sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Fechamento DEZ/2023: R$ 614.392,53 (3,49%)

Todos os investidores felizes nesse fim de ano, heim? Assim espero! Se você for daqueles que fez o que um investidor básico faz, estará com sua carteira boa nesse fim de ano.

Cada vez, vejo que o que importa é o acúmulo do capital junto com o tempo. Se a taxa for uma rentabilidade normal, ou seja, mediana, os resultados absolutos são impressionantes. Estou falando isso porque realizei um lucro no exterior, entrei com 5 mil e retirei 14 mil. Mas levei quase dois anos nessa estratégia. E diga-se de passagem, de alto risco! Foi um retorno alto, mas arriscado e que botei uma parcela muito pequena do meu patrimônio. Mas mesmo sendo pequena essa parcela, eu não queria perder!

Olhando para minha carteira nesses últimos dois meses tive uma rentabilidade de pouco mais de 53 mil, em investimentos seguros. É bem verdade que nesses últimos meses a RV deu uma guinada. Mas essas guinadas volta e meia acontecem em um espaço de tempo. Então não seria mais seguro investir de maneira prudente boa parte do seu capital, para nesses momentos colher os frutos? 

Vamos com calma e teremos ganhos consistentes.


A questão é que já estou com uma quantia de capital onde os juros compostos começam a fazer uma bola de neve maior. No início realmente não vemos muita diferença, principalmente até chegar aos 100k. Depois disso a mágica começa a acontecer. 

Documentário

Estou assistindo um documentário chamado Madoff: O Monstro de Wall Street. O cara aplicou um gole de milhões de dólares em mutas pessoas nos EUA. Essas pessoas estavam sedentas por altas rentabilidades. E ele soube muito bem atrai-las. Ele se utilizou de estratégias de psicológicas para gerar valor e confiança, levando muitos a caírem no golpe. Mas um investidor sensato enxergaria que aqueles números eram difíceis de ser alcançados, principalmente em momentos de crise. 

De maneira resumida ele tinha dois negócios, um legal, onde conseguiu construir uma reputação, e um o outro obscuro, mas que a princípio não se sabia quem geria esse outro negócio, de tão obscuro que era. Ele captava recurso dos investidores, não registrava esses investimentos nas agencias regulatórias, e quando alguns investidores solicitavam saque, ele pagava com o dinheiro captado dos investidores recentes. Ou seja, uma pirâmide, esquema Ponzi. Enviava relatórios falsos periodicamente aos clientes, onde os investimentos apresentavam desempenho bem superior a média, inclusive em momentos de crises. E isso atraía mais ainda investidores. Alguns investidores chegaram a duvidar e ir em loco conversar, mas, para se ter uma ideia, o cara criou um sistema espelho da agencia que regula os investimentos para mostra que os investimentos estavam registrados. 

Recomendo esse documentário!

E por falar em esquema Ponzi, que onda esses joguinhos de azar que estão sendo divulgados pelos artistas. Não precisei que ninguém abrisse meus olhos para ver que isso era um golpe. E os artistas e influenciadores indo nessa onda. Muita coragem! O pior que esse tipo de coisa se torna vício e pode destruir famílias. Relatos que os influenciadores chegavam a ganhar até 300k para anunciar isso no canal deles.

Viagem

Fiz mais uma viagem de aproximadamente uns 320 km, ambiente de praia e trilha com rios. Combinação perfeita para mim que gosto das duas coisas. Foi eu, minha namorada e mais um casal. É bom viajar com mais gente porque divide os custos de hospedagem e gasolina, se for de carro, sem contar a resenha que fazemos. Mas também gosto de viajar só eu e ela, pois curto nossas conversas.  

Como estou com algumas milhas acumuladas, pretendo fazer pelo menos uma viagem de avião no meio do ano de 2024 em diante. Como hoje praticamente não pago passagem aérea, sem esse custo , já barateia bastante nossas viagens.


Feliz ano novo para todos nós! Até mais!



10 comentários:

  1. Parabéns C&P! Acompanho sempre seu blog e como sempre, ótimos textos que nos fazem refletir nossas estrategias. Feliz ano pra vc e sua namorada! Que venha 2024

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Investidor! É muito bom refletir/compartilhar. Gosta também de ouvir as reflexões de outras pessoas. Pq quem sabe não surge alguma ideia.
      Feliz ano novo!

      Excluir
  2. Um excelente resultado, C&P!
    essa reflexão sobre a complexidade de estratégias, tempo pra pensar e tudo mais tem ficado comigo durante todo esse ano, também.

    um ótimo 24 pra você e família

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu PI.
      Acho que os bons resultados veio para todos! Amém!
      É importante refletir, a gente não deve cair em armadilhas!

      Feliz ano novo para vc também!
      Abraço

      Excluir
  3. Boa noite CP! Esse ano acho que ninguém da Finansfera perdeu dinheiro...rsrs. Todo mundo feliz! Que 2024 seja mais um ano de felicidades pra nós! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu VVI
      Merecemos esse presente de fim de ano, né? E que 2024 seja repleto de surpresas boas.

      Abraço!

      Excluir
  4. CP nossas carteiras são bastante correlacionas, pois nossos rendimentos foram muito parecidos ao longo do ano de 2023.

    Sobre o golpe eu fico impressionado como as pessoas não percebem que simplesmente não existe dinheiro fácil. A ganância limita muito a capacidade das pessoas de raciocinar.

    Abraço e um feliz 2024!
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Retirei um ativo dela agora, mas acho que não causaria muito impacto.

      Quanto ao golpe, acho que o cara construiu uma reputação inabalável (até descobrirem). Isso ofuscou o risco, e as pessoas não viram.

      Abraço!

      Excluir
  5. Parabéns pelo crescimento, CP! Legal ver os juros compostos começando a agir.

    Sempre que vejo alguém viajando com milhas percebo que estou vacilando rss. Tenho um gasto razoável no cartão por mês, pontuo 2 pontos por dólar mas ao fim acabo não fazendo nada com esses pontos. Você foca em algum programa de milhas específico?

    Abraço e feliz 2024!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado FT!
      Todos nós estamos de parabéns!

      Vc já está meio caminho andado, pois já usa um cartão que pontua e gasta nele. Só precisa fazer algumas estratégias.

      No meu caso, eu acumulo bastante no programa de pontos do banco, e no momento de oportunidade (promoções de transferências para programa de milhagem) eu transfiro.
      Normalmente quando faço isso já estou com uma quantidade suficiente de pontos que ao transferir já da para fazer uma viagem.

      Não tenho nenhum programa de milhas predileto, fico de olho nas promoções.

      Abraço!

      Excluir