sexta-feira, 3 de maio de 2024

Fechamento ABR/2024: R$ 650.268,04 (-0,64%)

 O ser humano é movido a incentivo! Não tem outra! Sinto-me incentivado a escrever quando a bolsa está subindo. Mas esse mês, não tanto. Mas vamos seguindo que nem os investimentos, constância.

Não vou repetir aqui as estratégias. Vou mostrando os resultados. Caso eu tenha alguma mudança de estratégia, contarei.

Esse blog tá mais para uma novela do que investimento. Mas venho aqui relatar meus desejos e acontecimentos da vida, porque normalmente acabam por impactar na vida financeira também. Vamos aos resultados.


Reserva de emergência

Estou com uma reserva de emergência que aos poucos venho alimentando-a. Estava doido para comprar uma moto para economizar nos deslocamento do dia a dia. Aí fui olhar o rendimento do investimento  onde apliquei e imaginei: tive um ganho, mas caso estivesse comprado a moto, seria uma despesa, na verdade, várias despesas. Então, por enquanto fico somente com meu carro mesmo. Cogitei até em vender o carro para ficar com uma moto e economizar mais ainda. Mas aí mudei de ideia e resolvi ficar apenas com o carro mesmo. Mas volta e meia o pensamento me ataca.


Influencers Financeiro

Tem uns canais no youtube que eu gosto de ouvir quando estou fazendo alguma coisa mecânica, principalmente canais financeiros. Nesses últimos dias, ouvi um que mostrava a rentabilidade da carteira pública dele (na hora não parei para olhar, apenas ouvi). Do jeito que contou parece que ele filmou a tela do PC. Mas a rentabilidade era uma coisa fora da curva, uma rentabilidade histórica maior que a do Warren Buffett no horizonte de 5 anos, isso, período curto. E foi dito que não fez nada demais. Não vendeu nada, apenas comprou nesse período empresas dita por ele como seguras.

Para quem leu o livro A Psicologia Financeira de Morgan Housel que mostra o princípio de Pareto, esse investidor acertou em cheio os ativos que está dando o efeito calda longa. Onde, 20% dos seus ativos estão performando e entregando 80% do resultado da sua carteira. O problema é que essas empresas não vão performar assim durante muito tempo, pois chega um momento que não se cresce tanto. Esses ativos que estavam na frente, vão ficar para trás dando lugar a outras empresas inovadoras. Mas se ele não está girando patrimônio, vai ter que torcer para que os outros ativos da sua carteira passem a performar tanto quanto. 

Espero que ele não esteja se utilizando de artifícios da informática para editar os vídeos e mostrar sua capacidade de investir, para assim vender algo aos seus seguidores/inscritos.

Como tudo é possível fiquemos bastante atentos a rentabilidades muito acima da média. Acabo de lembra o  caso de Bernard Madoff, tem até documentário no Netflix, o cara chegou a ser presidente de um órgão de investimento lá nos EUA, e aplicou golpe em milhares de pessoas. Não estou aqui dizendo que esse cara está fazendo isso. Apenas estou refletindo para esquecer essa ânsia de ter altas rentabilidades ou aquela tacada para ficar rico da noite para o dia.


Até mais!



13 comentários:

  1. É natural estarmos empolgados com a subida dos ativos e desanimados com a queda. Importante é seguir o plano e seguir aportando, pois as melhores compras que fazemos são nos momentos de queda.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. O melhor que podemos fazer com estes 'influenciadores' é manter a distância, sinceramente...

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho muito pé atrás com quem mostra carteira, acho que o Bastter está certo:

    Ou é bobo alegre ou é vendedor de curso.

    "Ah, mas você mostra a sua Pi"

    Eu sou bobo alegre.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou bobo alegre. Mostro porque ao ver a da blogosfera serviu de base para mim. Então lá na frente alguém vai olhar a minha para ter uma noção também.

      Excluir
  4. Olá, CP!

    Vi em uns posts antigos o carro que você comprou há pouco tempo atrás. Pode comentar os custos mensais que tem com ele?

    Acho que nós investidores sempre seremos interpelados com o dilema "comprar ou consumir". O que tem seu lado positivo, nos faz ponderar sobre os gastos que fazemos. Quando vejo a poupança que estou fazendo para a compra do carro sempre penso que poderia estar comprando bons ativos... mas por enquanto vou seguindo o plano.

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FT,
      Esse ano paguei de ipva e licenciamento de 2024 do carro 1.885,41 (com desconto) e 3.400,00 de seguro. Só ai já foram 5285,41 para ter o carro. As manutenções estão sendo basicas, óleo e filtros. Acrescentaria uns 300,00. Então 5.585,41.
      Lembre-se que o carro desvaloriza todo ano.

      Mas não me arrependo, e pretendo ficar mais um tempo com ele. Depois talvez pegue um mais popular. Quis ter essa experiência de um carro bacana. Elevar o padrão para um carro melhor, eu não vou fazer.

      Esse valor não impacta no meu orçamento, então ficou tranquilo.
      É só o pensamento de investidor que pertuba, né?

      Abraço!

      Excluir
    2. Legal mesmo, deu pra ter uma boa ideia dos custos.

      E claramente ele cabe no seu orçamento, de lá pra cá os aportes continuaram acontecendo e o patrimônio subiu bastante. Abraços!

      Excluir
  5. FT, eu tento nem pensar nessa questão de rentabilidade, pois sempre que vejo a minha eu tenho uma séria impressão de que estou fazendo alguma coisa muito errada. Porém, refletindo melhor eu percebo que meu histórico ainda é muito curto (são 4 anos). Se daqui 10 anos minha rentabilidade continuar terrível aí de fato eu me mantive fazendo algo muito errado por bastante tempo.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engenheiro,
      Algusn ativos de fato estão andando de lado. Eu mesmo tenho uns que há anos estão andando de lado, onde eu pensei se eu tivesse investido em RF estaria melhor. Mas talvez o potencial de ganho esteja reprimido, pois é uma empresa boa.
      O mais importante é aquela máxima: esteja diversificado!
      Como estou focando em investir em ETF, fico mais tranquilo quanto a isso!

      Abraço!

      Excluir
  6. Quem tem mau humor e bom humor é o Sr. Mercado que uns dias faz ofertas absurdas e outros dias quer vender tudo caro. Você não pode ser influenciado pelo humor do Sr. Mercado. Leia Buffett, Graham, Fisher e Munger. Foca no LP, não se entristeça.

    ResponderExcluir