terça-feira, 5 de março de 2024

Fechamento FEV/2024: R$ 626.916,76 (2,96%)

 


Que sucesso de fechamento! Estava ouvindo alguns podcasts sobre finanças, em que uma fala me chamou atenção e me fez olhar para minha carteira: Nos últimos 12 meses quem investiu em fundos passivos, ganhou no mínimo 20%. Ai fui olhar, não é que é verdade? Eu aqui me acabando para diversificar em diversas classes de ativos, sendo que se tivesse jogado no BOVA11 ganharia 22%. 
Estou com ativos que valorizaram pouco nesse período, entretanto outros poucos e em menor peso performaram muito bem. Porém não o suficiente para fazer minha carteira render 20%.


Já passei por um período em que um dos meus ativos me deram um excelente rendimento e jogaram minha carteira para cima. Mas os ativos não podem subir loucamente o tempo todo. Eles meio que adormecem, e isso faz com que sua carteira acabe performando abaixo da média. Olha que estou contando que o investimento seja em um bom ativo. Por isso muitos investidores, depois de colher algumas subidas de ativos, acabam se desfazendo  destes e buscando outros ativos que estejam em uma assimetria e com possibilidade de ganhos em curto prazo. 

Por isso continuo investindo no exterior em fundos passivos para ficar na média. Os juros lá fora logo logo começara a baixar, e os ativos tendem a subir. Então quero aproveitar essa janela.

Para mim não tem problema ser mediando de um índice econômico global. O pessoal tem um receio de ser a média. Imagino eu sendo a média dos 1% mais rico do Brasil. Então, depende do conjunto da média onde você estará inserido.


Compra de outro Celular

Estou analisando comprar outro celular e deixar meu antigo como o do pix e dos investimentos. Questão de segurança mesmo! Não sei se pego um Samsung da geração S ou um Iphone, pois gostaria de ter um celular com câmera boa para gerar uns conteúdos (as vezes gravo uns vídeos e posto no meu canal que tem 2 inscritos kkk). O problema que vejo nos Iphones é que eles não se comunicam bem com o Windows. Outro problema são os preços! Jesus! Eu pegaria das gerações anteriores mesmo, não precisa ser da última geração.

Por outro lado, gosto muito da Samsung. Além de serem mais baratos e alguns modelos entregarem muito, ganho pontos e converto em créditos por usar a Samsung wallet deles.


Até mais galera!

12 comentários:

  1. Eu comprei um S23 Ultra, baita aparelho. Primeiro top de linha que eu tenho, não sei se vale o preço, talvez para meu uso um intermediário atendesse. Contudo para quem quer câmera boa tem que ir para os tops.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mendingo,
      To de olho no S23 Plus. Um amigo meu comprou esse S23 ultra ano passado, pagou 4500 mais ou menos. Hoje tá mais caro que o ano passado.

      Abraço!

      Excluir
    2. Eu acho Samsung muito bom, já tive um e durou muitos anos.

      Agora esses preços... acima de 1k eu já acho muito caro, mas hoje em dia está difícil achar coisa boa custando menos de 2k. Vou aguentando com meu velho Motorola.

      Excluir
    3. Eu também pensava assim. As vezes me pergunto: será que estou aumentando meu custo de vida? As coisas mais caras tem qualidade melhor, isso é indiscutível, mas será que vamos utilizar todos os recursos? Se sim, acho que vale a pena.

      Abraço!

      Excluir
  2. Comprei um intermediário da Samsung no ano passado, mas o celular anterior a esse foi um top de linha do ano anterior. As vezes o preço cai bastante e vale a pena.

    Gosto de olhar o histórico de preços nos sites de busca (buscapé e zoom), dá pra ver a oscilação dos preços nos últimos 12 meses e ter uma ideia melhor se o preço atual está razoável.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Estou olhando um modelo do ano passado também, pq desse ano está fora de cogitação.

      Abraço!

      Excluir
  3. Ótima rentabilidade CeP!

    Curiosamente estive vendo um vídeo do Bastter essa semana, ele falando porque não investe em ETFs, até teve alguns argumentos interessantes, mas em determinados momentos fiquei com a impressão de que ele estava se contradizendo, já que ele sempre diz que o que enriquece é tempo e aporte... e não ficar estudando selecionado empresas... mas aí ele solta um vídeo desse, pra mim não fez sentido nenhum. Eu fiz uma experiência ano passado com uma carteira "ETFs da Paz" e o resultado foi muito positivo, só não continuei porque o LFTS11 ficou inviável com esses 25% de imposto que o governo está cobrando.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Já assisti muitos vídeo de bastter. E a filosofia de investir dele é simplista mesmo.

      E não tem algo mais simples que investir em um ETF. Talvez haja conflito de interesse, até porque ele vende, acho que, alguma planilha que indica o balanceamento da sua carteira de acordo com as oscilações do mercado.

      Caramba! 25% e ainda tem a taxa de administração. Desestimula mesmo! Eles querem que os investidores vão diretamente à fonte.

      Abraços!

      Excluir
  4. Parabéns CP! Ótimo resultado. Também não vejo pq fazer stock picking lá fora (no Brasil infelizmente os ETFs não são bons e obrigam a gente a ir pro stock picking). O que tenho pensado atualmente é se ainda vale a pena ficar nos ativos irlandeses ou é melhor voltar pros ETFs americanos de uma vez uma vez que com a última reforma a isenção de venda foi eliminada. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VVI,
      O bom do stock picking é a velha e boa adrenalina. Imaginar se vai enriquecer da noite para o dia, ou perder o que investiu. kkkk Então vou manter uma parcela, ainda que pequena da minha carteira nesses ativos também.

      Fiquei pensativo ao ver que essa mudança da tributação. Mas pensando bem, se vc não sacar, não vai pagar nada. Tudo bem que lá na frente paga. Mas quando deixa para pagar bem lá na frente, os juros compostos trabalham melhor.
      E tem outro ponto positivo, se por acaso queira dar saída fiscal do País, e for para um outro que não cobre tanto ou nem cobre, aí já seria uma baita vantagem.

      Abraço!

      Excluir
  5. Baita resultado mesmo, CP, parabéns.

    Eu também tenho passado por esse dilema vendo meu desempenho ser inferior aos índices, a custo de tempo empregado fazendo stock picking. às vezes tá vontade de largar tudo num ETF do índice e só voltar olhar a carteira daqui há 10 anos.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engenheiro,
      Estou caminhando para isso. Já tem um bom tempo que aporto em ETF todos os meses.

      Abraços!

      Excluir