k. Quero um carrinho bacana! Se eu não curtir muito as despesas que ele pode me dar, mais para frente eu vendo. Mas quero ter esse prazer de ter um carro bacana. O problema é achar um carro bacana nessa faixa de preço. 

Estou pesquisando na OLX por enquanto. Percebi que tem muitos golpistas nessas plataformas. Uma dos sinais de golpe é o preço muito abaixo do mercado, e eles geralmente pedem uma entrada e o restante parcela. Quando entro em contato, pergunto se ele é o dono ou é de loja, e me respondem que é de um cliente. Pode até ser verdade, mas já é um sinal amarelo. Além dos golpes tem aqueles anúncios que na verdade não estão anunciando o carro em si, mas sim o crédito. Eles falam que tem parceria com as lojas de carro. Tem que saber garimpar para achar um carro bom nessas plataformas. 

Mas vou olhar pessoalmente nas lojas, estou olhando na olx para já ir com uma noção dos preços. 

Por esse mês é isso! Até mais!








9 comentários:

  1. Fala CP.
    Apesar dos pesares econômicos você está com um patrimônio interessante, resta torcer para a RV dar uma melhorada, porque tá complicada a situação atual...
    Com relação a viagem: Legal que você está num relacionamento bacana, pelo que descreveu não é namoro oficial ainda, mas está caminhando para isso.
    Vou fazer uma observação: O Pai da moça não sabe da sua existência. Você levou a moça pra viajar com a mão dela acobertando essa situação (mães acobertando "putarias" de suas filhas... Infelizmente mais um pai sendo passado pra trás). Se que no seu caso a viagem não é propriamente putaria, por isso coloquei aspas, mas de qualquer forma o pai dela tá sendo enrolado.
    Se pretende ter algo sério com essa moça, sugiro que resolva essa situação aí. Vai ficar chato pra caramba ele ser o último a saber de tudo, inclusive isso pode prejudicar seu relacionamento.
    Se se sentir seguro para um relacionamento oficial não há problemas nenhum. Mas a decisão é sua.
    Quanto ao carro: Se quer comprar um bom carro compre. O momento infelizmente não é dos melhores para isso porque o preço dos carros subiu muito nesse último 1 ano e meio. Mas no Brasil em regra não há melhor momento pra nada.
    Pesquise e veja o que cabe no seu bolso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opha Anon Blz?
      Temos esperança que com o tempo a economia melhore sim. Essa pandemia que está segurando as coisas.

      A garota é bacana. Nós estamos nos conhecendo, afinal no início tudo são flores.

      Quanto ao pai sendo passado para trás, cheguei a pensar assim tmb. Mas aí é por causa da personalidade dele. A mãe dela sabe que eu não sou moleque, e que sou responsável. Digo isso, pois tem histórias aqui que não constei. Histórias essas que me aproxima da mãe e da filha dela. Vivemos situações que acabou criando rapport.

      Acho que a única coisa que o pai poderia reclamar seria a diferencia de idade entre a gente. Temos 16 anos de diferença.

      Quanto ao carro, estou com muita vontade. Não sei se estou me sabotando, e querendo entrar no lado consumista, mas um homem sem carro é complicado. Volta e meia tem situações que exige carro.

      Valeu anon
      Abraço!

      Excluir
  2. Você parece estar vivendo uma fase muito boa, aproveite bastante, no início é tudo muito bom. Assim como você, me preocupo bastante também com os términos e o futuro da relação, é bem complicado, sempre ficamos com um pé atrás. Por outro lado isso trás certos questionamentos que faz a gente usar mais a razão. Sobre o carro, acho que seria uma boa, com 70k você consegue um bom carro, tem que ficar atento para a manutenção e se é fácil encontrar peças baratas. Sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sr. Mendigo
      Estou me sentindo bem! Mas nem sempre foi assim! Acho que é porque estou buscando me desenvolver. Tenho problemas como todo mundo, mas procuro criar momentos prazerosos para mim.
      Quanto a se preocupar com o futuro, acho que devo viver o presente. Depois que me saparei, não engatei nenhum relacionamento sério!

      abraços

      Excluir
    2. Tomara que eu ache um carro num preço atrativo. Não gostaria de gastar muito, pois sabemos que ele nos traz um custo proporcional ao seu preço.

      Excluir
  3. Eu confesso que essa história da mãe acobertar a filha e o pai conservador não saber de nada gerou um alerta amarelo em mim.

    Acho que o que você mencionou sobre o desenvolvimento pessoal e gerar atributos de valor que são percebidos pelas pessoas são um ponto muito importante.

    Sobre os investimentos, infelizmente estamos todos apanhando do CDI. É esperar um 2022 melhor.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PI,
      Ela conta tudo para mãe! Absolutamente tudo! São como amigas! Talvez para o pai poderia contar que está conhecendo um rapaz. Não sei qual o receio dela! Pode ser que ainda estou em análise para ela. kkkkkk Mas tudo vai de criação. Se eu tiver uma filha, quero ser bem próxima dela, ao ponto de ela se sentir confortável para me contar as coisas. Claro que não precisa ser as intimidades. Mas fazer desabafos!

      Naturalmente você acaba se desenvolvendo quando faz a "lição de casa".

      Na esperança de que a bolsa suba nem que seja um pouco, para dar aquele gás, pois o ser humano responde a incentivos. São poucos que estão aportando como antes.

      Abraços

      Excluir
  4. CP, esse seu rolê com a Índia me lembrou bastante alguns que fiz com a alta. Antes de começarmos a namorar fizemos um rolê desse tipo para a praia, ficamos também em um Airbnb, no caso quem tem carro é ela então ela foi dirigindo. É muito bom fazer esse tipo de coisa com uma pessoa com a qual você sente que há uma boa conexão. Isso aí vai acabar em namoro!

    Eu nunca entrei em um namoro pensando no término (apesar de já ter namorado N vezes e ter terminado todos eles). Com essa experiência de perda que tive recentemente estou ressignificando muitas coisas na minha vida, principalmente as relações que eu estabeleço. Acho que uma boa relação, com uma boa conexão, não tem preço.

    Abraço!
    http://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Esses momentos são únicos e prazerosos! Volta e meia é bom fazer isso. Tive até um papo sobre definir o que nós estamos tendo. kkk pode dar em namoro mesmo!
      Volta e meia eu digo, que o que da sentido a vida é o fim dela! Imagina se todos nós fôssemos imortais? Se bem quem é religioso, tem uma base mais mais sólida, e trás um conforto a mais nesses momentos de perdas. Espero que você esteja passando por esse momento com sabedoria e se fortalecendo, pois a cada momento difícil nos fortalecemos.

      Abraço!

      Excluir