quinta-feira, 2 de novembro de 2023

Fechamento OUT/2023: R$ 548.250,18 (-2,24%)

 A queda é forte, mas geralmente no ano, essas quedas são em alguns meses. Nos outros, as subidas são menores, mas com juros compostos superam as quedas. Assim espero!

Que pancada senhores. Sensação que estou andando de lado. Na verdade meus ativos da RV realmente estão andando de lado há um bom tempo. RF que está me entregando resultados. Já está na hora desses ativos serem corrigidos pela inflação. Vamos ver com a queda desses juros. Se bem que lá fora os juros estão aumentando né?

Aguardemos!


Troca de banco

Troquei de banco! Tinha conta no BB desde 2000. Eu era cliente Exclusivo, mas dois anos atrás me desenquadraram, não sei por que.  Embora meu salário estivesse para se manter ou até subir para o Estilo, me jogaram para o varejo. Fiquei sem gerente no APP do banco. Quando tinha uma dúvida antes era só perguntar que uma gerente me respondia( atendimento humano). Hoje quando faço uma pergunta, o robô que responde, ao menos tenta responder. Quanto a cartões, agora há pouco que me disponibilizaram um cartão black co-branding em uma promoção de isenção de anuidade por um ano, mas tenho que atingir o gasto total de 8 k até dezembro.

Mas afinal de contas, o que eu busco em um banco? Será que estou massageando meu ego ao querer atendimento diferenciado, querendo benefícios?

Bem, a princípio quando chegamos em uma agência (quando vamos), apenas queremos ser atendidos em um tempo razoável e de maneira cordial. Mas na contas ditas como "varejo" a espera chega a ser de aproximadamente um turno. Lembrando que geralmente temos diversos compromissos no dia. Daí se for no banco, pode desmarcar outras coisas. Alguns atendentes, já estão saturados do trabalho, pois são muitas pessoas que atendem por dia. Logo, a qualidade do seu atendimento não vai ser a mesma. Já fui atendido uma vez que quase que não conversamos, mas ainda sim tomei um chá de cadeira no momento do atendimento. Mas eles não tem nem culpa, pois é muita gente. Ao menos se ganhassem por clientes atendidos. Sei que não passaria mais por isso, pois não vou mais em agência física.

Se você for enquadrado em uma categoria acima do varejo, seu atendimento, em tese tende ser mais rápido e com mais qualidade. Digo em tese, pois vai variar muito do gerente. Sim, você passa a ter um gerente da conta. Assim, suas demandas vão passar por ele, ou por uma equipe dele, tornando algo personalizado. No APP do banco vai ser disponibilizado o contato do gerente, e por aí já dá para resolver algumas coisa, caso não se resolva pelo APP.

Queremos cartões com limites mais altos, com benefícios, sem anuidade, ou  com descontos nas anuidades, taxas de empréstimo mais atrativas, investimentos com boas rentabilidades, e assim vai.

Mas será que é pedir demais?

O que temos a entregar?

O banco ganha quando se passa dinheiro na sua conta, seja de maneira temporária, seja permanente, e também com serviços que contratamos. Então, se você tem um bom relacionamento com seu banco, recebendo salários, recebendo depósitos, contratando seguros, concentrando gastos no cartão de crédito, ele está ganhando também, pois tudo isso tem uma margem de ganho. Por que não deixar uma pequena parte para o cliente através de melhores produtos, para consequentemente fidelizá-los? Claro que tudo isso tem que ser proporcional ao que o cliente entrega. 

Mas tenho observado muitas das vezes não é assim. Temos que argumentar e exigir!

Resolvi experimentar os serviços de outra instituição, para saber se vai ter diferença realmente. Assim, me desloquei a uma agencia Bradesco, chegando lá esperei aproximadamente 1h para ser atendido. Ao ser chamado, o atendente nem olhou no meu rosto, chega fiquei em dúvida se tinha sentado na mesa certa kkkkkk. Falei que tinha iniciado a abertura de conta pela internet, mas tinha que comparecer para cadastrar uma tal de chave no celular. Pois é, nesse banco tinha que comparecer pessoalmente para fazer isso. O atendente me ouvindo e olhando para o computador, e já me empurrando empréstimo, perguntando se eu não queria trocar de carro. Isso ele mal conversou comigo para saber dos meus anseios. Falei que não! Que apenas queria abrir a conta. 

Daí apresentei meus documentos pessoais e meu contracheque. Ao ver meu contracheque, que não é nenhuma coisa de outro mundo, o atendimento mudou. Fui informado que outra pessoa iria dar continuidade a abertura da conta. Assim fui apresentado a um gerente, que seria da minha conta. A qualidade do atendimento foi outra coisa. Ele me disse que, além do contato dele (vi que é um contato do celular empresarial, obviamente),sempre que precisar ir na agência, não precisaria pegar senha. Era só se dirigir a um sofá ao lado, caso tenha gente na mesa dele. A minha conta é apenas uma categoria acima do varejo e não vou pagar taxa alguma, pois fiz portabilidade do salário.

Mas para resumir, as categorias acima do varejo dos bancões tentam focar em atendimento e produtos diferenciados. Mas pesquisei os investimentos disponíveis, e não gostei de nenhum. Talvez porque meu enquadramento ainda seja baixo para ter os melhores investimentos. Mas mesmo assim não acredito que os bancões forneçam investimentos atrativos. A não ser para aqueles clientes top, ricões que são enquadrados como private bank. Ou seja, já to vendo que esses bancos não sãs para mim! Não vai mudar em nada!

Para se ter uma ideia, fui simular um remessa internacional, e nesse banco eu iria gastar quase R$ 500,00 a mais para receber a mesma quantidade em dólar na minha conta internacional, quando comparado com a empresa Remessa Online.

Conclusão que já posso tirar: para ter melhores cartões, essas contas em enquadramentos maiores pode servir, caso contrário, não vai mudar muita coisa, pois não vou ao banco para resolver as coisas. Faço tudo pela internet. E para se ter os benefícios, os custos são muito maiores.


Até mais galera!



14 comentários:

  1. Boa tarde CP! Ninguém merece ter que ficar indo em agência física de banco...Perde-se muito tempo por algo que poderia ser feito online. Sobre cartão Black sem taxas tem várias oportunidades por aí em especial fora dos bancões. Sobre investimentos aí realmente é difícil...as corretoras são imbatíveis. Grande abraço!

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    1. Exato! Já assisti algum canal no youtube explicando que só é vantagem investir por bancões caso vc tenha muito dinheiro.

      Abraço!

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  2. Todo mundo gosta de ser bem tratado, é universal. Eu sou Banco do Brasil desde que era universitário sem dinheiro. Vou contar um causo de como o atendimento diferenciado me prejudicou :))
    Depois de ter começado a ganhar mais eu me mudei para um lugar a duas quadras de uma agencia, fui até ela para transferir minha conta e fui atendido por uma mulher muito gata, já estava super animado que ela seria minha gerente (gado de mais, eu sei), até que ela coloca os dados no computador e diz que meu atendimento é exclusivo e em outra parte da agencia.
    Fui então para a salinha do atendimento exclusivo onde estavam dois gerentes, velhos, com aquela cara de desanimo de funcionários públicos. Foi bem engraçada a minha cara de decepção.
    Hoje as únicas vantagens que tenho são atendimento pelo app do banco, isenção de tarifas e cartão sem anuidade (que eu nem uso mais por preferir o com cashback da corretora.
    Abraços.

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    1. Mendindo,
      Eu ri quando vc deixou de ser atendido por uma gata para ser atendido por marmanjo. Imaginei a cena. É isso! Temos que ter a clareza do que queremos.

      Abraço!

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  3. Fala Mendigo, estou com o VVI nessa.
    Para os cartões, caso use uma corretora atualmente para seus investimentos, a XP já te dá um limite relacionado ao quanto você tem investido e dá 1% cashback nas compras. Como não entendo muito do mundo de pontos, eu curti essa modalidade.

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    1. PI,
      Cada um tem uma estratégia, realmente. A vantagem que eu estou enxergando nos pontos é que 1 ponto pode se tornar 2 milhas, entende? Não é algo fixo! Já cashback, é algo fixo que vc ganha.

      Abraços

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  4. CP, esse foi mais um mês ruim mesmo.

    Eu particulartmente concentrei todos os meus investimentos em um banco digital, e no geral não tenho do que reclamar. Tenho cartão black com benefícios muito bons, salas VIP ilimitadas, programa de pontos e cashbacks em determinadas compras. O atendimento é excelente quando eu preciso? Sem dúvida não é, mas isso meio que nem existe aqui no Brasil mesmo.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

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    1. Engenheiro,
      Já imagino até que banco seja. Penso em colocar parte do meu capital lá. Se surgir um ativo bom, eu aporto e ganho esses benefícios também. Juntar o útil ao agradável né?

      Abraços

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  5. A única vantagem que vejo em ser cliente "acima do varejo" nesses bancões é não pegar fila na agência.
    Quanto a cartões, fui criado sem cartão de crédito: meu pai nunca gostou, e acabei herdando isso dele. Uso só o mínimo possível, sempre pago bem pouco, e pra mim não vale a pena esses benefícios de cartão. Sou old school: pago tudo à vista e em dinheiro sempre que posso, porque geralmente tem desconto. Já comprei móveis e eletrodomésticos pagando em dinheiro, por causa desses descontos. Restaurante geralmente dá 10% de desconto se for em dinheiro, então levo dinheiro para almoçar na rua, e por aí vai...
    Mas cada um é cada um. Eu não gosto de pegar fila, então pra mim já valeria a pena ser cliente desse tipo, eu acho.

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    1. Mago,
      Cada um com seu perfil, realmente. Mas se o valor de a vista for igual ao passar no crédito, por que não passar no crédito e ganhar alguma coisa? Claro que vc terá que ter uma planilha a parte para controlar isso.

      Abraço!

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    2. Realmente a única vantagem que estou vendo é atendimento mais rápido na agência. Mas isso só se vc não conseguir resolver pela internet.

      Abraço!

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  6. Interessante, comigo ocorreu a mesma coisa também nesse período: eu era cliente exclusivo do BB e pelo que já pesquisei no passado poderia ser enquadrado no Estilo (mas não sei mais os critérios de renda para cada categoria).

    E de repente fui "rebaixado", perdi o acesso direto que tinha com o gerente dentro do app bem como as ofertas de cartões infinite.

    Mas, como não quase não utilizo os produtos do banco, deixei pra lá. A vantagem é não ter que ficar gentilmente se esquivando do gerente te oferecendo fundos DI e títulos de capitalização de tempos em tempos kkk. Abs!

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    1. FT,
      Realmente, o gerente ligando é dose! Mas acho que se vc fose enquadrado nessas categorias Estilo, a pegada seria outra. Parece que eles oferecem outros produtos com maiores rentabilidades.

      Abraço!

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