terça-feira, 1 de agosto de 2023

Fechamento JUL/2023: R$ 556.253,70 (1,46%)

Fico cada vez mais convicto que é mais seguro aportar em um ETF global no exterior do que ficar fazendo stock picking. 

Duas coisa me chamaram a atenção este mês foram: um ETF brasileiro, LFTS11 (um ETF de renda fixa do Tesouro) que sua negociação foi suspensa devido a questão tributária; outra coisa que me chamou atenção foi que alguns FIIs de papel que não entregaram as demonstrações financeira no prazo da bolsa. 

No que tange aos FIIs, existem sanções, que podem levarem eles até deixarem de ser listado na bolsa por descumprimento do prazo. Além do atraso, parece que existe problemas de cunho financeiro em alguns fundos.

Vejam quanta dor de cabeça!

Mesmo o dólar caindo, os investimentos estão rentabilizando bem. Assim fortalece minha tese de investimentos no exterior. Só fico pensativo quanto aquela MP lançada em maio, de como será realmente taxado os investimentos. 


Previsibilidade na Economia

Definitivamente, não dá para prever as coisas no mercado financeiro. Vejo muitos analistas errando feio. Achando que a selic vai cair. Que o FED iria dá uma parada na subida dos juros. Não tem como! Nesses dois casos específicos, só quem tem informação privilegiada. Mas quanto aos dados local da economia e até mundial, não dá para acertar. O mundo é dinâmico, e os problemas de hoje são diferentes dos de antigamente. A galera se baseia no passado para acertar uma tendência. 

Quem diria que o dólar iria baixar? Que a inflação ficaria controlada?

Relacionamento

A índia deu mole comigo! Impressionante com as mulheres volta e meia gostam de desestabilizar o relacionamento, se bem que não podemos generalizar, mas parece uma lei para elas. 

Do nada a índia começou a implicar por que não a chamei para vir para minha casa numa certa sexta-feira. Acabei propondo buscá-la, e como resposta, disse que era para deixar para lá. No dia seguinte, tinha marcado para lavá-la em um local, quando cheguei na casa dela, ela tinha saído sem o celular, se bem que cheguei cedo comparado ao horário marcado, mas poderia me avisar que ia sair e voltava logo. Aí me mandei para casa. Ela até me ligou, provavelmente, para avisar que chegou para eu levá-la no local combinado. Mas propositalmente, não atendi devido ao que ela me fez no dia anterior. Muito provavelmente ela ficou chateada porque não atendi. No outro dia, chamei novamente para minha casa, mas me disse que estava cansada e que deixasse para outro dia. Não indaguei nada! Desse dia para cá, não fala comigo direito.

Bom, vou ficar na minha, e esperar ela me procurar. E se vier querer conversar, não vou querer discutir nada, pois não adianta. Seguirei o relacionamento, mas sempre guardando tudo que acontece. Não que seja rancoroso, é mais para não me surpreender com o que pode vir pela frente.

A vida

Recebi uma notícia que um colega meu, novo,  foi diagnosticado com uma doença degenerativa. Isso faz a nossa mente pensar em mil coisas. A vida está me mostrando o quanto devemos ser grato, por está bem, por poder ajudar, por poder fazer as coisas só. Desejamos muitas coisas na vida: viajar, ter filhos, ficar rico, namorar muito, escrever um livro, plantar uma árvore, meditar, fazer trilhas. Mas quando estamos doentes, esquecemos de todos nossos planos e só queremos ficar bom.

Aproveitem a vida da maneira responsável. Não sabemos do dia de amanhã. Somos muito focado na independência financeira, mas tenhamos em mente que a vida não se limita a isso. Tudo pode perder o sentido quando adoecemos!

Sou grato a minha saúde! E sempre mantenho bons hábitos, pois meu corpo e minha mente me acompanharão por muitos e muitos anos. Façamos a nossa parte! Tem coisas que estão sob nosso controle.


 Se cuidem!

Até mais galera!


15 comentários:

  1. Olá!

    Falando em índia e saúde, me lembrei de um provérbio indiano: "Uma pessoa saudável tem mil desejos, uma doente só tem um".

    É bem por aí, uma hora o nosso tempo acaba, aproveitar enquanto podemos, nos preparando pro final!

    Até o futuro!

    ResponderExcluir
  2. E o pior é que perseguindo o dinheiro tendemos a negligenciar outras coisas. Eu quando atingir a IF pretendo cuidar mais da saúde e do lado espiritual, espero que não sejam apenas promessas vazias.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. CP, nossas carteiras estão caminhando de maneira bastante parecida esse ano. Nossos rentimentos estão muito próximos.

    Sobre esse rolê com a Índia, cara, a melhor coisa a se fazer é conversar, ter o famoso "papo reto". Ficar guardando esse tipo de coisa é a receita pro relacionamento ruir.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Ótima reflexão, acumular patrimônio não pode se tornar um vício. A vida é muito mais do que isso. É óbvio mas é fácil a gente se perder no caminho. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FT,
      Exatamente. Tudo pode mudar de sentido de acordo com a situação de cada um.
      Abraço!

      Excluir
  5. Ótima lembrança, é sempre bom lembrar que somos frágeis e podemos descobrir uma terrível doença ou sofrer acidentes, por isso é importante tomar atitudes que estão ao nosso alcance, alimentação, atividade física e exames para buscar viver bem. Lembrei de uma frase de Sêneca "Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é por si só uma vida " .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mendingo,
      Isso! Somos extremamente frágeis. E cada dia é uma vida. Passado já se foi e o futuro não existe. Vivemos o presente.

      Excluir
  6. Como vc disse "Façamos a nossa parte! Tem coisas que estão sob nosso controle.". E também tem grande parte da vida que é imprevisível, doenças, acidentes, enfim. Só sei que em cada momento o que a Vida (ou Deus) pede de nós é coragem, resiliência e generosidade.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QSR,
      Sim! Tem coisas que fogem do nosso controle. Mas aprendemos a lhe dar com elas. O ser humano é altamente adaptativo. Se sofreu um acidente, tem plano de saúde para ser bem atendido. Perdeu um parente, se apega a religião. E assim vai. É ser agua no copo, se moldando a novas situações.

      Abraços!

      Excluir
  7. "Quem diria que o dólar iria baixar? Que a inflação ficaria controlada?"

    Me fez lembrar 2 frases:

    1) Brasil: em 7 dias muda tudo em 7 anos muda nada.

    2) Curto prazo é tudo ruído.

    Qt ou post como um todo: usando a sinceridade indelicada chato e desnecessária oriunda após uns copos de cerveja, achei meio contraditório vc ter uma briguinha de ego / fazer joguinho com a companheira e no final concluir que a vida é muito curta e deve ser aproveitada. A vida não seria muito curta tbm pra esses 'briguinhas"? (pergunta retórica).

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neto,
      É a imprevisibilidade, inclusive no nosso pais.

      Muito interessante seu ponto de vista quanto expos as ideias depois dos copos de cerveja. Talvez eu tenha alimentado uma briga de ego, ou não! Tem uma frase algo parecida assim: “E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música” (Friedrich Nietzsche).
      A vida é curta sim! Vamos aproveitá-la

      Abraço!

      Excluir
  8. Parabéns pelo resultado CP! Realmente não tem como prever como as coisas seguirão no Brasil. O melhor a fazer, na minha opinião, é criar um plano e segui-lo independente das notícias e confusões da nossa política. Seguir sempre em frente. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VVI,
      Exato. Criar sua tese de investimentos e fortificá-la, principalmente nos momentos difíceis.

      Abraço!

      Excluir
  9. CeP,

    É isso que está me mantendo afastado dos fundos imobiliários, o gestor está lá para ganhar grana com taxas e não com o retorno do cotista, no final das contas a qualidade do trabalho é só um detalhe para grande parte dos fundos.

    Esse negócio com a moça é coisa de mulher mesmo, gostam de criar problema quando tudo está indo bem só por criar mesmo.

    Que notícia foda essa do seu amigo, a vida pode ter dessas mesmo. Tem coisas na vida que não temos controle.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir