quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Fechamento SET/2023: R$ 555.785,41 (1,15%)

 Por incrível que pareça minha carteira subiu um pouco nesse mês de sofrimento. Acredito que mês passado a porrada que meus ativos levaram foram além da conta, e o que houve foi um ajuste nesse mês e aumento do dólar.

Minha corretora fez umas mudanças de plataformas, e até me avisou por e-mail que estaria melhorando. Um dia após a mudança para a nova plataforma, fui acessar, tomei um susto, pois meu saldo estava em aproximadamente 5 mil. Mesmo sabendo que a corretora estava em processo de mudança, o frio na barriga veio. Caraca velho! Que sensação ruim foi essa! Acessei o portal da B3 e de fato estavam lá as transferências de ativos. Parece que colocaram tudo em uma empresa só, pois antes eram um grupo. E como era um sábado, os saldos não estavam atualizados. Olhei na segunda e ...Ufhaa. Tudo certo!

Mas foi até bom para eu rever alguns procedimentos de segurança das minhas contas. Tinha um e-mail sem a autenticação em 2 fatores, ativei. Aproveitei para dar uma estudada em como criar uma senha forte. Aproveitei e mudei as senhas dos meus e-mail. Fui ver nos históricos de acesso, parece que tentaram por várias vezes acessar meu e-mail.

Quando eu for trocar de celular, vou deixar o velho para acessar as contas bancárias com os tokens e o outro celular apenas com um banco para fazer as transações normais. Cheguei a pensar em desinstalar os app no celular, mas existem meios, em caso extremo do bandido fazer testes e acabar ativando com a sua presença. O mais seguro mesmo é ter outro dispositivo e OUTRO NÚMERO nesse dispositivo.

Vamos para a planilha:



Site da B3

Nunca mais tinha acessado a B3 para ver meus investimentos. Só fui lá depois do ocorrido relatado acima. O site ficou muito bom. Mostra de todas as formas nossos investimentos. De maneira que torna-se até desnecessário preencher em outras plataformas para acompanhar. Tem gráficos em pizza em barra, dividendos recebidos nos últimos 12 meses. Gostei!

Viagens

Viajei para Foz do Iguaçu. Velho, como é bom acessar sala vip nos aeroportos. Caso você tenha uma renda e um gasto considerável, acho que vale a pena procurar um cartão de crédito que lhe dê esse benefício. É um conforto e presente que devemos ter nessa altura das nossas vidas. Comida e bebida tudo "grátis", poltronas confortáveis, algumas tem até banheiro com chuveiro, caso queira tomar um banho naquelas conexões extensas. Tive duas conexões, mas as salas não tinham chuveiro (nem todas tem chuveiro). Uma das conexões durou quase 3h. Aproveitei bastante! Tinha bebidas alcoólicas e não alcoólicas, janta e lanches. Na volta para casa, cheguei cedo no aeroporto e fiquei novamente na sala vip, pois já tinha visitado tudo que tinha que visitar, sem contar que já havia feito o check out do airbnb.


Hoje tem aquele cartão da XP que com 5 mil investidos que já dá 2 acesso pelo dragon pass. Dragon Pass, Lounge Key, Priority Pass e outras, são tipo os planos que tem convênio com as salas vips no mundo. Assim os cartões e os bancos fazem convênios com esses planos. Aí é só você saber qual plano seu cartão tem e quais salas tem convênio com o plano do seu cartão. As administradoras dos cartões tem até aplicativos para informar as salas que aceitam o plano.

Tem cartão que te dá acessos ilimitados. Para quem viaja muito, dá para aproveitar bastante. Geralmente esses cartões são mais difíceis de conseguir. Mas aqueles cartões que dão 2 ou 4 acessos, não é tão difícil.

Não me vejo viajando sem dar um pulo antes em uma sala vip para fazer um lanche e tomar um cafezinho. Top demais. E não é coisa de gente rica não. As salas estão ficando cada vez mais cheia. Muita gente está conseguindo os cartões com esse benefício. 

Ah, e também de tabela esses cartões pontuam em algum programa que podemos trocar por milhas e comprar as passagens com as milhas. 

Mas vocês podem está pensando: mas eu não gasto muito. Então dê um cartão adicional a outra pessoa de confiança e acumulem pontos juntos. Sem contar que a partir de determinado valor na fatura, a anuidade fica isenta. Para alguns bancos, tem a possibilidade de ligar para a central e negociar a isenção.

Alguns bancos isentam por investimento. Fiquei até tentado em migrar parte dos meus investimentos para um desses bancos, para de quebra ganhar um cartão que me dê esses benefícios.

Voltando a falar da viagem em si, muito top lá. Para quem gosta de natureza, é um prato cheio. Tem as cataratas do lado brasileiro e do lado argentino. Particularmente, gostei do lado argentino, pois é maior, e achei, no meu ponto de vista, mais estruturado. 

Na Argentina, além das cataratas, só fui jantar em um lugar chamado Feirinha. Pasmem. Pagamos aproximadamente 90 reais em 1kg de picanha, e da boa. Bem macia! Um detalhe para quem vai par a Argentina, é que é bom fazer o câmbio e pagar com a moeda local, pois eles até aceitam em reais, mas acaba cobrando mais caro. Nunca usem o cartão de crédito ou até aqueles de débito internacional em dólar, pois o sistema se utiliza da cotação oficial, que é completamente  mais cara, tipo quase 2x mais cara que as praticada em algumas casas de câmbio. Fiz a minha pela western Union, e saiu bem em conta. 

No lado do Paraguai, foram só compras. Os preços dos eletrônicos que são em conta. Mas nem tanto. Média de uns 30 a 40 por cento mais barato que o Brasil. Se você gosta de comprar, reserve uns dois dias para ir para o Paraguai. Lá eles aceitam Pix e até real em espécie. Nem verifiquei se valeria a pena converter para a moeda deles. Pela facilidade de fazer um pix, e já está pago, para mim foi bom demais. Vi em alguns vídeos que os brasileiros iam com real em espécie para lá. Imagine o risco.

Bom, até mais turma!



14 comentários:

  1. Eu me ferrei nessa do cartão, pois tenho o da Rico, que apesar de ser do grupo XP, não dá nenhuma entrada na faixa. Como eu nunca tinha entrado nessas salas, na ultima viagem que fiz paguei 32 dólares pelo acesso. Pagando não vale não.
    No passeio as cataratas eu curti os dois lados, mas como o lado argentino era mais barato deixei para fazer o passeio de barco lá.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MI,
      Se vc colocar 5 mil na XP, já pode tirar o visa infinity com 2 acessos ao dragon pass. Pagar não vale a pena mesmo não.

      Abraço!

      Excluir
  2. Boa noite CP! Realmente ter cartão Black facilita muito. Tenho gostado muito do cartão do Inter. Tem acesso ilimitado a diversas salas. Até agora só sucesso. Parabéns pelo resultado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VVI,
      Eu adquirir o black do inter em uma rodada de investimento, daí só tenho 6 acessos pelo LK.

      Vlw! Obrigado!

      Excluir
  3. Já estive na Argentina, mas em Buenos Aires e em Ushuaia. Cheguei a comprar coisas em real, em peso e em dólar, mas não lembro de ter notado nenhuma grande diferença. Mas lembro que peguei uma nota de 50 pesos falsificada...

    O churrasco na fogueira que eu comi em Ushuaia foi o melhor da minha vida, valeu muito à pena, mesmo sendo tudo caro por lá (local turístico e longe de tudo).

    Esses 30%~40% de desconto em eletrônicos no Paraguai me parecem bons demais para ser verdade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mago,
      Se vc olhar uns vídeos de viagens no youtube, um monte de gente comentando do tal câmbio blue. A economia da argentina não vai bem. Existe muita fuga de capital. E os dados oficiais não condizem com a realidade.

      No Paraguai tem lojas confiáveis. É pq as coisas são mais em conta por lá mesmo.

      Abraço!

      Excluir
  4. Olá CP, que bom que conseguiu fechar no positivo, a maioria caiu pelo que vi...

    Eu tenho o cartão da XP, mas ainda não fui viajar depois que fiz ele, vou ter que ficar ligado nas próximas viagens pra ver se consigo aproveitar alguma dessas salas VIP.

    Última vez que fui pro Paraguai não tinha tanta diferença assim nos preços, mas faz tempo agora, e na Argentina fui recentemente e comprei fraldas e produtos de limpeza, estavam baratos mesmo.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bilionário,
      Quando vc estiver comprando a passagem e puder escolher as as conexões, já pense se nos aeroportos vão ter as salas vips conveniadas ao seu cartão. Isso vai incrementar na sua viagem.

      Eu pensava que sempre os preços eram em conta no Paraguai.

      Abraço!

      Excluir
  5. Você é cliente "especial" de algum banco como: BB Estilo, Itaú Personalité etc. Se sim, vale mesmo a pena?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo,
      Não sou não. Mas estou em processo de troca de banco, pois o meu atual os benefícios são bem difíceis de conseguir. No próximo post eu vou contar essa minha experiência de abrir uma conta em outro banco e ser classificado em um nível a cima do varejo. Varejo é a conta do povão.
      Mas esse especial que vc fala são dois níveis acima ainda. Então, não sou "especial". Vou trazer aqui para vcs o que pesquisei, e vi que é diferente das contas varejo.

      Abraço

      Excluir
  6. CP, ótimo resultado em um mês que praticamente tudo caiu.

    Eu também acabei migrando meus investimentos pra aproveitar pra pegar um bom cartão que tem programa de pontos e esses acessos às salas VIP. Utilizei com a Alta da última vez que viajamos pra fora e foi top.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Engenheiro!
      Pois é. Uma boa companheira em um lugar confortável.
      Exatamente. Temos que analisar, se já investimos e não vai mudar nada ir p uma corretora que lhe de mais benefícios, por que não?

      Abraço!

      Excluir
  7. CP,

    Que legal sua visita em Foz do Iguaçu, estive lá uma única vez antes da pandemia em 2020. A cidade é bem estruturada e o Parque Nacional do Iguaçu é uma atração que merece ser visita por qualquer brasileiro.

    Sempre ouço o pessoal falar bem da comida argentina na fronteira com Foz, todos falam que lá conseguimos comer bem por um preço muito mais em conta do que aqui no Brasil.

    No Paraguai alguns amigos relataram que os descontos estão por volta de 15%-20% em comparação aos preços do Brasil, isso em lojas oficiais, entretanto acho que garimpando dá para conseguir algo melhor.

    Sobre conta em bancão, o Bastter já falava isso faz anos de que devemos centralizar no bancão e que quando você centraliza com eles seus investimentos, é certo que terá cartão e conta isentos igual no banco digital só que em uma instituição tradicional onde você terá alguém de verdade para falar quando precisar, fora a simplicidade de ter tudo centralizado em um local só, não vejo sentido na galera que usa 3 ou 4 bancos e corretoras.

    Eu uso só um bancão e a corretora dele.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PI
      Realmente gostei de Foz. Tive boas experiências, e recomendo.
      A comida na Argentina foi o lugar mais barato e boa da viagem.
      No Paraguai esperava descontos maiores, mas como vc bem disse, tem que garipar. E tem muito vídeo no youtube indicando aquelas lojas tradicionais. E isso acaba levando muita gente para lá e inflando os preços.

      Eu mesmo tenho conta em 4 corretoras, 3 do Brasil, e uma internacional. Mas vou pensar seriamente em concentrar. Meu receio desses bancões é não me oferecerem renda fixa com as taxas praticadas nas outras corretoras. Vi que normalmente a rentabilidades não são atrativas. Talvez por causa do segmento em que vc esteja enquadrado. Vc tem alguma informação que possa nos trazer? Outra coisa, acho que só o Itaú que a corretagem 0%. Se bem que eu pago para a corretora internacional, pq não pagar aqui, desde que não seja um absurdo a taxa?

      Abraço!

      Excluir