quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Fechamento AGO/2023: R$ 544.446,82 (-3%)

Tomei foi uma porrada da bolsa! A ação que mais caiu foi a WEG, e como estou concentrada nela, minha carteira abalou! Enquanto isso, meus investimento em ETFs no exterior estão indo muito bem. Nos últimos meses só tenho apenas aportado nela, aproveitando essa "baixa" do dólar.

Sem mais delongas, segue a planilha do ADP:


Milhas aéreas

Pulei uma fogueira de costas, quando decidir vender minhas milhas para a hotmilhas em tempo. Estava cheio de milhas pois assinava planos, para ganhar uma pequena porcentagem. Meus últimos recebimentos pela hotmilhas foi mês passado. Mas vi que não lucrava tanto com milhas. Parece que já valeu muito. Hoje as companhias estão limitando as emissões de bilhetes e reduzindo promoções. Mas no pesar da balança, valeu a pena tudo que aprendi, pois hoje eu junto para viajar. E de fato, viajar com milhas é muito mais em conta. Viajar na oportunidade!

Fico imaginando os YouTubers com canais que ensinam a lucrar com milhas, o que não devem está passando. MaxMilhas e Hotmilhas não estão mais negociando milhas. Esse mercado de compra e venda de milhas vai dar uma boa reduzida. Agora vai ser mais a galera que realmente viaja com as próprias milhas.

Já viajei com a Hurb e em um post aqui comentei que a conta não batia. Era muito em conta! E digo mais, estou ainda pagando um pacote para o ano que vem. Mas é uma viagem nacional e o valor não é muito. Tomara que a Hurb não fique que nem a 123milhas. 

O fato é que estão proibidas as comercializações de pacotes promocionais flexíveis, onde você escolhia 3 datas, e a empresa retornava com uma das três escolhidas. Mas que na grande maioria das vezes, a empresa apresentava outra data. Porém, esse pacote promocional estaria condicionado a tarifas promocionais ofertadas pelas empresas aéreas e a hotelaria. Se a Hurb ou 123 milhas não encontrar nenhum pacote promocional no período, nada de viagem.

A Hurb continua vendendo os pacotes, mas com preços mais justos, mas a 123milhas entrou com pedido de recuperação judicial.

Tudo isso tem que ser investigado, pois está parecendo um esquema de pirâmide.

O que fica mais claro para mim é a importância de diversificar! Olha os influenciadores que ganhavam ofertando cursos de lucrar com milhas. Acredito que muitos deles já faziam diversificação. Mas quem não fez, pode ter que mudar de nicho.


Abraço turma!


16 comentários:

  1. Sobre esse negócio de milhas: lembro de ter comentado isso abos atrás no blog de algum colega a finansfera: no começo de um novo mercado quase sempre há lucros extraordinários para os "early adopters", por tratar-se de um nicho pouco ou nada explorado. Isso funciona como um chamariz, atraindo mais pessoas em busca de lucros, e no fim, com o mercado consolidado, geralmente só sobram os lucros "normais". Deve ter tido gente que ganhou muito dinheiro vendendo milhas, e agora esse mercado está numa fase nais amadurecida, de modo que ele praticamente só vai servir para o seu propósito formal, qual seja, para as pessoas que usam milhas para viajar. Mas ainda deve ter espaço para um pouco de arbitragem, embora provavelmente sem os lucros extraordinários de outrora...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! O pessoal publicizou bastante esse mecanismo de compra de passagens. Mais ainda sim tem muita gente desinformada, que deixam suas milhas vencerem.

      Abraço!

      Excluir
  2. Rentabilidade de agosto foi ruim pra todos mesmo.

    Aproveitar pra comprar mais umas Weg agora que caiu :)

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bilionário,
      Minha carteira tem muitas ações dela. Vai ficar mais concentrado ainda se eu fizer. Pelas quantidades que tenho, se subir muito fico rico. kkkk

      Abraço!

      Excluir
  3. Boa noite CP! Quedas são normais...temos que focar no acumulado do ano...Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Mas temos que ficar de olho na governça. Fico de orelha em pé quando vc bons resultados, mas o preço cai. Daí me pergunto, será que tem gente que tem alguma infomação privilegiada?

      abç

      Excluir
  4. Olá, CP!

    Quando as quedas do Ibovespa ocorrem, não tem jeito: quem tem uma parcela considerável na renda variável acaba sentindo mais. Não tinha observado a WEG, estou há tempos esperando uma quedinha para reforçar a quantia nela :)

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FT,
      Dificilmente vc vai ver um preço barato na weg. Mas te digo que esse preço que ela está agora tá bem na média dos últimos anos.

      Abç

      Excluir
  5. CP, agosto foi um mês amargo mesmo.

    Sobre essa questão da 123Milhas, percebi que ultimamente houve muitos casos de problemas com essas empresas ”inovadoras” que parecem oferecer vantagens boas de mais pra ser verdade. Eu escapei por pouco de uma, a Virtus Pay, não sei você ouviu falar. Pouco mais de 1 mês depois de eu ter parado de usar o serviço deles (eu emprestava limite do meu cartão pra eles e acabava acumulando milhas de volta) a empresa anunciou que não poderia honrar com os compromissos financeiros desses que haviam emprestado limite do cartão. Aqui no Brasil todo cuidado é pouco com esse tipo de ”vantagem”.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engenheiro,
      Verdade! Aquele velho ditado: quando a esmola é demais, o santo desconfia!
      Caram! Eu colocava meu cartão a disposição da virtus.

      Abç

      Excluir
  6. CEP,

    Se tem uma coisa que estou tentando fugir na minha vida é de aproveitar essas "oportunidades" mirabolantes que surgem por aí e principalmente fugir de rolos de emprestar nome, cartão, alugar ações e etc.

    Prefiro simplificar do que complicar. Esse negócio de viagem flexível da 123milhas era rolo desde sempre, não é aplicável na prática, pode falar o que for mas não tem como um serviço que cobra intermediação oferecer a mesma viagem que você poderia planejar sozinho e cobrar 25% a menos.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho pensado muito em simplificação. Nessas vantagens aí, alguém iria pagar a conta, pois a conta não batia!
      Não vale a pena buscar a grande tacada. A economia de dinheiro mirabolante. Tudo isso envolve riscos!

      Abç

      Excluir
  7. Você só investe em renda variável? Meu patrimônio nunca caiu porque só invisto em renda fixa e tenho um imóvel de locação. Penso comigo como fica a cabeça de alguém que tenha 1 milhão só em ações e fiis com uma queda de 20, 30%.

    Meu imóvel paguei 74 à vista em 2020, avaliado em 115 pra venda hoje, valia 90 em 2020, claro se fosse vendido hoje, desconta 5 mil de comissão da imobiliária.

    Pra mim a maior vantagem do imóvel é sua falta de liquidez, pois tem imóvel que nunca vai será vendido e isso acaba impedindo o investidor de girar patrimônio, deixando ele lá, alugado e gerando renda pra reinvestir e o imóvel tende a ir recuperando inflação no longo prazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon,
      Invisto mais da metade em renda variável.

      Vai muito do perfil do investidor, e o quanto ele estudou as classes dos ativos para entender o comportamento dos ativos e seus ciclos. Tudo tem um risco!

      Não existe certo ou errado. Existe aquilo que vai te deixar confortável.

      Se ao longo da jornada de acumulação do investidor, tiveram variações negativas abruptas e depois voltou a recuperar bem acima, ele estará cada vez mais convicto que é algo passageiro. Por isso ele não sente. Essa é a tese dele.

      O que para um é vantagem, para outro pode não ser. E nos momentos de quedas nas bolsas, aqueles que estão convictos nas suas teses, aproveitam para aportar sabendo que tudo se normalizará. Só não se sabe quanto tempo vai durar. Essa é a questão!

      Outra coisa, é o contexto em que o investidor está inserido, seja no tempo, seja geograficamente. Aquelas pessoas que investiram na poupança na época do confisco em 1990 no Brasil, certamente jamais na vida indicariam outras investirem nessa classe de ativo, pois tiveram uma experiência ruim. Da mesma forma algumas pessoas daquelas que investiram em imóveis em 2008 nos EUA, onde teve logo em seguida a crise do Subprime, também não teriam estômago para comprar imóveis.

      O que eu estou querendo dizer é que tudo pode acontecer com qualquer classe de ativo, vai depender do ciclo econômico. O investidor tem que entender o que está acontecendo e principalmente está diversificado.


      Abraço!

      Excluir
    2. O imóvel como investimento é mais seguro até que a renda fixa, sem considerar fator preço. Quem investe em ações investe em imóveis indiretamente, igual o Barsi falou das fazendas da Klabin que servem pra plantio.

      Excluir
    3. Sim! Nesse recorte de tempo que vc tomou, no nosso espaço geográfico, imóvel está sendo seguro até então.

      Excluir